Dieta e Nutrição

Dieta de 3 Dias: Funciona? Benefícios e Como Fazer!

Dieta de 3 Dias: Funciona? Benefícios e Como Fazer!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Saúde

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Dieta de 3 Dias: Funciona? Benefícios e Como Fazer!
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Dieta de 3 Dias: Funciona? Benefícios e Como Fazer para conseguir alcançar seus objetivos no emagrecimento. Além disso, as origens da Dieta de 3 Dias não são claras. Algumas pessoas acreditam que elas remontam à década de 1980, quando esses tipos de dietas eram enviados por fax de pessoa para pessoa. Dieta de 3 Dias passa por muitos nomes diferentes, incluindo a dieta de fax, dieta do exército, dieta da Marinha, dieta de Cleveland Clinic e muitos outros. Muitas vezes, essas dietas são referidas apenas como Dieta de 3 Dias.

Embora muitas versões desta dieta afirmem ter sido criadas por uma instituição médica ou outra, nenhuma instituição médica jamais se apresentou para reivindicar a responsabilidade ou mesmo recomendar uma dessas dietas. Muitas instituições que têm essas dietas nomeadas depois delas, como a Fundação Britânica do Coração ou a Cleveland Clinic, fazem de tudo para informar os dieters que a dieta não se originou onde o título é reivindicado.

Dieta de 3 Dias

Dieta de 3 Dias

A forma mais comum da Dieta de 3 Dias na Internet envolve comer uma grande quantidade de atum e vários vegetais durante o dia, com sorvete todas as noites.

Benefícios da Dieta de 3 Dias:

Há muitos benefícios para a perda de peso, se alcançou um ritmo moderado através de uma alimentação saudável e exercício físico. Dietas de 3 dias, no entanto, não são consideradas moderadamente estimuladas e não incluem exercícios, ou uma dieta bem balanceada.

Embora as dietas afirmam que um dieter pode perder 10 quilos em três dias, a perda de peso provavelmente virá principalmente do peso da água perdida. Pode haver algum benefício psicológico para a rápida perda de peso, mas é provável que isso seja desfeito se o peso for recuperado rapidamente após o término da Dieta de 3 Dias.

Informações Sobre a Dieta de 3 Dias:

Existem muitas versões de dietas de três dias circulando, todas com a promessa de trazer significativa perda de peso em apenas três dias. Existem muitas variações em que dieters podem e não podem comer durante estes três dias. Uma dieta exige que os dieters bebam apenas água no primeiro dia. No segundo dia, as pessoas que fazem dieta podem comer frutas, beber apenas suco de frutas e, no terceiro dia, as pessoas que fazem dieta só podem comer verduras e beber apenas suco de vegetais.

A Dieta de 3 Dias mais comum, e aquela que parece ser a mais popular, é uma Dieta de 3 Dias com um plano de refeições que instrui os dietistas sobre o que comer no café da manhã, almoço e jantar. As especificidades do plano variam, assim como dieters podem beber enquanto estão no plano.

Dieta de 3 Dias

Dieta de 3 Dias

Algumas versões permitem qualquer coisa, outras especificam apenas água e refrigerante dietético, além do café e do chá chamados no plano de refeições. Muitos exigem que os dietistas tomem pelo menos quatro copos de água por dia.

Cardápio da Dieta de 3 Dias:

1 Dia da Dieta de 3 Dias:

  • Café da manhã: chá preto ou café, meia toranja, 1 pedaço de torrada com 1 colher de sopa de manteiga de amendoim. Algumas versões especificam 1/3 de uma toranja, algumas pedem que o adoçante artificial seja adicionado ao café, outras permitem que o sumo de toranja seja substituído pela toranja;
  • Almoço: 1/2 xícara de atum, 1 torrada seca, café preto ou chá. Algumas versões pedem atum na água, algumas pedem adoçantes artificiais com café ou chá;
  • Jantar: 3 porções de carne magra, 1 xícara de feijão verde, 1 xícara de cenoura, 1 maçã, 1 xícara de sorvete de baunilha. Algumas versões especificam um sorvete com pouca gordura, outras não. Algumas versões pedem 1 xícara de beterraba em vez de cenoura.

