Os 10 Alimentos Ricos em Niacina Para Saúde

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dicas de Saúde

Os Alimentos Ricos em Niacina são diversos pois, A niacina, possui uma grande quantidades de nutrientes essenciais para saúde geral do nosso corpo. alem disso, A niacina é um tipo de vitamina B solúvel em água. Ela ajuda o nosso corpo a absorver gordura, proteína e carboidratos a partir de alimentos e convertê-los em energia dispensável.

A vitamina não é só essencial para o metabolismo dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas no organismo, mas também é crucial para o cabelo saudável, pele e olhos. Ela também garante o bom funcionamento do sistema nervoso. Então, confira os 10 Alimentos Ricos em Niacina para Saúde.

Alimentos Ricos em Niacina

Frutos do mar: O marisco é um dos Alimentos Ricos em Niacina. A disponibilidade dos frutos do mar em abundância faz com que seja uma das fontes dessa vitamina mais facilmente acessíveis. Atum, espadarte, cavala, esturjão, salmão-vermelho e albacora são algumas das variedades de frutos do mar que contêm quantidades valiosas de niacina. As anchovas em conserva estão no topo da lista com as unidades máximas de niacina por 100g.

Carne: Estamos todos cientes do fato de que as carnes são excelentes fontes de proteína. Além disso, certas carnes como de frango, patos, perus, etc, são também Alimentos Ricos em Niacina.

ovos: O ovo é um dos Alimentos Ricos em Niacina. O fato de que ele é apreciado por pessoas de todas as faixas etárias torna-o um alimento básico, que é encontrado na maioria dos lares.

Produtos lácteos: Além de ser uma potência no cálcio, os produtos lácteos, como leite, manteiga, queijo cottage, iogurte, etc. também são boas fontes de niacina.

Legumes: As leguminosas como ervilha, amendoim, sementes de girassol, feijão e lentilhas têm uma razoável quantidade de niacina. A manteiga de amendoim, que é uma das comidas favoritas das criança, é também uma boa fonte de niacina.

Vegetais: Os legumes são excelentes fontes de Alimentos Ricos em Niacina, como batata doce, abóbora, quiabo, milho, ervilhas, e de inverno como abóboras, espargos, couves de Bruxelas, feijão verde, cebola, etc. contêm a niacina que absorvem do solo. A quantidade de niacina nestes vegetais depende do teor de niacina do solo onde é cultivado.

Frutas: As frutas são uma fonte de Alimentos Ricos em Niacina. Além de conter niacina, eles contêm outros minerais e antioxidantes que fazem o seu consumo vital para o bom funcionamento do corpo humano. As frutas que contêm a niacina são maracujá, morangos,  figos, abacaxis, maçãs, cocos, toranjas, kiwis, ruibarbo, mangas, tâmaras, damascos, abacates, tomates amarelos, etc.

Especiarias: As especiarias como canela, pimenta preta e branca, pimentão, coentro, pimenta em pó, mostarda em pó, orégano, sementes de funcho, etc, são boas fontes de niacina. Algumas destas especiarias são ingredientes comuns nas cozinhas. Por isso, a sua utilização na alimentação diária pode garantir uma libertação contínua de niacina no corpo.

Grãos: Os grãos integrais têm naturalmente uma alta concentração de niacina. Portanto, pão e cereais enriquecidos com grãos integrais são excelentes fontes de vitamina. Grãos como cevada descascada, farinha de trigo, arroz de grão longo e aveia são boas fontes de niacina.

Niacina

Bebidas: As bebidas como chá, café, misturas de bebidas maltadas, cerveja, vinho e algumas bebidas energéticas têm pequenas quantidades de niacina. Seu consumo deve ser criterioso pois algumas destas bebidas também contêm cafeína.

Tomates secos ao sol: Os tomates secos ao sol são alimentos ricos em ferro e potássio. Eles são uma boa fonte de niacina também. Os tomates são ótimos em molhos, como uma cobertura de pizzas e saladas.

Abaixo colocamos a ingestão recomendada da vitamina niacina diariamente por faixa etária:

  • Homens (19 ou mais velhos): 16mg 35mg
  • Mulheres (19 ou mais velhas): 14mg 35mg
  • Mulheres grávidas (19-50): 35mg 18mg
  • Mulheres lactantes (19-50): 35 mg 17 mg

Uma palavra de Cautela: A niacina pode ser tóxica se tomada em excesso. Alguns dos efeitos secundários devido à ingestão excessiva de niacina são danos no fígado, irritação da pele, náuseas, cólicas abdominais, indigestão, etc.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Francisco Silva

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2016. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

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