Início » Resveratrol: O que é, para que serve, como usar, benefícios e alimentos ricos

Resveratrol: O que é, para que serve, como usar, benefícios e alimentos ricos

O resveratrol é um composto que age como um antioxidante, as principais fontes alimentares incluem o vinho tinto, uvas, bagas e amendoim.

resveratrol

O resveratrol é um composto vegetal que age como um antioxidante, as principais fontes alimentares incluem o vinho tinto, uvas, algumas bagas e amendoim.

Este composto tende a concentrar-se principalmente nas peles e sementes de uvas e bagas.

Estas partes da uva estão incluídas na fermentação do vinho tinto, daí sua concentração particularmente alta de resveratrol.

Resveratrol: O que é, para que serve, como usar, benefícios e alimentos ricos
Resveratrol: O que é, para que serve, como usar, benefícios e alimentos ricos

No entanto, grande parte da pesquisa sobre foi realizada em animais e tubos de ensaio usando grandes quantidades do composto.

Das pesquisas limitadas em humanos, a maioria se concentrou em formas suplementares do composto, em concentrações mais altas do que aquelas que você poderia obter através dos alimentos.

O que é resveratrol?

O resveratrol é uma molécula encontrada principalmente na uva preta. Acredita-se que ela pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares e retardar o envelhecimento.

Quando você ouve falar que “uma taça de vinho por dia faz bem à saúde”, normalmente é que se está falando.

É uma fitoalexina produzida naturalmente por algumas plantas quando estão sob ataque de agentes patógenos, como bactérias ou fungos.

A substância também pode ser produzido isoladamente por síntese química (trans-resveratrol), sendo vendido como um suplemento nutricional.

Para que serve resveratrol?

Uma das propriedades do resveratrol mais importantes para a saúde humana é o potencial antioxidante do composto.

Da mesma maneira que pele agentes agressores, também serve para combater radicais livres que danificam as células e promovem o envelhecimento precoce.

E como ainda apresenta atuação anti-inflamatória, pode ser utilizado para prevenir doenças do coração, baixar o colesterol LDL, reduzir inflamações crônicas e reduzir o risco de desenvolvimento de Alzheimer.

Todas essas propriedades do resveratrol atuam em conjunto para proteger o organismo e poderiam ajudar a prolongar a vida saudável.

Alimentos ricos em resveratrol

Alimentos ricos em resveratrol
Alimentos ricos em resveratrol

Alguns dos alimentos (além do vinho tinto, é claro) que você pode incluir na sua dieta para obter todos os benefícios do composto são:

  • Uvas escuras;
  • Pasta de amendoim;
  • Chocolate com alto teor de cacau;
  • Mirtilos.

Benefícios da resveratrol

Benefícios da resveratrol
Benefícios da resveratrol

A substância ainda está em pesquisa e são necessários mais testes para saber quais são, de fato, os seus reais benefícios.

Porém, é possível citar alguns que já estão comprovados pela ciência:

  • Reduz a produção de LDL (o colesterol ruim ou de baixa densidade) pelo fígado. Um LDL em alta quantidade na corrente sanguínea leva à formação de placas de ateroma causando a elevação da pressão arterial e podendo desencadear obstrução dos vasos sanguíneos;
  • Além disso, O resveratrol também consegue impedir que ocorra a oxidação do LDL, impedindo que essa substância seja absorvida pelo nosso organismo. Acredita-se que isso leve a uma redução das chances do indivíduo em desenvolver doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio ou até mesmo o AVC;
  • Atua na prevenção do câncer. Foi identificado que consegue inibir uma proteína que está diretamente ligada à proliferação de células tumorais: a NF Kappa B;
  • Além disso, Aumenta a produção de HDL (o bom colesterol ou de alta densidade) pelo fígado.

Além disso, consegue inibir a produção da proteína beta amiloide que está ligada ao desenvolvimento do Alzheimer.

Como tomar o resveratrol

O resveratrol pode ser encontrado na forma de suplementos alimentares em cápsulas, que devem ser tomados segundo as orientações fornecidas na embalagem do produto.

Geralmente, é recomendado tomar entre 250 mg a 500 mg por dia, de acordo com as orientações dadas pelo médico ou nutricionista.

Suplementos de resveratrol

Com cada vez mais pessoas querendo melhorar a saúde, muitas buscam encontrar produtos “milagrosos”.

Diante disso, a indústria de suplementos alimentares, não para de oferecer opções.

O resveratrol é um suplemento de saúde que ganhou enorme popularidade em todo o mundo durante os últimos anos.

Um dos principais problemas desses suplementos é que não é cientificamente comprovado que, isoladamente, traga todos os seus supostos benefícios.

Especula-se que  só seja eficiente quando aliado a outras substâncias, menos conhecidas, também presentes na uva.

Além disso, Essas substâncias formariam um conjunto, que funcionaria apenas na totalidade.

Se você optar por tomar, é preciso estar atento a qualidade dos suplementos.

Os suplementos variam em grau de pureza, quem podem conter desde 50% até 99%.

Quanto melhor a procedência de um suplemento, mais benéficos são seus efeitos para a saúde.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.