Benefícios dos nutrientes

Ácido Butírico: O que é, Fontes, Benefícios e Efeitos Colaterais!

Ácido Butírico: O que é, Fontes, Benefícios e Efeitos Colaterais!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dicas de Saúde

Ácido Butírico: O que é, Fontes, Benefícios e Efeitos Colaterais!
5 (100%) 7 votos

Ácido Butírico: O que é, Fontes, Benefícios e Efeitos Colaterais. Além disso, o ácido butírico (ácido butanóico) pertence a um grupo de ácidos graxos de cadeia curta e acredita-se que desempenhe vários papéis benéficos no trato gastrointestinal. É facilmente absorvido pelas células entéricas e usado como principal fonte de energia.

acido butirico

Além disso, o ácido butírico é um importante regulador da proliferação e apoptose de colonócitos. Motilidade do trato gastrointestinal e composição da microbiota bacteriana, além de seu envolvimento em muitos outros processos, incluindo imunorregulação e atividade anti-inflamatória.

A patogênese da síndrome do intestino irritável (SII), a condição gastrintestinal funcional mais comumente diagnosticada, é complexa e seus mecanismos precisos ainda não estão claros. Este artigo descreve os benefícios potenciais do ácido butírico.

O que é Ácido Butírico?

O ácido butírico é um líquido incolor que é solúvel em água. Cientificamente falando, sua estrutura é de quatro ácidos graxos de carbono com a fórmula molecular C 4 H 8 O 2 ou CH 3 CH 2 CH 2 COOH. O ácido butírico tem outros nomes químicos, incluindo o ácido butanóico, o ácido n-butírico, o ácido n-butanóico e o ácido propilformico. Juntamente com os ácidos acético e propiônico, é responsável por aproximadamente 83% dos ácidos graxos de cadeia curta no cólon humano.

Por si só, tem um cheiro desagradável e um sabor amargo e picante. Ocorre como ésteres em gorduras animais e óleos vegetais. O que é um éster? Um éster é um composto orgânico que reage com a água para produzir álcoois e ácidos orgânicos ou inorgânicos. Ésteres derivados de ácidos carboxílicos como o ácido butírico são o tipo mais comum de ésteres.

É gerado no intestino grosso juntamente com outros ácidos graxos de cadeia curta a partir da fermentação de carboidratos da dieta, especificamente prebióticos como amidos resistentes, fruto oligossacarídeos e outras fibras alimentares.

fontes de acido butirico

Os nomes “ácido butírico” e “butirato” são comumente usados ​​de forma intercambiável, mesmo em artigos e estudos científicos. Tecnicamente, eles têm estruturas ligeiramente diferentes, mas ainda são muito semelhantes. Butirato ou butanoato é o nome tradicional da base conjugada do ácido butírico. Simplificando, o butirato é quase idêntico ao ácido butírico, mas tem menos um próton. A julgar pelos estudos científicos, eles parecem ser praticamente idênticos em seus benefícios para a saúde.

Para que Serve o Ácido Butírico:

Você pode não ter percebido isso, mas é provável que você tenha consumido algo chamado ácido butírico antes, e acredite ou não, seu corpo também o produz. É verdade o ácido butírico, também conhecido como ácido butanóico ou BTA, é um ácido graxo saturado de cadeia curta encontrado na manteiga, ghee , leite cru, gorduras animais e óleos vegetais.

Também é formado e, portanto, encontrado em nossos cólons através da fermentação bacteriana de carboidratos, como fibra alimentar. O ácido butírico suporta a saúde e a cura das células do intestino delgado e grosso. É também a fonte preferida de combustível para as células que revestem o interior do intestino grosso ou do cólon.

O conteúdo BTA no ghee é um dos principais componentes que fornece todos esses maravilhosos benefícios ghee . O consumo de ácido butírico em alimentos como o ghee ou na forma de suplementos tem demonstrado ajudar na digestão, acalmar a inflamação e melhorar a saúde gastrointestinal geral.

