
A vitamina K, fitonadiona, ou, na verdade, é um grupo de vitaminas que caem em dois tipos: phylloquinones, que são feitas a partir de plantas, e menaquinonas, que são feitas a partir de bactérias. Especialmente As principais fontes são espinafre, couve de Bruxelas, feijões verdes, espargos, acelga, brócolis, couve e mostarda. Aqui estão seis razões para incluir a vitamina K em sua dieta:
Benefícios:
1. Coagulação do sangue:
A vitamina K é uma parte essencial de ácido glutâmico, um aminoácido que faz com que o evento químico chamado carboxilação. Este evento química permite que o sangue de uma ferida aberta pare, e coagule, com isso evitando um excesso de sangue que flui para fora. Sangramento nasal, sangramento menstrual intenso, fácil nódoas negras, hemorragias e anemia são apenas alguns dos indícios de que a pessoa está deficiente de vitamina K.

2. Melhora a saúde óssea:
A vitamina K garante a saúde dos ossos por dois meios. Em primeiro lugar, a vitamina K bloqueia a formação de muitos osteoclastos, ou células ósseas, que levam os minerais dos ossos e torná-los disponíveis para outras funções corporais (um processo chamado de desmineralização). A formação de osteoclastos, se não for devidamente marcada, pode deixar os ossos excessivamente esgotados de seus minerais.
Em segundo lugar, uma proteína encontrada nos ossos que está diretamente relacionado à nossa densidade mineral óssea, chamada de osteocalcina, devem ser quimicamente alterado através de carboxilação (o processo mencionado acima em relação à coagulação do sangue) para manter a saúde ótima. Como mostrado, a vitamina K é um ingrediente chave na carboxilação, e com a ingestão adequada pode permitir que a osteocalcina da proteína para fortalecer a saúde e composição dos nossos ossos.
3. Ajuda a prevenir a calcificação:
O acúmulo de cálcio dentro dos tecidos, ou calcificação, pode se tornar um problema sério que pode levar a doenças cardiovasculares. Ajuda a prevenir a calcificação, contribuindo para o processo (mencionada novamente) chamado carboxilação.
Este processo produz a proteína Gla de matriz (MGP), que impede a formação de cálcio diretamente no tecido. Sem um fornecimento adequado de vitamina K, e, assim, MGP, o corpo está em maior risco de aterosclerose, doença cardiovascular, e acidente vascular cerebral.
4. Possui propriedades antioxidantes:
Embora a vitamina K não foi demonstrado ser um antioxidante, no mesmo sentido, como vitamina C e E, a formas básicas da vitamina K, incluindo phylloquinones e menaquinonas, têm sido mostrados para proteger células de stress oxidativo.
5. É um excelente anti-inflamatório:
Níveis de vitamina K saudáveis têm demonstrado reduzir significativamente a libertação da glicoproteína de interleucina-6, um marcador de inflamação no interior do corpo .
6. Ajuda na função cerebral:
A bainha de mielina, ou o invólucro exterior em torno de um nervo, precisa esfingolípidos (uma gordura essencial) para formar adequadamente. É conhecida como sendo essencial para a síntese dos esfingolípidos, e, por conseguinte, adequada função cerebral e nervoso.