Distúrbios Gastrointestinais

19 alimentos que causam inchaço e desconforto intestinal!

alimentos que causam inchaço e desconforto intestinal

Os alimentos que causam inchaço e desconforto intestinal são muito comuns, pois, a sua dieta é frequentemente responsável pelo inchaço da barriga. Isso vale tanto para os alimentos que causam inchaço quanto para os hábitos alimentares e as condições médicas subjacentes.

Quando sua barriga está inchada, você (felizmente) não ganha peso. Em vez disso, você provavelmente ganhou água ou está sofrendo de problemas digestivos que causam uma barriga distendida.

alimentos que causam inchaço e desconforto intestinal
alimentos que causam inchaço e desconforto intestinal

Ao contrário do ganho de gordura, os estômagos inchados são muitas vezes temporários. (É claro, desde que você pare de comer os alimentos que causam inchaço.) Existem várias razões pelas quais você está com inchaço:

  • Sua dieta é rica em sódio, o que pode causar retenção de água;
  • Tem sensibilidade a certos alimentos que causam inchaço;
  • Pode estar tendo uma intolerância alimentar;
  • Você aumentou a fibra em sua dieta.

A seguir, explicamos mais sobre as causas alimentares do inchaço, mas vamos começar com os alimentos que causam inchaço e desconforto intestinal.

Alimentos que causam inchaço e desconforto intestinal:

1. Pizza:

pizza causa inchaço
pizza causa inchaço

A pizza não é apenas deliciosa, mas também cheia de gordura e sal – dois nutrientes que causam inchaço na barriga. Como tudo isso leva a um intestino gigante?

Consumir muito sal pode levar à retenção de água e ganho temporário de peso. Além disso, alimentos gordurosos podem atrasar o esvaziamento do estômago, fazendo você se sentir desconfortavelmente cheio e inchado.

Há mais o queijo pode piorar o problema para aqueles sensíveis a laticínios. Caramba! Não há como negar que esta trifecta é uma receita para um desastre na barriga lisa. Por isso, é um dos alimentos que causam inchaço e desconforto intestinal.

2. Sopa enlatada:

sopa enlatada causa inchaço
sopa enlatada causa inchaço

Acha que suas sopas favoritas são escolhas saudáveis? Dê uma olhada nos rótulos nutricionais. Mesmo com poucas calorias e gorduras, muitas latas estão transbordando de sódio.

De fato, uma porção típica de sopa contém entre 750 e 1.100 miligramas de sódio o que é uma má notícia para o seu intestino. Quando você inunda seu sistema com sódio, os rins não conseguem acompanhar, então o sal fica na corrente sanguínea, onde atrai água, causando retenção de água e inchaço.

Para evitar o problema, procure sopas com menos de 600 miligramas por porção, ou melhor ainda, prepare uma sopa de queima de gordura e relaxe com o saleiro. Por isso, é um dos alimentos que causam inchaço e desconforto intestinal.

3. Maçãs e peras:

maças e peras causa inchaço
maças e peras causa inchaço

A boa notícia ambas as frutas são embaladas com fibras solúveis saciantes , tornando-as comidas perfeitas para perder peso. A desvantagem: por serem muito fibrosas, podem causar estragos nas barrigas sensíveis.

Se você achar que o preenchimento de frutas como essas faz com que seu estômago fique com balão, reduza pela metade o tamanho da porção. Adicione lentamente mais ao seu prato até poder tolerar uma porção completa.

4. Chiclete:

chiclete causa inchaço
chiclete causa inchaço

Se você mascar chiclete ao longo do dia, seu mau hábito pode estar doendo mais do que apenas seus dentes. A goma de mascar pode destruir seu sistema digestivo por várias razões. Por isso, é um dos alimentos que causam inchaço e desconforto intestinal.

Primeiro, quando você masca chiclete, engole ar. Isso pode fazer você se sentir inchado. A goma sem açúcar é uma opção ainda pior, pois, de acordo com a Live Science, geralmente contém sorbitol e xilitol, que são fermentados por bactérias no intestino, causando mais inchaço.

