Dieta e Nutrição

Castanha de caju – emagrece ou não, benefícios!

castanha de caju emagrece

Essas castanhas e muito consumido no brasil e há essa duvida se a castanha de caju emagrece ou engorda, elas são o melhor alimento para a saúde.

Ricas em proteínas, em gorduras saudáveis e com poucos carboidratos simples, elas estimulam o seu corpo a queimar o excesso de gordura e perder peso extra. Além disso, fazem uma adição incrivelmente versátil à sua dieta.

castanha de caju emagrece
castanha de caju emagrece

Propriedades da castanha de caju:

Rico em vitamina C, ele tem um alto poder antioxidante. Isso significa que combate os radicais livres, moléculas que, em excesso no corpo, podem oxidar células importantes para o organismo e provocar doenças degenerativas decorrentes do envelhecimento.

Sua composição possui ainda vitamina K, ótima para acelerar a coagulação sanguínea e, consequentemente, a cicatrização.

O alimento também abrange elementos do complexo B, que ajudam a saúde neurológica; fósforo, imprescindível para dentes e ossos; ferro, essencial contra a anemia; e sódio, que aliado ao potássio regula a quantidade de água no corpo.

Benefícios da castanha de caju:

1. Ajuda prevenir e combater o câncer: 

O caju tem muitos flavonoides, pigmentos que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, anti-tumorais, ateroscleróticas, entre outras: “Ela é rica em licopeno e betacaroteno, que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, assim como o cardanal e o ácido anacárdico”, destaca Liliam.

2. Dá mais disposição:

Para atletas de exercícios de resistência, o caju é um alimento indispensável. Ele é rico em aminoácidos de cadeia ramificada (conhecidos como BCAA), que aumentam a capacidade de utilização da gordura como fonte de energia e assim melhorando a capacidade física.

O BCAA aumenta o glicogênio hepático e muscular, o que culmina numa maior utilização da gordura como fonte energética durante o exercício.

3. Fortalece o sistema imunológico: 

Dentre os vários nutrientes do caju, a vitamina C é quem mais se destaca, sua composição é, em média, cinco vezes maior do que na laranja, o que dá reforço significante ao sistema imunológico. “O caju amarelo é o mais rico em vitamina C, tendo em torno de 220 mg por unidade”, revela a especialista.

4. Ajuda na pele mais bonita: 

A vitamina C atua na produção de colágeno, um tipo de tecido conjuntivo que melhora a firmeza e a consistência da pele, além de favorecer a cicatrização. Os efeitos antioxidantes da vitamina C também protegem a pele do envelhecimento causado pelos radicais livres.

5. Ajuda emagrecer: 

Com apenas 36 calorias em cada 100 gramas, a castanha de caju emagrece e pode ser incluída nas dietas para emagrecer.

Além disso, possui fibras, que melhoram o funcionamento do intestino, ajudam a limpar o organismo e promovem saciedade. Por ser doce, o caju também ajuda a controlar a vontade de comer guloseimas altamente calóricas que fazem engordar e prejudicam a dieta.

veja no vídeo abaixo outros da benefícios da castanha de caju:

Porque castanha de caju emagrece?

Elas realmente emagrecem e ajudam a manter a boa forma, elas fazem parte dos alimentos conhecidos como oleaginosas, que ajudam a emagrecer e elevar a qualidade de vida das pessoas.

Para consumir as castanha de caju é preciso primeiramente apresentar alimentações balanceadas em suas refeições, comer alimentos sempre saudáveis e que ajudam a estimular o emagrecimento correto.

As frutas, legumes e verduras são essenciais e, além disso, as pessoas podem aproveitar para acrescentar os grãos e as oleaginosas, que no caso estamos falando da castanha de caju. Elas podem ser consumidas pela manhã e nos lanches do dia a dia, e para ter resultados positivos, as alimentações devem ser a cada 3 horas, porém sem exageros. Escolher as castanha de caju ajuda a levar mais saciedade ao corpo e faz o mesmo ter resultados positivos.

Quantas castanhas comer por dia para emagrecer?

Os cajus são deliciosamente cremosos, o que os torna ótimos substitutos do molho, mas também os tornam muito viciantes. O especialista em controle de peso diz que deveríamos realmente comer apenas 4-5 cajus por dia.

Estudos indicam que a cada 100 gramas são consumidas aproximadamente 580 calorias. Esta é uma quantidade de calorias extremamente alta, especialmente se comparadas a alimentos como frutas e vegetais. Além disso, se deseja ter uma base de quantidade, a maioria das frutas possuem aproximadamente 50 calorias a cada 100 gramas.

É quase 10x mais a quantidade de calorias da castanha de caju. Portanto, consumir este alimento pode arruinar totalmente seu plano de perder barriga e chegar no verão em dia.

O que acontece se comer muita castanha de caju?

Recomenda-se não exceder esse valor por várias razões, mas uma das razões mais únicas é que algumas pessoas podem ser sensíveis aos aminoácidos tiramina e feniletilamina na noz e isso pode causar dores de cabeça.

Gostou do post? Avalie!
[Total: 0 votos: ]

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] 10 castanhas de caju […]

Deixe um comentário