Pessoas que sofrem de síndrome do bowl irritável e doença de Crohn foram mostrados para se beneficiar do ácido butírico, e estudos mostram promessa quando se trata de diabetes e resistência à insulina também. A BTA também é conhecida como um potencial ácido graxo anticancerígeno, especialmente quando se trata de câncer de cólon.

fontes de acido butirico-1

Fontes de Ácido Butírico:

Foi demonstrado que um aumento na ingestão de alimentos altamente processados, com baixo teor de fibras e com alto teor de açúcar diminui os níveis de produção de butirato no intestino grosso. Suplementar com ácido butírico pode ser uma boa ideia se você não conseguir obter o suficiente da sua dieta.

Um suplemento de ácido butírico está normalmente disponível em lojas de saúde ou online. É mais comumente encontrado em cápsulas ou comprimidos. As recomendações de dosagem variam de acordo com o produto. Alguns recomendam um a seis cápsulas/comprimidos após as refeições, enquanto outros sugerem tomar uma cápsula três vezes ao dia com as refeições, algumas horas antes ou depois de tomar outros medicamentos. É melhor ler cuidadosamente os rótulos dos produtos e consultar o seu médico se você se sentir inseguro.

Se você preferir obter seu ácido butírico a partir de alimentos, as seguintes opções são boas: manteiga, ghee, leite cru e queijo parmesão. Ao procurar uma manteiga de alta qualidade, crua e cultivada é o melhor. Isso pode ser difícil de encontrar, no entanto. Portanto, manteiga orgânica de vacas alimentadas com capim é sua próxima melhor opção. Alguns kombucha propriamente feitos (uma bebida de chá fermentado) também podem conter o ácido.

Para aumentar naturalmente a produção de ácido butírico em seu corpo. Você pode aumentar a ingestão de prebióticos saudáveis, como alcachofra de Jerusalém crua. Folhas verdes cruas, jicama cru e bananas maduras. Pesquisas científicas descobriram que os níveis de butirato fecal podem variar muito entre os indivíduos. Mas, o consumo de uma dieta rica em amido resistente (como uma banana madura) normalmente aumenta os níveis de ácido e pode ajudar a manter a saúde colorretal.

alimentos ricos em acido butirico

Benefícios do Ácido Butírico:

1. Perda de Peso:

Butyric ganhou popularidade por sua capacidade de possivelmente ajudar as pessoas a perder peso indesejado. Evidências científicas mostraram que pessoas obesas (assim como pessoas que têm diabetes tipo II) têm uma composição diferente de bactérias intestinais. Acredita-se que os ácidos graxos de cadeia curta desempenham um papel positivo junto com os prebióticos na prevenção da síndrome metabólica , que quase sempre inclui a obesidade abdominal.

Os ácidos graxos de cadeia curta, como o ácido butírico, ajudam a regular o equilíbrio entre a síntese dos ácidos graxos e a quebra das gorduras. Em um estudo com animais em 2007, após cinco semanas de tratamento com TBA, os ratos obesos perderam 10,2% do peso corporal original e a gordura corporal foi reduzida em 10%. O ácido butírico também mostrou melhorar a sensibilidade à insulina, o que ajuda a proteger contra o ganho de peso.

2. Tratamento do Câncer Colorretal Potencial:

Vários estudos demonstraram a capacidade potencial do ácido butírico de combater o câncer, especialmente o câncer no cólon. Na verdade, é mostrado uma capacidade de “modificar arquitetura nuclear” e induzir a morte de células cancerosas do cólon. Esta é provavelmente uma enorme razão pela qual o aumento da ingestão de fibras tem sido associado com menos câncer de cólon, já que a ingestão mais alta de fibras pode se igualar a mais ácido butírico presente no cólon.

beneficios do acido butirico

3. Alívio da Síndrome do Intestino Irritável:

Em geral, o ácido butírico pode ter um impacto muito positivo na saúde intestinal. O que afeta muito a saúde de todo o corpo. Ácidos graxos de cadeia curta como o ácido butírico podem ajudar a manter o intestino saudável e selado, o que previne a síndrome do intestino permeável e todos os tipos de problemas ligados a um intestino permeável como os sintomas da SII . Portanto, este é um tipo de distúrbio digestivo que é caracterizado por um grupo de sintomas comuns, incluindo alterações nos movimentos intestinais e dor abdominal.

4. Tratamento da Doença de Crohn:

A doença de Crohn é um tipo de doença inflamatória intestinal (DII) caracterizada por inflamação do revestimento do trato gastrointestinal, dor abdominal, diarréia grave, fadiga, perda de peso e desnutrição. Mais uma vez, esta é uma doença relacionada a um intestino permeável. Um estudo descobriu que o butirato oral é seguro e bem tolerado, e pode ser eficaz em induzir melhora clínica na doença de Crohn.

