Dieta e Nutrição

Dieta do Tipo Sanguíneo: Funciona? Cardápio? Benefícios e Receitas!

Dieta do Tipo Sanguíneo é uma forma muito eficiente para perder peso de forma saudável, pois de acordo com o criador da Dieta do Tipo Sanguíneo, ela é muito eficaz e sem risco algum para a saúde além de ser muito rica em alimentos, o que quer dizer que não vai ser uma alimentação restrita, o que faz da Dieta do Tipo Sanguíneo uma dieta muito fácil de ser seguida.

Além disso, você já deve ter ouvido falar sobre a Dieta do Tipo Sanguíneo que diz que determinados alimentos fazem bem a determinados grupos de sangue – uma dieta tão amada quanto criticada. Vamos ver, mais de perto, como é que a Dieta do Tipo Sanguíneo funciona e, o que comer, ou não comer, em função do seu tipo de sangue.

Dieta do Tipo Sanguíneo

A Dieta do Tipo Sanguíneo foi concebida por Peter D’Adamo, naturopata norte-americano que já publicou diversos livros sobre o assunto onde explica os princípios sobre os quais fundamentou sua teoria, e dá detalhes sobre os alimentos favoráveis, e os desfavoráveis, para cada tipo sanguíneo. Junto com a dieta em si, também estão conselhos e dicas sobre estilo de vida, atividades físicas e medicamentos naturais mais adequados. Você pode aprofundar o assunto, aqui, no site do autor.

O que é a Dieta do Tipo Sanguíneo?

A Dieta do Tipo Sanguíneo é uma dieta na qual os indivíduos fazem uma alimentação específica de acordo com o seu tipo sanguíneo e foi desenvolvida pelo médico naturopata Peter d’Adamo e publicada em seu livro “Eatright for yourtype” que significa “Alimente-se corretamente de acordo com seu tipo de sangue“, publicado em 1996 nos Estados Unidos da América.

Como a Dieta do Tipo Sanguíneo Funciona?

Pesquisas sobre os tipos de sangue ABO, têm avançado rapidamente nos últimos anos e décadas. Existe agora uma forte evidência de que as pessoas com certos tipos sanguíneos, podem ter um risco maior ou menor de desenvolver algumas doenças. Por exemplo, o tipo Os tem um menor risco de doença cardíaca, mas um maior risco de úlceras estomacais.

Em um grande estudo observacional feito com 1.455 adultos jovens, comer uma dieta tipo A (muitas frutas e legumes) foi associado com melhores marcadores de saúde. Mas esse efeito foi visto em todos que seguiram a dieta tipo A, não apenas indivíduos com sangue tipo A.

Em um grande estudo de revisão de 2013, em que os pesquisadores examinaram os dados de mais de mil estudos, não encontraram um único estudo bem planejado que analisasse os efeitos sobre a saúde da Dieta do Tipo Sanguíneo. Eles concluíram que não há evidência atualmente para validar os supostos benefícios para a saúde de Dieta do Tipo Sanguíneo. Dos 4 estudos identificados com a Dieta do Tipo Sanguíneo, todos eles foram todos mal concebidos.

Um dos estudos que encontrou uma relação entre tipos de sangue e alergias alimentares realmente contradiz as recomendações da Dieta do Tipo Sanguíneo. É possível experimentar resultados positivos seguindo a Dieta do Tipo Sanguíneo. No entanto, isso não significa que isso está de alguma forma relacionado com o seu tipo de sangue. Dietas diferentes funcionam para pessoas diferentes.

Algumas pessoas se sentem bem comendo muitas plantas e pouca carne (como a dieta tipo A), enquanto outros prosperam comendo abundância de alimentos ricos em proteínas de origem animal (como a dieta tipo O). Aqui eu faço duas ressalvas, cuidado para não restringir demais o seu consumo de nutrientes e sempre procure orientação médica antes de realizar mudanças importantes na sua alimentação.

