Legumes e Vegetais

12 benefícios da beterraba para saúde!

Por Alan Costa, em 29/04/2014 (atualizado em 13/09/2020)

A beterraba é um vegetal vermelho escuro com um gosto adquirido, que vem recebendo uma grande quantidade de notícias pelo seus grandiosos benefícios. Ela tem sido associada com uma melhor resistência, melhor sangue e uma pressão arterial menor. Além disso as beterrabas são excelente fontes de Vitamina B9 (ácido fólico), vitamina C, fibra dietética, magnésio, manganês, ferro, potássio.

Benefícios da beterraba:

  • É benéfica para o sistema imunológico.
  • Protege contra doenças cardíacas
  • Retarda o envelhecimento
  • É indicada para alivia doença cardiovascular
  • É indicada no alívio da hipertensão (alta pressão sanguínea)
  • É indicada para melhora a proteção de Alzheimer
  • É indicada para evitar Osteoporose
  • Reduz o Risco de diabetes tipo II
  • Reduz a freqüência de enxaqueca
  • Ajuda no alívio da síndrome pré-menstrual (TPM)
  • É uma excelente fonte de antioxidante
  • É indicada na prevenção de crises de epilepsia
  • Ajuda na prevenção de alopecia (ponto calvície)

Elas são ricas em nitratos que ajudam a reduzir a pressão arterial e ataque cardíaco. Assim como outros legumes, beterraba são eficazes na redução do risco de câncer, particularmente câncer de cólon.

Como escolher:

Procure beterraba com pele lisa com cores brilhantes. Evite qualquer beterrabas com pontos fracos ou descolorado. Se os verdes que ainda estão presos tente escolher aqueles com cores vibrantes e pouco murcha. As partes verdes também são comestíveis e muito nutritiva.

Como conservar:

Remova todos as verduras do tronco para que evite que elas fiquem puxando a umidade da beterraba. Lave e guarde as beterrabas em um saco plástico na geladeira. Eles irão manter por 5-7 dias.

Informação diversa:

Beterraba são extremamente ricos em açúcar, e muitas vezes são refinados em uma forma saudável de açúcar branco.