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Os 10 Melhores Alimentos Para Fortalecer o Cérebro

Os Melhores Alimentos Para Fortalecer o Cérebro de forma simples e natural. Além disso, proteger a memória desde cedo é um fator principal para se manter bem também na terceira idade, fase em que o risco de desenvolver Alzheimer aumenta significativamente. Além da idade, existem outros agentes que tendem a esta envolvidos com o distúrbio, que age de forma silenciosa, dificultando, muitas vezes, o diagnóstico.

É o caso de pessoas que convivem com vícios com o cigarro e bebidas alcoólicas. Esses hábitos prejudicam diretamente algumas atividades cerebrais que, futuramente, tende a trazer consequências a saúde, entre elas, o aumento do risco de desenvolver demências.

Que uma alimentação balanceada sempre foi sinônimo de um corpo saudável e disposto, isso você já sabia. E com a mente, fique claro que não poderia ser diferente, já que os bons hábitos refletem diretamente na saúde do cérebro. Por isso, optar por alimentos que blindam a saúde do órgão é fundamental. Então, confira Os 10 Melhores Alimentos Para Fortalecer o Cérebro.

Peixe de Águas Frias: Peixes de águas frias é um dos Melhores Alimentos Para Fortalecer o Cérebro. Além disso, o Ômega 3 é um ácido graxo, conhecido como “gordura do bem”, porque participa de diferentes e importantes funções para saúde. Uma delas é fazer parte das células cerebrais, compondo a membrana externa dos neurônios e possibilitando que a transmissão de informações entre eles seja feita de forma mais rápida e eficiente.

O Ômega 3 também protege os neurônios dos radicais livres, possui ação anti-inflamatória e melhora a concentração e a memória. As maiores fontes do nutriente são os peixes de água fria e salgada, como o salmão, a sardinha, o atum e a anchova. Um estudo realizado revela que o consumo regular de peixes ricos em Ômega 3 diminui em 26% o risco de perda de memória e de acidente vascular cerebral (AVC) em idosos.

Chia e Linhaça: Chia e Linhaça são boas opções entre os Melhores Alimentos Para Fortalecer o Cérebro. Além disso, se o cérebro, que comanda os demais órgãos do corpo, se beneficia com a Linhaça e a Chia, o mesmo pode-se dizer do coração, que funciona ininterruptamente bombeando sangue para todo o organismo. As sementes e seu Ômega 3 ainda têm o poder de combater a pressão e a aterosclerose, além de controlar as taxas de colesterol.

Podemos dizer que o Ômega 3 torna o sangue mais fluido e ajuda no controle da pressão. Além disso, é uma gordura boa, que protege o coração, já que é um antioxidante que age contra a formação de placas de ateroma, atuando na redução do colesterol total e triglicérides.

Além disso, reforça o sistema imunológico, reduz inflamações e retarda a coagulação sanguínea, evitando a trombose. O Ômega 3 ainda possui propriedades anticancerígenas. Estudos demonstram que o consumo regular de grande quantidade de Ômega 3 está associado à menor incidência de câncer de mama, de próstata e de cólon.

Oleaginosas: As oleaginosas são os Melhores Alimentos Para Fortalecer o Cérebro. Além disso, o grupo em que se enquadram nozes, castanhas, avelãs e amêndoas, além de saudáveis, são pequenas e saborosas. Foram nomeadas assim porque contêm grandes quantidades de óleos e gorduras em sua composição. N0 entanto, vale lembrar que são gorduras de boa qualidade. As oleaginosas em geral possuem gorduras benéficas ao organismo, que ajudam na redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL), além de fornecer vitaminas e minerais antioxidantes que auxiliam o organismo a combater os sinais de envelhecimento.

As tais gorduras “do bem” se resumem, em essência, àquelas do tipo monoinsaturadas e poli-insaturadas, nas quais se enquadram o ácido graxo Ômega 3 o mesmo encontrado em abundância nos peixes, na Linhaça e no azeite e ômega-6. As gorduras saturadas, essas, sim as verdadeiras vilãs da história, estão presentes em menor proporção em todas elas.

Brócolis: Outro dos Melhores Alimentos Para Fortalecer o Cérebro é o brócolis. Vegetais verde-escuros, como os brócolis, são ricos em antioxidantes que protegem o cérebro. O mais abundante é o folato nutriente importante para a atividade neural e função cognitiva. O folato é uma vitamina do Complexo B indispensável para a formação do sistema nervoso do feto.