5. Combate a Resistência à Insulina:

Um estudo na regulação da sensibilidade à insulina consumindo uma dieta rica em gordura. O estudo concluiu que “a suplementação dietética de butirato pode prevenir e tratar a resistência à insulina induzida pela dieta em ratos.” Os pesquisadores também descobriram que os ratos tratados com butirato não tiveram nenhum aumento na gordura corporal e o suplemento de butirato realmente pareceu prevenir a obesidade.

6. Efeitos Anti-inflamatórios Gerais:

Estudos mostraram os amplos poderes anti-inflamatórios do ácido butírico. Acredita-se que a BTA não só pode ajudar nas condições inflamatórias. Mas, também pode ter uma capacidade útil para gerenciar as respostas imunológicas. Como eu disse antes, a inflamação é a raiz da maioria das doenças. Portanto, e é por isso que ter mais ácido butírico em seu corpo provavelmente beneficiaria muitas pessoas com vários problemas de saúde com raízes inflamatórias.

acido butirico-1

Dicas Para Adquirir Mais do Ácido Butírico:

Para aumentar a produção de ácido butírico em seu corpo naturalmente, concentre-se em obter mais alimentos que contêm ácido butírico como ghee e manteiga de alta qualidade regularmente. Também aumentar a ingestão diária de alimentos ricos em fibras, como legumes, frutas, legumes e grãos integrais.

Se você puder aumentar sua ingestão desses prebióticos. Poderá ajudar a aumentar os prebióticos e os ácidos graxos de cadeia curta em seu corpo. Esta é uma maneira saudável e fácil de aumentar seus níveis de ácido butírico, sem mencionar sua saúde geral.

Prebióticos e ácidos graxos de cadeia curta parece não apenas melhorar problemas gastrointestinais menores. Mas, também crônicos, mas muitos estudos mostram como o ácido pode ter algum poder de combate ao câncer. Especialmente câncer de cólon.

Que tal um suplemento? Um suplemento desse composto pode ser útil, especialmente se você sofre de uma doença inflamatória intestinal. Ou está tentando evitar o câncer de cólon.

Quando se trata de perda de peso, a maioria das evidências que ligam o ácido butírico. Á perda de peso é baseada em estudos com animais e em tubos de ensaio. Esse suplemento definitivamente não deve ser pensado como um suplemento de perda de peso mágica. Mas, pode ser útil junto com um estilo de vida saudável em geral.

Dosagem do Ácido Butírico:

Pode ser tentador começar a engolir a manteiga crua como se estivesse saindo de moda. Depois de ler os benefícios do ácido butírico. Mas eu aconselho ir devagar até que seu corpo se ajuste.

Afinal, o amido resistente ainda é uma fibra, e se o seu intestino não estiver acostumado a uma abundância de fibras. Você poderá sentir inchaço se comer demais de uma só vez. O mesmo vale para os laticínios crus: mesmo que não seja uma fibra. Se você não consumir laticínios crus com frequência e, de repente, subir sua ingestão. Sua barriga pode gemer com você para ir devagar.

Para começar, tente adicionar em uma pequena quantidade de alimento de amido resistente por dia. Como meia xícara de banana verde ou um pedaço de manteiga crua. Se você se sentir bem e notar uma melhor digestão, vá em frente e tente alimentos de amido mais resistentes por dia. Lembre-se, comece com o que funciona para você.

beneficios do acido butirico-1

Efeitos Colaterais do Ácido Butírico:

É difícil encontrar quaisquer efeitos colaterais negativos documentados de suplementos de ácido butírico. Se você tomar e sentir quaisquer efeitos colaterais negativos, pode ser necessário reduzir sua dosagem. Claro, se você tem quaisquer efeitos colaterais graves, então você deve interromper o uso e procurar atendimento médico imediato.

Se você está grávida ou amamentando, fale com seu médico antes de tomar um suplemento de ácido butírico. Portanto, converse também com seu médico se você tiver algum problema médico em curso ou se já tomar outros medicamentos antes de tomar um suplemento de BTA.

0/5 (0 Reviews)
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.