Os 10 Principais Alimentos que Mais Causam Insônia!

Os 10 Principais Alimentos que Mais Causam Insônia e você nem sabia. Alem disso, se você está tendo insônia ou dificuldade em adormecer, definitivamente não está sozinho.

Principais Alimentos que Mais Causam Insônia
Principais Alimentos que Mais Causam Insônia

Aproximadamente, metade dos adultos no Brasil experimenta um ou mais sintomas de insônia a qualquer momento.

Embora não seja uma condição médica séria, pode afetar bastante a vida diária de uma pessoa e contribuir para problemas de saúde, como pressão alta, diabetes e outras doenças.

Existem muitos fatores associados à insônia, como estresse, depressão, problemas médicos, uso de certos medicamentos ou medicamentos e fatores ambientais.

Os alimentos que ingerimos também podem interferir no sono à noite; portanto, é importante saber quais alimentos evitar quando estamos sofrendo de insônia. Veja Os 10 Principais Alimentos que Mais Causam Insônia.

Alimentos Gordurosos:

Como os alimentos ricos em proteínas, os alimentos gordurosos levam mais tempo para serem digeridos e são extremamente inflamatórios para o sistema digestivo, que interfere no sono.

Além disso, eles podem causar inchaço e indigestão que interferem no seu ciclo normal de sono. Então, aproveite essa pizza, batata frita ou frango frito, no almoço ou no jantar, não como seu lanche antes de dormir.

Alimentos Ricos em Fibras:

Alimentos ricos em fibras, como brócolis, couve-flor e espinafre, contêm triptofano, que é usado para sintetizar niacina, serotonina e melatonina, os quais promovem o sono.

No entanto, comer esses alimentos ricos em fibras muito perto da hora de dormir pode afetar seu sono, pois seu corpo estará digerindo os alimentos e pode causar gases durante a noite.

Alimentos Açucarados:

Alimentos açucarados, como bolos, biscoitos ou outras sobremesas, podem aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Isso pode fazer com que seus níveis de energia aumentem, o que, por sua vez, mantém você energético. Além disso, alimentos ricos em açúcar contribuem para padrões irregulares de sono se consumidos tarde da noite.

Bebidas Cafeinadas:

Bebidas com cafeína, como café, chá e bebidas energéticas, atuam como estimulantes ao ativar o sistema nervoso central. Isso pode fazer você se sentir mais alerta e com menos sono.

Os efeitos da cafeína no corpo podem começar dentro de uma hora após a ingestão e durar até seis horas. Portanto, evite-o pelo menos tanto tempo antes de dormir.

Álcool:

O álcool pode ser eficaz para ajudá-lo a adormecer mais rapidamente. No entanto, estudos mostraram que, embora o álcool possa ajudar as pessoas a adormecer mais rapidamente, ele interrompe o sono de movimento rápido dos olhos, que é a parte mais restauradora do sono.

Quando o álcool interrompe essa fase do ciclo do sono, afeta todas essas funções, resultando em um cansaço pela manhã.

Alimentos Apimentados:

Alimentos picantes podem não apenas deixar a boca quente, mas também podem atrapalhar o sono.

Estudos descobriram que comer alimentos apimentados aumenta a temperatura corporal central, aumenta o fluxo sanguíneo e faz o coração disparar. Embora sejam boas coisas durante o dia, não são tão desejáveis ​​à noite.

Além disso, alimentos condimentados ou apimentados podem causar dores de estômago e uma noite agitada. Portanto, fique longe deles até o fim do dia, se quiser uma boa noite de sono.

Chocolate Amargo:

O chocolate escuro é outro alimento que pode desencadear insônia devido ao seu teor de cafeína. Embora seu conteúdo de cafeína seja menor que o do café, ainda é suficiente para ser significativo para muitas pessoas.

As barras de chocolate têm quantidades variadas de cafeína, mas um pedaço médio de um chocolate escuro contém 10 a 20 miligramas de cafeína.

 

Ginseng:

Foi relatado que o Panax ginseng causa insônia quando tomado em altas doses. Algumas evidências também sugerem que, se a erva é tomada junto com a cafeína, pode piorar a condição. Portanto, não tome esta erva se estiver sofrendo de insônia.

Alimentos Ricos em Proteínas:

Alimentos ricos em proteínas digerem lentamente e isso pode interferir no sono REM se consumido próximo à hora de dormir.

Além disso, a pesquisa mostra que comer alimentos ricos em proteínas antes de dormir pode levar a distúrbios do sono.

Especialistas acreditam que é porque uma refeição rica em proteínas contribui para menos triptofano, o aminoácido responsável pela produção de um hormônio calmante chamado serotonina. Acredita-se que baixos níveis de serotonina estejam ligados à insônia.

Beber Muito Líquido:

Evite beber muito líquido na hora de dormir, pois isso aumenta as visitas ao banheiro durante o sono; em vez disso, concentre-se em beber muita água durante o dia e reduza em até duas horas antes de dormir.

Muitas pessoas têm dificuldade em voltar a dormir depois de acordar, o que pode afetar a qualidade do sono.

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