Se você obteve grandes resultados sobre a Dieta do Tipo Sanguíneo, então talvez você simplesmente encontrou uma dieta que acontece de ser apropriado para o seu metabolismo. Pode não ter tido nada a ver com o seu tipo de sangue. Além disso, esta dieta remove a maioria dos alimentos processados insalubres sua alimentação. Talvez esse seja o maior benefício dessa Dieta do Tipo Sanguíneo.

De um ponto de vista científico, no entanto, a quantidade de evidências que suportam a Dieta do Tipo Sanguíneo é particularmente insustentável. A Dieta do Tipo Sanguíneo foi muito popular anos atrás e ainda tem seus seguidores. E se você quer saber mais sobre a atual dieta queridinha do momento, a dieta dukan, preencha o formulário abaixo e saiba mais.

Como eu sempre digo, prefira a reeducação alimentar. E não dietas momentâneas. Se você quer se alimentar com qualidade e com isso cuidar da saúde e em consequência manter o peso ideal, comece hoje mesmo! Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar.

Dieta do Tipo Sanguíneo

Alimentos Permitidos Para a Dieta do Tipo Sanguíneo

Cada grupo sanguíneo tem as suas características e por isso deve de fazer uma alimentação específica, assim para quem tem:

Tipo A – O Fazendeiro

Neste grupo estão, predominantemente, pessoas que se sentirão melhor “seguindo uma dieta vegetariana, herança transmitida de seus antepassados que se tornaram agricultores sedentários e pouco agressivos…”. Os do tipo A têm metabolismo oposto ao do tipo O, mais lento, com um aparelho digestivo frágil e um sistema imunológico mais sensível e menos adaptável.

As pessoas deste tipo sanguíneo se beneficiarão da prática de atividades relaxantes como a ioga. Quanto à dieta alimentar, devem evitar carne, trigo e produtos lácteos e favorecer uma dieta de legumes, verduras, frutas, frescas e secas, sementes oleaginosas e cereais.

O grupo A é vegetariano por excelência. Neste caso, você que tem tipo sanguíneo A se beneficiará de um consumo mínimo, ou mesmo nenhum consumo, de carne de qualquer tipo (exceto frango e peru), do consumo moderado de peixe que contenham elevado teor de ômega 3 (peixes de águas frias como salmão) e ovos, em geral.

Esse grupo também se beneficiará do consumo de soja e derivados assim como da maioria das leguminosas conhecidas mas, devem evitar leite e produtos lácteos e cereais ricos em glúten. São recomendados a maioria dos vegetais e, no caso das frutas, são desaconselhadas as frutas cítricas, banana e melão.

Alimentos Positivos:

  • Carnes: evitar carnes vermelhas
  • Peixes: bacalhau, salmão vermelho, salmão, sardinha, truta
  • Laticínios: queijo de soja, tofu
  • Frutas: abacaxi, ameixa, cereja, figo, limão, amora, damasco
  • Verduras: abóbora moranga, alface romana, acelga, brócolis, cenoura, acelga, alcachofra, cebola
  • Cereais: farinhas de centeio, arroz, soja e aveia, pão de farinha de soja
  • Outros: alho, molho de soja, missô, melaço de cana, gengibre, chá verde, café normal, vinho tinto

Alimentos Neutros:

  • Carnes: frango e peru
  • Peixes: atum, pescada
  • Laticínios: iogurte, mussarela, ricota, iogurte c/ frutas, coalhada, queijo minas
  • Frutas: melão, passas, pera, maçã, morango, uva, pêssego, goiaba, kiwi
  • Verduras: agrião, chicória, milho, beterraba
  • Cereais: fubá de milho, flocos de milho, cevada
  • Outros: açúcar branco, chocolate, alecrim, mostarda (seca), noz-moscada, manjericão, açúcar mascavo, manjericão, orégano, canela, hortelã, salsa, salvia