Por isso, deve ser ingerido em quantidades adequadas durante a gravidez e mesmo antes dela, quando a mulher ainda está planejando a gestação. Outros antioxidantes presentes no vegetal são a Vitamina E, e o sulforafano, que protegem os neurônios de danos. Antioxidantes são substâncias que neutralizam os radicais livres, elementos produzidos naturalmente pelo organismo, mas que, em excesso, danificam a estrutura das células (podendo causar tumores), aumentam o risco de doenças cardiovasculares e aceleram o envelhecimento.

Maçã: A Maçã é um dos principais Alimentos Para Fortalecer o Cérebro. Além disso, a fruta pode ser considerada um alimento que beneficia a memória por conter duas substâncias essenciais à saúde do cérebro, a fisetina e a quercetina. A Maçã é uma das principais fontes de fisetina, segundo estudos realizados no Instituto Salk, nos Estados Unidos.

Esse fotoquímico favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula mecanismos cerebrais associados à memória”, explica Fernanda Granja. Já a quercetina é um poderoso antioxidante que reduz a ação dos radicais livres e previne doenças neurodegenerativa, como o Alzheimer.

Ovo: Uma boa alternativa de Alimentos Para Fortalecer o Cérebro é o ovo. Além disso, se a gema contribui tanto para funções do cérebro, a clara colabora, dando força ao resto do corpo. Queridinha de quem pratica exercícios físicos, a clara do ovo é rica em proteína indispensável para a formação e manutenção dos músculos. E, juntas, clara e gema podem ajudar também no emagrecimento.

Frutas Vermelhas: As frutas vermelhas são boas alternativas de Alimentos Para Fortalecer o Cérebro. Além disso, o flavonoide presente na composição das frutas vermelhas e da Maçã, estimula a área do cérebro responsável pela memória de longo prazo, além de proteger o órgão de doenças degenerativas como o Alzheimer e a esclerose múltipla. De acordo com o estudo, a fisetina induz a maturação dos neurônios e auxilia na fixação de novas conexões entre eles.

Com isso, a atividade cerebral não é afetada pela morte natural de células nervosas e a memória é estimulada com maior eficiência. Participaram da pesquisa 200 pessoas com problemas de memória e sintomas de doenças como Alzheimer, por exemplo. Por um ano, os participantes ingeriram quantidades variadas de frutas vermelhas e foram monitorados para que o nível de perda neural fosse avaliado. Após o início do tratamento, 80% dos pacientes apresentaram redução de 30% da perda de células cerebrais.

Café: O café é um dos Melhores Alimentos Para Fortalecer o Cérebro. Além disso, o café é classificado como um alimento funcional, o café é muito bem-vindo no cardápio de uma dieta saudável. Consumido em doses moderadas, a bebida proporciona o aumento da energia e disposição, melhora da capacidade de trabalho físico e mental, do estado de alerta, da memória e do bem-estar, ajuda na concentração e também minimiza os efeitos da doença de Alzheimer e de Parkinson.

Fonte de cafeína, um estimulante que auxilia nos esforços mentais e musculares, a bebida ajuda, também, a diminuir a fadiga física e mental. No entanto, o café é eficiente logo após seu consumo, despertando a atenção em atividades imediatas e aumentando a concentração, mas não influencia na memória em longo prazo. A bebida ainda possui antioxidantes, vitamina B3 e sais minerais.

Azeite: Outro dos Melhores Alimentos Para Fortalecer o Cérebro é o azeite, além disso, ele marca presença diária na dieta Mediterrânea, composta também por frutas, legumes, peixes, grãos integrais e vinho. Segundo um estudo da Universidade de Atenas, na Grécia, a dieta do Mediterrâneo pode reduzir os riscos de perda de memória e outros problemas cognitivos, graças, principalmente, à boa quantidade de ômega 3 do cardápio.

Participaram da pesquisa 17.478 pessoas com idade média de 64 anos, cuja adesão à dieta foi medida em uma escala de O a 9. As funções cognitivas dos participantes foram avaliadas no início, durante e ao final do estudo, que durou cerca de quatro anos. Quem seguiu a dieta mediterrânea regularmente estava 19% menos propenso a desenvolver problemas de memória do que quem não seguiu o cardápio. No entanto, os benefícios não foram observados em diabéticos.

Quando for escolher um tipo de azeite para comprar, opte pelo extravirgem, que mantém as propriedades poderosas do alimento intactas. Isso significa que o sabor e a pureza dele contribuirão ainda mais para sua saúde e bem-estar!

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