5. Álcool:

alcool causa inchaço
álcool causa inchaço

Grandes quantidades de álcool podem retardar o esvaziamento do estômago, o que pode fazer você se sentir pesado e inchado. O álcool também pode fazer com que você retenha água, para que você se sinta mais inchado e inchado.

Isso é ainda mais exacerbado pelo efeito diurético do álcool, pois um corpo desidratado retém mais água do que o hidratado. Para manter o inchaço à distância, interromper-se após duas bebidas e alternar cada gole embriagado com um copo de água para se manter hidratado.

6. Milho:

milho causa inchaço
milho causa inchaço

Embora nenhum churrasco no quintal ou panela de pimentão esteja completo sem a adição de milho, o vegetal amarelo pode ser a fonte da sua barriga. Nem todos os tipos de carboidratos são fáceis de digerir.

E o milho contém um tipo de carboidrato que é difícil para o organismo decompor. Isso pode levar à fermentação das bactérias GI e à retenção de ar e gás, o que causa inchaço. Por isso, é um dos alimentos que causam inchaço e desconforto intestinal.

7. Vegetais crucíferos:

 

Vegetais crucíferos como couve, brócolis, e couve-flor são ótimas fontes de vitamina C e fibra, mas também podem deixá-lo inchado e gasoso, graças ao seu conteúdo de rafinose e frutano.

E as más notícias continuam chegando: não apenas comer vegetais crucíferos causa flatulência, mas também deixam os arrotos inferiores cheirosos também. “Os seres humanos não possuem a enzima para quebrar a rafinose, um açúcar complexo comumente encontrado em vegetais crucíferos.

Então, quando esses vegetais chegam ao intestino inferior, são fermentados por bactérias e produzem metano, dióxido de carbono e hidrogênio, o que leva ao gás. Aqueles com uma dieta baixa em FODMAP devem evitá-los, pois terão problemas para digeri-los completamente.

8. Água com gás:

agua com gas causa inchaço
água com gás causa inchaço

Embora você goste das bolhas gasosas e gasosas da água com gás, não vai adorar como elas ficam presas no estômago e causam inchaço como um balão. Fique longe das coisas, se você quiser manter sua figura esbelta o tempo todo. Por isso, é um dos alimentos que causam inchaço e desconforto intestinal.

9. Refrigerante diet:

refrigerante diet causa inchaço
refrigerante diet causa inchaço

Além da carbonatação indutora de inchaço, as bebidas dietéticas também contêm adoçantes artificiais que podem causar ainda mais estragos nos estômagos sensíveis. Por isso, é um dos alimentos que causam inchaço e desconforto intestinal.

10. Espinafre:

espinafre causa inchaço
espinafre causa inchaço

O alto teor de fibras solúveis no espinafre faz com que seja um complemento de recheio para sanduíches e saladas, mas o nutriente também pode causar inchaço naqueles com barriga sensível.

E isso só é agravado pelos oligossacarídeos naturais do verde frondoso. Se você é um grande fã de comer o verde cru, o espinafre sugere misturá-lo com smoothies , pois é mais fácil digerir quando estiver parcialmente quebrado.

Alternativamente, você pode comê-lo refogado em um pouco de azeite. Cozinhar espinafre pode ajudar a quebrar algumas partes ásperas ou indigestas.

11. Cebolas:

cebola causa inchaço
cebola causa inchaço

Você já sabia que as cebolas podem fazer seu fôlego, mas você sabia que elas também são alimentos que causam inchaço?

A cebola é a principal fonte de frutanos, uma classe de oligossacarídeos ou açúcares complexos que o intestino delgado não pode quebrar. Por esse motivo, os frutanos podem contribuir para inchaço, gases e dores.

12. Barras de proteína:

barras de proteina causa inchaço
barras de proteína causa inchaço

Você provavelmente não pensa em “feijões” quando desembrulha uma barra de proteína, mas muitas incluem o isolado de proteína derivado da soja -algo que muitas pessoas acham tão indutor de gás quanto a fruta musical.

Como outros feijões, a soja contém oligossacarídeos, moléculas de açúcar que o corpo não consegue decompor completamente.