2 Dia da Dieta de 3 Dias:

  • Café da manhã: 1 ovo, 1 fatia de torrada seca, 1/2 banana, café preto ou chá. Algumas versões requerem adoçantes artificiais no café ou no chá. Não é geralmente especificado como o dieter deve preparar o ovo. Algumas versões pedem uma banana inteira;
  • Almoço: 1 xícara de queijo cottage e 6 bolachas. Algumas versões permitem que dieters escolham entre 1 xícara de queijo cottage e 1 xícara de atum. Alguns exigem seis crackers, alguns permitem oito. A maioria das versões chamam de crackers da marca Saltine;
  • Jantar: dois cachorros-quentes, 1 xícara de brócolis, 1/2 xícara de cenoura, 1/2 banana, 1/2 xícara de sorvete de baunilha. Algumas versões especificam franquias de carne. Alguns pedem 1 xícara de repolho em vez de 1 xícara de brócolis. Algumas versões exigem sorvete com baixo teor de gordura.
Dieta de 3 Dias

Dieta de 3 Dias

3 Dia da Dieta de 3 Dias:

  • Café da manhã: uma maçã, queijo cheddar de 1 porção, cinco biscoitos da marca saltine, chá preto ou café. Algumas versões permitem ou requerem adoçante artificial;
  • Almoço: um ovo cozido, uma torrada seca. Algumas versões permitem café preto ou chá (com ou sem adoçante artificial) com esta refeição, outras não;
  • Jantar: 1 xícara de atum, 1 xícara de cenoura, 1 xícara de couve-flor, 1 xícara de melão e 1/2 xícara de sorvete de baunilha. Algumas versões exigem 1/2 melão em vez de 1 xícara de melão. Algumas versões exigem sorvete com baixo teor de gordura.

Existem outras versões da dieta acima de três dias, com algumas especificando ainda mais alternativas para o diéter, incluindo uma laranja em vez de toranja, queijo cottage em vez de atum e várias substituições de vegetais. A maioria das versões diz a dieters para usar limão, sal, pimenta, mostarda, vinagre, ervas, molho de soja, ketchup, molho Worcestershire e outros temperos para dar sabor aos alimentos durante a dieta, mas nada que contenha gordura, como manteiga. A maioria das versões da Dieta de 3 Dias é muito específica em dizer que os dieters têm que seguir as regras exatamente para ver a perda de peso prometida.

Riscos Sobre as Dietas:

Existem alguns riscos associados a qualquer dieta, mas dietas que limitam severamente as calorias ou a variedade de alimentos que dietistas podem consumir tendem a ser mais arriscadas do que dietas bem balanceadas e moderadamente reduzidas em calorias. A Dieta de 3 Dias mais comum exige que as pessoas consumam apenas 1.000 calorias por dia, com algumas versões analisadas que consistem em 700 calorias por dia. Isso é muito pouco para a maioria das pessoas manter boa saúde. Uma dieta que contém menos de 800 calorias por dia é considerada uma dieta de baixa caloria. Dietas muito baixas em calorias acarretam altos riscos de efeitos colaterais, como cálculos biliares e problemas cardiovasculares.

Precauções Sobre a Dieta 3 Dias:

Quem pensa em iniciar uma nova dieta deve consultar um médico ou outro profissional da área médica. As necessidades diárias de calorias, gorduras e nutrientes podem diferir significativamente de pessoa para pessoa, dependendo da idade, peso, sexo e outros fatores. Conversar com um médico pode ajudar um dietista a determinar qual dieta é segura para as necessidades individuais da pessoa em dieta, e um médico pode ajudar um dietista a escolher uma dieta que combine bem com as metas de perda de peso a longo prazo.

Mulheres grávidas ou amamentando devem ser especialmente cautelosas quando pensam em começar uma nova dieta, porque quando um bebê está recebendo nutrientes de sua mãe, o que a mãe come pode ter um impacto significativo no crescimento e desenvolvimento do bebê.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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