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L-Carnitina: Benefícios, Para que Serve e Como Usar!

L-Carnitina: Benefícios, Para que Serve e Como Usar!

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Graduado em Nutrição!

Especialista do Dicas de Saúde

L-Carnitina: Benefícios, Para que Serve e Como Usar!
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L-Carnitina: Benefícios, Para que Serve e Como Usar da forma correta. Além disso, a L-Carnitina (carnitina, levocarnitina ou vitamina B11) é uma vitamina sintetizada naturalmente no organismo a partir de um processo metabólico que envolve outras substâncias, entre elas os aminoácidos essenciais lisina e metionina, e as vitaminas C, B3, B6 e ferro. Produzida especificamente no fígado e rins, permanece estocada em diversos tecidos do corpo humano, principalmente nos músculos esqueléticos.

L-Carnitina

L-Carnitina

No entanto, como em média o corpo humano sintetiza e armazena uma quantidade insuficiente do nutriente, a suplementação com doses extras de L-Carnitina via alimentação e suplementação é muito importante para a obtenção dos benefícios que vem a oferecer.

Os alimentos considerados fonte da substância são, em maior parte, de origem animal, como carnes vermelha e branca – em especial carneiro, alguns tipos de peixes e produtos lácteos. Pode, ainda, ser encontrada em menor porcentagem em outras fontes alimentares, como o abacate, aspargos e nos grãos de soja.

Já em forma suplementar, o mercado oferece opções nas versões líquida, em tabletes ou cápsulas.

L-Carnitina – O que é?

A L-Carnitina é um composto semelhante ao aminoácido não essencial , o que significa que é produzida naturalmente no corpo. Sua principal função é ajudar o corpo a produzir energia e desempenha um papel importante no movimento muscular, bem como o funcionamento normal do cérebro e do coração.

A L-Carnitina é responsável por escoltar os ácidos graxos de cadeia longa para as mitocôndrias das células, onde a energia é produzida. A L-Carnitina também induz subprodutos tóxicos da produção de energia de suas células, impedindo-os de se acumularem.

Aproximadamente 98% dos estoques de L-Carnitina do corpo são encontrados nos músculos, juntamente com quantidades vestigiais no fígado e no sangue. Em alguns casos, a L-Carnitina é condicionalmente essencial, significando que o corpo não produz quantidades suficientes do composto.

Suplementos podem ser essenciais para esses indivíduos e são particularmente recomendados para pessoas que têm uma condição genética ou estão passando por procedimentos médicos que usam o suprimento de L-Carnitina do corpo.

L-Carnitina Para que Serve:

A L Carnitina beneficia especialmente quem está buscando mais saúde, de forma geral. A tendência da academia, da musculação e do fitness como um todo tem se popularizado, despertando ainda mais o interesse sobre a L-Carnitina. Vale lembrar que ele não é um produto descoberto há pouco tempo.

É por isso que sua credibilidade é grande, já que os estudos sobre essa suplementação e seus benefícios já contam com décadas de constantes avaliações. A partir dos anos 1980, a suplementação de L-Carnitina passou a ser recomendada para o tratamento de doenças associadas às concentrações diminuídas dessa amina quaternária.

Algumas delas são doenças cardiovasculares, como a Isquemia do miocárdio, angina, infarto agudo do miocárdio (IAM) e insuficiência cardíaca. Sua ausência ainda se associa à doença arterial periférica, às doenças renais, à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e à neuropatia diabética.

Benefícios da L-Carnitina:

Os principais benefícios da L-Carnitina incluem:

Ajuda a Queimar Gordura:

Diante da ausência ou baixas quantidade de L-Carnitina não há como o organismo metabolizar a maior parte da gordura disponível para a oxidação e geração de energia pelas mitocôndrias, fator que favorece o acúmulo de gordura corporal e consequentemente outras alterações metabólicas.

