Dieta e Nutrição

5 regras simples para uma boa saúde!

regras simples para uma boa saúde

As regras simples para uma boa saúde ao longo da vida são muito importantes, pois, você deve seguir um estilo de vida saudável em toda vida. Anúncios e especialistas ao seu redor parecem dar conselhos conflitantes. No entanto, levar uma vida saudável não precisa ser complicado. Para conseguir uma saúde ideal, perder peso e sentir-se melhor a cada dia, tudo o que precisa ser feito é seguir essas regras para pele.

regras simples para uma boa saúde
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Regras simples para uma boa saúde:

1. Não coloque coisas tóxicas em seu corpo:

Esta é uma das principais regras simples para uma boa saúde. Além disso, muitas coisas que as pessoas colocam em seus corpos são francamente tóxicas. Alguns, como cigarros, álcool e drogas abusivas, também são altamente viciantes, tornando difícil para as pessoas desistirem ou evitá-los. Caso tenha um problema com uma dessas substâncias, a dieta e o exercício são a menor das suas preocupações.

Enquanto o álcool é bom com moderação para aqueles que podem tolerar isso, o tabaco e drogas abusivas são ruins para todos. Mas um problema ainda comum hoje é comer comidas não saudáveis que promovem a doença.

Caso deseje conseguir precisa minimizar o consumo desses alimentos. Provavelmente, a única mudança mais eficaz que pode ser feita para melhorar sua dieta é reduzir os alimentos processados e embalados.

Isso pode ser difícil porque muitos desses alimentos são projetados para serem extremamente saborosos e muito difíceis de resistir. Quando se trata de ingredientes específicos, os açúcares adicionados estão entre os piores. Estes incluem sacarose e xarope de Milho rico em frutose.

Ambos podem causar estragos no seu metabolismo quando consumidos em excesso, embora algumas pessoas possam tolerar quantidades moderadas. Além disso, é uma boa ideia evitar todas as gorduras trans, encontradas em alguns tipos de margarina e alimentos embalados.

2. Levantar as coisas e mover-se:

Esta é uma boa alternativa entre as regras simples para uma boa saúde. Usar seus músculos é extremamente importante. Embora o levantamento de pesos e exercícios possa certamente ajudá-lo a parecer melhor, melhorar a aparência é realmente somente a ponta do iceberg.Você também precisa se exercitar para garantir que seu corpo, cérebro e hormônios funcionem de maneira ideal. Levantar pesos diminui o açúcar no sangue e os níveis de insulina, melhora o colesterol e reduz os triglicerídeos. Também eleva os níveis de testosterona e hormônios de crescimento, ambos associados à melhoria do bem-estar.

Além disso, o exercício pode reduzir a Depressão e o risco de várias doenças crônicas, como Obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, mal de Alzheimer e muitas outras. Além disso, o exercício pode ajudá-lo na perda de gordura, especialmente em combinação com uma dieta saudável. Não somente queima calorias, mas também melhora os níveis hormonais e a função do corpo.

Felizmente, existem muitas maneiras de se exercitar. Você não precisa ir a uma academia ou ter um equipamento caro para exercícios. É possível se exercitar gratuitamente e no conforto da sua própria casa. Basta fazer uma pesquisa no Google ou no YouTube para “exercícios de peso corporal” ou “calistenia”, por exemplo.

Sair para caminhar ou dar um passeio é outra coisa importante que deve ser feita, especialmente se você puder tomar sol enquanto estiver praticando (para uma fonte natural de Vitamina D). Andar a pé é uma boa escolha e uma forma de exercício altamente subestimada.

A chave é escolher algo que goste e possa manter no longo prazo. Caso esteja completamente fora de forma ou tenha problemas médicos, é uma boa ideia conversar com seu médico ou com um profissional de saúde qualificado antes de iniciar um novo programa de treinamento.

3. Dormir como um bebê:

Dormir bem é uma das melhores regras simples para uma boa saúde. Além disso, o sono é muito importante para a saúde e estudos mostram que a privação de sono está correlacionada com muitas doenças, incluindo Obesidade e doenças cardíacas. É altamente recomendável ter tempo para um sono de boa qualidade.

Caso não consiga dormir adequadamente, há várias maneiras de tentar melhorá-lo:

  • Não beba café no final do dia.
  • Tente ir para a cama e acordar em horários semelhantes a cada dia.
  • Durma na escuridão total, sem iluminação artificial.
  • Diminua as luzes da sua casa algumas horas antes de dormir.

Também pode ser uma boa ideia consultar o seu médico. Os distúrbios do sono, como a apneia do sono, são muito comuns e, em muitos casos, facilmente tratáveis.

4. Evitar o excesso de estresse:

Evitar o excesso de Estresse é uma das regras simples para uma boa saúdeAlém disso, um estilo de vida saudável envolve uma dieta saudável, sono de boa qualidade e exercícios regulares. Mas a maneira como se sente e como se acha também é muito importante. Estar estressado o tempo todo é uma receita para o desastre.

O excesso de Estresse pode aumentar os níveis de cortisol e prejudicar gravemente o seu metabolismo. Pode aumentar o desejo por junk food, gordura na área do estômago e aumentar o risco de várias doenças. Estudos também mostram que o Estresse é um contribuinte significativo para a Depressão, que é um enorme problema de saúde hoje em dia.

Para reduzir o Estresse, tente simplificar sua vida – faça exercícios, faça caminhadas na natureza, pratique técnicas de respiração profunda e talvez até meditação. Caso não possa lidar com os encargos de sua vida diária sem ficar excessivamente estressado, consulte um psicólogo.

A superação do Estresse não só lhe deixará mais saudável, mas também melhorará sua vida de outras formas. Ter uma vida preocupada, ansiosa e nunca ser capaz de relaxar e se divertir é um grande desperdício.

5. Nutrir seu corpo com alimentos saudáveis:

Esta é uma das principais regras simples para uma boa saúde. Além disso, a maneira mais simples e eficaz de se alimentar de forma saudável é se concentrar em alimentos saudáveis. Escolha alimentos integrais e não processados que se assemelham a sua aparência na natureza.

É melhor comer uma combinação de animais e plantas – carne, peixe, ovos, vegetais, frutas, nozes, sementes, bem como gorduras saudáveis, óleos e produtos lácteos com alto teor de gordura. Caso seja saudável, magro e ativo, comer carboidratos integrais e não refinados é absolutamente bom. Estes incluem batatas, batata doce, legumes e grãos integrais, como Aveia.

No entanto, caso esteja com sobrepeso, obeso ou tenha apresentado sinais de problemas metabólicos, como diabetes ou síndrome metabólica, o corte nas principais fontes de carboidratos pode levar a melhorias drásticas.

  • As pessoas muitas vezes perdem muito peso simplesmente cortando os carboidratos porque, inconscientemente, começam a comer menos.
  • Faça o que fizer, realize um esforço para escolher alimentos integrais e não processados em vez de alimentos que parecem ter sido produzidos em uma fábrica.
  • É importante ter em mente que uma mentalidade de dieta é uma má ideia, porque quase nunca funciona a longo prazo.
  • Por esse motivo, é essencial buscar uma mudança no estilo de vida.
  • Ser saudável é uma maratona, não um sprint.
  • Leva tempo e você precisa ficar com ele por toda a vida.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

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