Alimentos Negativos:

  • Carnes: bovina, carneiro, cordeiro, pato, porco e derivados, vitela
  • Peixes: mexilhões, lagostim, salmão defumado, caviar, ostra, lagosta, camarão, caranguejo.
  • Laticínios: creme de leite, sorvete, leite magro e integral, manteiga, requeijão
  • Frutas: caqui, carambola, côco
  • Verduras: repolho, tomate, inhame, batata, berinjela, batata doce
  • Cereais: Creme e germe de trigo, farinha de trigo integral, pão preto, pão integral, farinha branca, granola
  • Outros: alcaparras, gelatina pura, pimenta em grão, vinagre, cerveja, licor, chá preto, refrigerante

Dieta do Tipo Sanguíneo

Tipo B – O Pastor

“A dieta alimentar do grupo B é muito equilibrada e inclui uma grande variedade de alimentos.” Este é o grupo de pessoas verdadeiramente omnívoros e a fonte alimentar para estas pessoas, segundo indica D’Adamo, deve incluir carnes magras (exceto frango), peixe, vegetais de folhas verdes, frutas. Quanto à atividade física, o grupo B tem a recomendação de praticar moderadamente qualquer tipo de esporte (natação, ciclismo e artes marciais são opções adequadas).

O grupo B pode seguir uma dieta variada: pode comer carne (excepto frango e porco) e peixes (mas não salmão fumado, anchovas e amêijoas). Este grupo também pode comer certos tipos de legumes (embora não sejam recomendados alguns como lentilha e grão de bico) e devem evitar trigo e outros grãos com glúten.

A peculiaridade deste grupo reside no fato de que qualquer um que pertence a ele pode tomar leite e derivados (com exceção de queijo gordo e temperado). Os alimentos neutros, para as pessoas do grupo B, são alguns vegetais com exceção de abóbora, alcachofras, azeitonas verdes e pretas, tomates, rabanetes e alcachofra de Jerusalém e as frutas, romã e tomate, que devem ser evitados.

Alimentos Positivos:

  • Carnes: carneiro, cordeiro, coelho, veado
  • Peixes: bacalhau, salmão, linguado, badejo, caviar, sardinha
  • Laticínios: iogurte, mussarela, coalhada, leite, queijo, ovos, ricota
  • Frutas: abacaxi, bananas, mamão, uvas, ameixa fresca
  • Verduras: batata doce, cenoura, berinjela, inhame, beterraba, brócolis, couve, repolho
  • Cereais: arroz integral, aveia integral
  • Outros: gengibre, salsa, açafrão, hortelã, pimenta, ginseng, gengibre, sálvia

Alimentos Neutros:

  • Carnes: carne bovina, peru, vitela
  • Peixes: arenque, truta, atum, lula
  • Laticínios: leite soja, queijo parmesão, queijo soja, manteiga, requeijão, leite integral
  • Frutas: morango, laranja, kiwi, passas, pera
  • Verduras: abóbora, agrião, alface, acelga, aipo, cogumelos, espinafre
  • Cereais: granola
  • Outros: café, vinho branco, cerveja, chá preto, chá de amora, hortelã, camomila

Alimentos Negativos:

  • Carnes: frango, pato, porco, presunto
  • Peixes: lagosta, camarão, anchova, caranguejo, polvo, ostra, polvo, mexilhão
  • Laticínios: queijo fundido e roquefort, sorvete com leite
  • Frutas: caqui, carambola, coco
  • Verduras: alcachofra, azeitonas, tomate, broto de feijão, milho verde
  • Cereais: farinha de trigo, milho, centeio
  • Outros: canela, maisena, pimenta branca e do reino, gelatina pura, refrigerantes, bebidas destiladas

Dieta do Tipo Sanguíneo

Tipo O – Caçador / Coletor

Este é o grupo sanguíneo mais antigo da humanidade. Apareceu no continente africano há 40 mil anos atrás, quando os seres humanos eram caçadores-coletores que se alimentavam basicamente de carne e algumas sementes e raízes. O tipo O tem um sistema imunológico forte, ativo e boa digestão. Seu ponto fraco é a tireoide (que pode ser fraca).

