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Dicas de Saúde Grãos e Cereais

Os 11 Grãos e Sementes que Ajudam no Combate de Doenças

Os Grãos e Sementes que Ajudam no Combate de Doenças de forma incrível e natural. Alem disso, embora de tamanho pequeno, os grãos e as sementes fazem uma diferença e tanto na saúde. A fibra é uma grande razão para comer grãos integrais. Os adultos precisam de cerca de 25 a 35 gramas de fibra por dia, e os grãos integrais contêm dois tipos solúveis e insolúveis que são benéficos para sua saúde. Você obterá 5,8 gramas de fibra em duas fatias de pão de centeio escuro, mas apenas 1,9 gramas da mesma quantidade de pão branco.

Grãos integrais também têm outros benefícios digestivos. O conteúdo da fibra mantém os movimentos intestinais regulares (estudos mostraram que as pessoas que comem mais fibras precisam de menos laxantes).

E eles ajudam a evitar a diverticulose, a condição em que poucas bolsas se formam na parede do cólon, causando inflamação, constipação, diarreia e dor. Fibra é responsável por grande parte do benefício, mas grãos integrais também contêm ácido lático, o que promove “bactérias boas” no intestino grosso. Esses organismos ajudam a digestão, promovem uma melhor absorção nutricional e podem até reforçar o sistema imunológico do organismo.

Assim são os grãos e as sementes, alimentos ideais para colabora com a perda de peso e, ainda, potencializar todas as áreas da saúde. Possuem substâncias antioxidantes e são ricos em fibras, essências para a eliminação de resíduos e toxinas do corpo. Então, confira Os 11 Grãos e Sementes que Ajudam no Combate de Doenças.

Amaranto: As fibras presente nesse grão tem dupla ação: além de regularem o intestino, ajudam, já que mantem a fome longe por mais tempo.

Arroz Integral: O arroz integral tem a presença de fibras, proteínas, magnésio e algumas vitaminas que tornam o arroz integral muito excelente para quem quer perder alguns quilinhos. O grão também ajuda regular o intestino e mantem a fome longe por um longo um bom tempo.

Aveia: A grande concentração de fibras faz da aveia um potente desintoxicante, pois ajuda a em todo no trabalho digestivo. “Além disso, consumi-la regulamente pode auxilia no controle de glicemia e da pressão arterial sanguíneo, mantendo as artérias saudáveis e controlando o diabetes” Suas fibras também evitam a absorção de açúcares e gorduras dos alimentos.

Chia: As fibras insolúvel presente na chia, em função da sua capacidade de absorve água, aceleram o transito intestinal, desintoxicando o organismo. Esse alimento ainda é capaz de prevenir doenças cardiovasculares e controla a glicemia.

Gergelim: Essa semente é uma excelente fonte de cálcio e vitaminas especialmente a E as do complexo B. O gergelim também auxilia no emagrecimento, já que as fibras insolúveis encontrado nele proporcionado maior saciedade.

Lentilha: Seu efeito emagrecedor se dá por diversas maneiras: como boa fonte de proteínas, além de conferir saciedade, são favorece a formação de massa muscular, que, por sua vez eleva a queima de energia. Suas fibras também contribuem para diminuir a fome já que incham como uma esponja no estomago, conferido saciedade.

Linhaça: Dentre os muitos benefícios oferecidos pela linhaça estão o alivio dos sintomas da TPM, a redução do apetite e o combate aos males digestivo. “O funcionamento intestinal também é benefícios pelo consumo de linhaça.

O seu teor de fibras insolúveis permite diminuir a constipação intestinal por aumentar o bolo fecal e promover a motilidade intestinal.

Quinoa: As fibras presentes na quinoa dão sensação de saciedade, podendo favorece o emagrecimento. Além disso, o órgão é rico em proteína, ajudando no fortalecimento muscular. Suas quantidade significativas de ômega-3 e 6 são importante na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução mau colesterol (LDL).

Semente de Girassol: Por serem ricas em fibras, as sementes de girassol são excelentes para estimular o bom funcionamento do intestino. O órgão livra-se das toxinas armazenadas pelo organismo diminuindo a retenção de líquidos e favorecendo o emagrecimento. A semente ainda ajuda no controle dos níveis de triglicérides colesterol total e colesterol ruim (LDL).

Sementes de Abobora: Essas sementes possuem valiosos nutrientes (como proteína e aminoácido essências) e contem grande quantidade de fibras. Além de altas taxas de gorduras mono e poli-insaturadas, importantes á saúde vascular. As sementes também possuem minerais como potássio, magnésio, ferro, fosforo e cálcio.

Semente de Papoula: Contem quantidades significativas de gorduras mono e poli-insaturada, proteínas e minerais como magnésio e potássio. Possui propriedade anti-inflamatória e auxilia no processo digestivo e no sistema circulatório.

Ainda de acordo com a profissional, deve-se ter cuidado em relação á quantidade pois a semente tem um sabor picante. Cerca de ¼ de colher (sopa) acrescentado ás preparação já é suficiente.

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