Aliada nos Exercícios:

A L-Carnitina tem sido considerada uma grande aliada dos praticantes de exercícios por melhorar a performance física durante e após a atividade física. Ela ajuda a diminuir a perda da reserva de carboidratos no músculo durante o exercício, já que promove a maior queima de gorduras.

A L-Carnitina também contribui para o retardo da fadiga e melhora o desempenho físico. Isto ocorre porque ela ativa enzimas que favorecem a menor produção de ácido lático. Adicionalmente, a L-Carnitina pode contribuir para a vasodilatação, permitindo maior suprimento de oxigênio e nutrientes às células musculares.

Ela está envolvida na redução do stress oxidativo, ou seja, na proteção do organismo frente à ação de radicais livres, impactando positivamente no processo de recuperação após o exercício físico.

Controla os Níveis de Colesterol:

A L-Carnitina tem demonstrado um papel no controle de dislipidemias, alterações do colesterol. Isto porque ela atua como um importante fator na oxidação de gorduras, aumenta a mobilização de triglicerídeos, contribuindo assim no controle do colesterol com redução das lipoproteínas de muito baixa densidade (partículas VLDL-c) no sangue, um fator de risco proeminente de doenças cardiovasculares.

A ação desta substância desperta interesse na pesquisa também em pacientes sob tratamento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) que frequentemente necessitam do controle de dislipidemias.

Melhora o Fluxo Sanguíneo:

Em virtude da ação vasodilatadora, a L-Carnitina tem apresentado resultados favoráveis no aumento do fluxo sanguíneo em condições como doenças isquêmicas e, em indivíduos com insuficiência renal submetidos à hemodiálise que, recorrentemente cursam com quedas acentuadas na concentração plasmática de L-Carnitina.

Melhora a Saúde do Cérebro:

Embora ainda sejam necessários mais estudos, no sistema nervoso central, a L-Carnitina e, em especial, a acetil-L-carnitina, uma forma que demonstra maior capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica, podem atuar retardando o envelhecimento das células neuronais em função de potencial efeito antioxidante.

Isto porque refletir na melhor capacidade em processos de aprendizagem e memorização e retardar processos neurodegenerativos.

L-Carnitina Emagrece?

Além de estimular a mobilização das reservas de gordura para serem utilizadas como fonte de energia, a L-Carnitina também pode auxiliar no controle do apetite e na diminuição da fadiga. Em conjunto, estas propriedades da carnitina podem ajudar você a consumir menos calorias ao longo dia, ao mesmo tempo em que tem mais energia para praticar atividades físicas.

Portanto, podemos dizer que a L-Carnitina emagrece porque queima gorduras, estimula o metabolismo e atua como fonte de energia para os exercícios.

L-Carnitina

L-Carnitina

Quando Utilizar Suplementos:

Os suplementos de L-Carnitina são principalmente indicados para quem segue dietas vegetarianas, no entanto podem ser usados por todas as pessoas para aumentar os níveis desta substância no organismo e, potencializar a queima de gordura. Algumas das principais marcas deste tipo de suplemento são:

  • Universal;
  • IntegralMedica;
  • Atlhetica Evolution;
  • MidWay;
  • NeoNutri.

Estes suplementos podem ser vendidos na forma de cápsulas ou de xaropes com diferentes tipos de sabor.

Como Tomar a L-Carnitina:

A dose recomendada de L-Carnitina é de 2 a 6 gramas por dia, durante 6 meses, devendo ser orientada por um médico ou nutricionista de acordo com peso e nível de atividade física. O ideal é tomar o suplemento de manhã ou antes dos treinos, pois é necessário fazer exercício físico para que o organismo utilize adequadamente a substância.

Quantidade Recomendada de L-Carnitina:

Atualmente não há recomendação estabelecida para a suplementação de L-Carnitina. Entretanto, em geral, orienta-se para adultos inicialmente a posologia de 1.000 mg de L- carnitina diariamente, sendo que a dose pode ser ajustada de acordo com a tolerância gradualmente a até 3.000 mg.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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