Para este tipo sanguíneo D’Adamo escreve “pessoas com sangue tipo O se sentirão bem ao seguirem uma dieta rica em proteína animal e um programa de exercícios vigorosos (…) não toleram bem os produtos lácteos e cereais”. Devem dar preferência às carnes magras e peixes assim como frutas e legumes. Este grupo deve evitar a vida sedentária e praticar atividade física regular e intensa.

Para as pessoas deste grupo é recomendada uma dieta bastante rica em proteínas de origem animal, carnes de todo tipo, peixe (mas não todos os tipos) e ovos para associar com abundância de frutas e legumes (sem couve-flor, couve Bruxelas, repolho roxo, cogumelos, milho, batata, berinjela e azeitonas pretas). Quanto aos cereais, evitar aqueles que contêm glúten, assim como também deve evitar todos os produtos lácteos. Dentre as leguminosas, este grupo só se beneficia, realmente, do feijão vermelho e do azuki.

Alimentos Positivos:

  • Carnes: bovina, carneiro, vitela, cordeiro
  • Peixes: bacalhau, badejo, sardinha, linguado, salmão
  • Laticínios: Queijo de leite de cabra, queijo de soja
  • Frutas: ameixa, nozes, figo, semente de abóbora
  • Verduras: abóbora, brócolis, espinafre, alface romana, acelga, salsa
  • Cereais: Evitar
  • Outros: azeite de oliva

Alimentos Neutros:

  • Carnes: frango e peru
  • Peixes: atum, camarão, lagosta
  • Laticínios: mussarela, manteiga, queijo minas
  • Frutas: noz pecãn, castanhas, avelã, pinha
  • Verduras: abobrinha, agrião, inhame
  • Cereais: farelo de arroz, farinha de trigo integral
  • Outros: óleo de canola

Alimentos Negativos:

  • Carnes: carne de porco e derivados, como presunto e bacon
  • Peixes: caviar, salmão defumado, polvo
  • Laticínios: creme de leite, iogurte, leite (integral ou magro), a maioria dos queijos, sorvete
  • Frutas: laranja, morango, côco, amora, amendoim, castanha do pará, pistache, castanha de caju, abacate
  • Verduras: berinjela, champignon, milho, repolho
  • Cereais: aveia, trigo, cuscuz e pão branco
  • Outros: óleo de milho, óleo de amendoim

Dieta do Tipo Sanguíneo

Tipo AB – O Moderno

Este tipo sanguíneo é o mais novo pois apareceu, cerca de mil anos atrás e representa entre 2 e 5% da população. Tem semelhança tanto com o grupo A quanto com o B pois é uma combinação desses e, é chamado por D’Adamo, também de “O enigmático”, justamente pela dificuldade que há em definir suas características específicas.

Este é um grupo de pessoas que deve restringir o consumo de carne vermelha, frios e massas, dar preferência a peixes, produtos lácteos, vegetais, gordura vegetal, frutas e bebidas como chá e café. Algumas das atividades físicas mais recomendadas são: ioga, tai chi, ciclismo, tênis ou natação.

No entanto, outras teorias também relacionam o tipo sanguíneo com características que afetam a saúde, como é o Ketsueki-gata, teoria japonesa que fala do tipo de influência que seu tipo sanguíneo pode ter nas suas características físicas, mentais e até emocionais. O grupo AB mistura um pouco as características dos dois grupos anteriores. Quanto ao consumo de carne são recomendados apenas alguns tipos: coelho, cordeiro e peru. No caso do peixe, as pessoas deste grupo sanguíneo em vez há mais chance (para evitar salmão defumado, mariscos, anchovas e mariscos).

