Início » Dicas de Saúde » Os 10 Sinais de Problemas nos Rins

Os 10 Sinais de Problemas nos Rins

Os Sinais de Problemas nos Rins, que são órgãos essenciais à vida, sendo responsáveis por diversas funções, entre elas, filtragem do sangue, controle dos níveis de eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio), da pressão arterial, da quantidade de água do corpo, estimulo à produção de glóbulos vermelhos, produção de vitamina D.

Sinais de Problemas nos RinsVocê tem sentido um cansaço invulgar? A sua comida não tem o mesmo gosto mais? problemas renais, vem com uma série de sintomas. Mas você será capaz de dizer que os seus rins podem precisar de algum tratamento? Se você é diabético, tem um histórico de doença cardíaca ou pressão arterial elevada, ou tem um histórico familiar com problemas renais. Então, confira os Sinais de Problemas nos Rins.

1. Urina Espumosa: É perfeitamente normal que surja um pouco de espuma no vaso sanitário quando urinamos devido ao turbilhonamento do jato de urina na água. Entretanto, se você notar uma mudança no padrão da espuma da urina, principalmente se houver aumento na quantidade e no tempo que ela leva para desaparecer, isso pode indicar doença dos rins.

2. Dor nas Costas: Um dos sinais de problemas nos rins que é muito comum, principalmente nos mais idosos, associarem uma dor na região lombar com uma possível doença renal. Na verdade, a maioria das doenças renais, incluindo a insuficiência renal crônica, não causa dor nas costas. Dor lombar é na imensa maioria dos casos causada por problemas osteoarticulares da coluna.

Existem, porém, algumas exceções. A presença de uma pedra em um dos rins ou nas vias urinárias pode causar uma intensa dor lombar, que costuma irradiar para virilha. A dor lombar do cálculo renal é excruciante e não tem relação com movimentos do tronco. Essa característica é importante para distingui-la das dores de coluna que não costumam ser tão intensas e pioram quando o paciente move o tronco.

3. Sangue na Urina: Ver sangue em sua urina deve definir alarmes sinos tocando. Quando se trata de problemas renais, sangue na urina é um sinal de que você pode ter uma infecção nos rins, especialmente se este sintoma é acompanhada de febre e dor em um lado de seu abdômen.

Pedras nos rins preso nos tubos que emergem de seus rins, por vezes, pode causar sangue na urina também. Há, no entanto, outras causas para sangue na urina, incluindo uma infecção urinária, o exercício vigoroso, um período menstrual se você é do sexo feminino , ou um vírus.

4. Hipertensão: A retenção de sódio e água não provoca só edemas, mas também leva à hipertensão arterial. Tanto a insuficiência renal crônica quanto as glomerulonefrites frequentemente cursam com elevação da pressão arterial.

É sempre bom lembrar que a hipertensão arterial é uma das doenças mais comuns na população e que mais de 95% dos pacientes com hipertensão não apresentam doença renal. Deve-se suspeitar de doença dos rins no paciente que desenvolve hipertensão subitamente, geralmente associada a um ou mais dos sinais e sintomas descritos neste texto. Pacientes cuja a hipertensão arterial sempre foi bem controlada com medicamento, mas que de repente apresentam piora da mesma, também devem ser investigados para doença renal.

5. Dor Na Perna: Algumas pessoas que têm problemas renais podem ter dores do lado da perna onde se encontra o rim afetado. A doença do rim policístico é uma das mais conhecidas, pois apresenta muitos quistos nos rins e no fígado e provoca muita dor e sofrimento.

6.Perda do Apetite: Do mesmo modo que o aumento da acidez e a retenção de toxinas no sangue causam cansaço, eles também são responsáveis pela perda de apetite. Em fases avançadas, a insuficiência renal faz com o paciente apresente um gosto metálico na boca e um hálito ruim. É comum o paciente não tolerar mais carnes e começar a emagrecer por desnutrição.

7. Inchaço das Mãos e Pés: A retenção de água pode causar seus pés, tornozelos e até mesmo mãos a inchar. Este inchaço, também chamado de edema, é um resultado dos níveis mais elevados de sódio em circulação no seu corpo, porque os seus rins não estão filtrando como deveriam. Um rim ferido é incapaz de limpar o lixo e provoca um excesso de sódio e líquidos em seu sistema. Você pode aliviar os sintomas, mantendo o controle sobre a sua pressão arterial, a redução de sal e potássio, e tomando um diurético para aliviar o inchaço.

8. Urinar muitas Vezes: Um dos sinais de problemas nos rins, que pode ser facilmente confundido por um sinal de algo mais, digamos, uma infecção urinária, é a vontade de urinar frequentemente. Isto porque o seu corpo está produzindo grandes quantidades de fluido (mas sem as quantidades habituais de resíduos em si), porque os seus rins não estão funcionando normalmente.

sinais-de-problemas-nos-rins9. Dificuldade Para se Concentrar: A anemia causada pela insuficiência dos rins quer dizer que a mente não está recebendo a quantidade de oxigênio necessária. A consequência disso pode trazer inconvenientes para nos lembrarmos de algo, enjoos, pouca concentração em qualquer tarefa, dispersão, pouca atenção ao falar. Assim, não se lembrar do que fez na semana anterior, o nome de um familiar, se sentir enjoado o tempo todo, etc. pode ser frequente.

10. Aparecimento De Erupções Cutâneas: Quando os rins começam a trabalhar de forma defeituosa, a acumulação de resíduos no sangue (uremia) pode causar um prurido intenso e erupções cutâneas. Estas podem surgir em qualquer parte do corpo e são frequentemente confundidas com algum tipo de alergia.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.