Sem ter para onde ir, esses oligossacarídeos ficam no estômago onde fermentam, causando gases e inchaço. À procura de uma lanchonete cheia de proteínas que não vai balançar sua barriga.

13. Frutas secas:

frutas secas causa inchaço
frutas secas causa inchaço

Os frutos secos podem ser uma grande fonte de nutrientes e fibras, mas também podem ser frutos musicais para quem sofre de má absorção de frutose, que ocorre quando o corpo tem dificuldade em absorver o açúcar natural.

Para manter o estômago liso, reduza a proporção de frutas secas e nozes em misturas de trilhas e opte por frutas frescas e secas na aveia. Por isso, é um dos alimentos que causam inchaço e desconforto intestinal.

14. Cogumelos:

cogumelos causa inchaço
cogumelos causa inchaço

Mais conhecido por sua versatilidade culinária, os cogumelos são usados ​​em quase todos os gêneros de cozinha o que é uma má notícia se você tende a inchar. Os cogumelos contêm polióis, álcoois de açúcar muito grandes e difíceis de digerir pelo intestino delgado.

O resultado de comer demais também não é bonito: eles não apenas fazem suas calças parecerem dois tamanhos pequenas demais, mas também podem ter um forte efeito laxante. Por isso, é um dos alimentos que causam inchaço e desconforto intestinal.

15. Adoçantes:

adoçantes causa inchaço
adoçantes causa inchaço

Alimentos embalados, sem açúcar e “diet”, como balas, refrigerantes e certas lanchonetes, podem economizar calorias, mas são preenchidos com produtos químicos que podem fazer com que seu estômago se expanda como um baiacu.

16. Feijões e lentilhas:

feijoes e lentilhas causa inchaço
feijões e lentilhas causa inchaço

Tanto a lentilha quanto o feijão contêm oligossacarídeos, uma classe de açúcares não digeríveis que podem causar inchaço e gás. Quer comê-los de qualquer maneira?

Reduza seus efeitos de inchaço usando os superalimentos cheios de proteínas como salgadinhos, enchimentos de omeletes e adições de sopa, em vez da principal atração do seu prato.

17. Lacticínios:

laticinios causa inchaço
laticínios causa inchaço

Embora os laticínios não causem inchaço para todos, o grupo de alimentos contém alguns dos alimentos mais comuns que causam inchaço. Aqueles com sensibilidade à lactose costumam ver sua cintura crescer se consumirem leite, queijo ou iogurte natural.

Quando a lactose, o açúcar natural encontrado nos laticínios, é mal absorvido no intestino delgado, ele viaja para o intestino grosso, onde é fermentado por bactérias intestinais. O resultado é muitas vezes gases e inchaço. Se isso soa como você, cortar os laticínios pode ser o segredo para se livrar da barriga inchada.

18. Alternativas ao leite:

alternativas ao leite causa inchaço
alternativas ao leite causa inchaço

Leite de soja ou amêndoa pode parecer alternativas seguras para pessoas com sensibilidade à lactose, mas você pode estar prejudicando suas metas de barriga para baixo se estiver comprando uma marca com o agente espessante carragena.

Derivado de algas marinhas, a carragenina tem sido associada a úlceras, inflamação e outros problemas gastrointestinais. Por isso, é um dos alimentos que causam inchaço e desconforto intestinal.

19. Trigo:

trigo causa inchaço
trigo causa inchaço

Como resultado da mania sem glúten, o trigo tem recebido muita atenção ultimamente. Embora não seja prejudicial para pessoas que não são alérgicas ao trigo ou sensíveis ao glúten, pode ser difícil para alguns.

Opte por quinoa, trigo sarraceno, aveia pura, farinha de amêndoa ou farinha de coco. Observe também que ingerir carboidratos em geral pode causar retenção de água, o que leva a uma barriga inchada.

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2 comentários

  • […] existem alimentos que queremos manter fora de nossas dietas típicas do dia-a-dia. Alimentos como refrigerantes, bolos e biscoitos que contêm xarope de milho com alto teor de frutose e outros adoçantes têm […]

  • […] pequenas porções de alimentos sem graça. A dieta BAMT significa Bananas, Arroz, Maçã e Torrada. Mantenha-o claro, mantenha-o […]

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