Você pode comer queijos macios como feta, ricota e mussarela, não temperados ou leite integral. Dentre as leguminosas as mais recomendados são os feijões (fresco e seco), vermelho e verde, lentilhas, evitar o feijão azuki, feijão preto e grão-de-bico. Entre os cereais, no entanto, prefira milho e arroz. Quase todos os vegetais são permitidos exceto aqueles negativos tanto para os grupos A ou B.

Alimentos Positivos:

  • Carnes: carneiro, coelho, cordeiro e peru
  • Peixes: atum, bacalhau, cavala, sardinha, garoupa, truta
  • Laticínios: coalhada, iogurte, mussarela, ricota, queijo cottage
  • Frutas: abacaxi, ameixa, cereja, figo, limão, kiwi, uva, framboesa
  • Verduras: aipo, alho, beterraba, berinjela, brócolis, couve-flor, pepino
  • Cereais: arroz, farinha de centeio, de trigo, aveia
  • Outros: curry, alho, missô, gengibre, camomila

Alimentos Neutros:

  • Carnes: faisão, fígado
  • Peixes: arenque, linguado, carpa
  • Laticínios:  leite e queijo de soja, leite desnatado, requeijão
  • Frutas: ameixa seca, pêra, passas, mamão, maçã, pêssego
  • Verduras: broto de bambu, cebolinha, escarola, agrião, vagem
  • Cereais: cevada, germe de trigo, granola
  • Outros: açafrão, mel, açúcar, melaço, chocolate, vinho

Dieta do Tipo Sanguíneo

Alimentos Negativos:

  • Carnes: bovina, frango, porco, presunto e vitela
  • Peixes: anchova, camarão, caranguejo, lagosta, linguado, ostra, mexilhão, siri
  • Laticínios: leite integral, creme de leite, queijo parmesão, brie, provolone, roquefort, manteiga
  • Frutas: banana, caqui, goiaba, laranja, manga
  • Verduras: alcachofra, milho verde, nabo, pimentão, rabanete
  • Cereais: farinha de cevada, de milho, trigo sarraceno, cereais matinais, amido de milho
  • Outros: alcaparras, tapioca, vinagre, mel de milho, anis, maisena, malte de cevada, pimenta do reino e vermelha

Cardápio Completo da Dieta do Tipo Sanguíneo:

Grupo A

Café da Manhã

  • Panquecas de trigo sarraceno
  • Quinoa com mel
  • Capuchino com leite de soja ou ovos fritos e legumes

Almoço

  • Macarrão de trigo sarraceno
  • Legumes ou peixe com legumes

Jantar

  • Tofu ou peixe com legumes

Grupo B

Café da Manhã

  • Biscoitos com amêndoas
  • Chá verde
  • Frutas ou ovos

Dieta do Tipo Sanguíneo

Almoço

  • Carne ou peixe
  • Salada ou legumes
  • arroz e vegetais

Jantar

  • Queijo cottage
  • Legumes ou sopa de legumes
  • Carne ou peixe, se você ainda não tiver comido na anterior refeição

Grupo O

Café da Manhã:

  • Chá verde
  • Frutas frescas
  • Amêndoas
  • Nozes e castanhas
  • Ovos com legumes se você preferir uma refeição mais consistente e saborosa

Almoço:

  • Peixe ou carne
  • Legumes
  • Pão de quinoa

Jantar:

  • Sopa de feijão azuki ou carne (se você não tiver comido no almoço) com salada

Dieta do Tipo Sanguíneo

Grupo AB

Café da Manhã

  • Frutas
  • Chá verde com pão de soja ou muesli, se preferir omelete com ricota

Almoço

  • Peixe ou carne
  • Legumes ou tofu

Jantar

  • Lentilha salada
  • Queijo
  • Vegetais

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