Início » Nutrição » Legumes e Vegetais » 11 Benefícios repolho do pântano para saúde (com receita)

11 Benefícios repolho do pântano para saúde (com receita)

O repolho do pântano é uma planta com flores comestíveis da família Convolvulaceae nativa da Ásia, África e Ilhas do Pacífico. O repolho do pântano é conhecido sob vários nomes comuns, incluindo espinafre da água e espinafre chinês.

o Repolho do pântano é uma planta semiaquático, herbácea com seiva leitosa que cresce até 3 m de comprimento. O repolho do pântano sobrevive em regiões tropicais e subtropicais. O repolho pântano possui várias quantidades de vitamina A, vitamina C, vitamina B, fósforo, fibras, ferro, aminoácidos, selênio e cálcio.

História do Repolho do pântano

Ipomoea aquática é nativa da Ásia, África e das ilhas do sudoeste do Pacífico. Desde pelo menos 300 DC, é usado como vegetal medicinal no sul da Ásia. Desde 200 AC as pessoas começaram a cultivá-lo. Com a chegada dos europeus no final dos anos 1400, eles conheceram seus usos medicinais e começaram a transportar espinafre aquático por todo o mundo. Acreditava-se que o espinafre aquático era cultivado no sudeste da Ásia e domesticado na Índia e na China.

Valor nutricional do Repolho do pântano

A porção de uma xícara de cerca de 56 gramas fornece 11 calorias. A mesma quantidade oferece 1,46 gramas de proteína, 0,11 gramas de gordura total, 1,76 gramas de carboidrato e 1,2 gramas de fibra alimentar. Além disso, fornece 30,8 gramas de vitamina C, 176 µg de vitamina A, 0,94 mg de ferro, 40 mg de magnésio e 32 µg de vitamina B9.

Quais são os benefícios do Repolho do pântano?

beneficio do repolho do pântano
beneficios do repolho do pântano

benefícios do Repolho do pântano

A seguir veja os principais benefícios do Repolho do pântano para saúde são:

1. Bom para saúde da pele

O estudo mostra que o consumo elevado de vitamina C reduz a aparência de rugas, retarda o processo de envelhecimento, bem como secura da pele. A vitamina C é vital para a formação de pele, ligamentos, tendões e vasos sanguíneos. Ela também acelera o processo de cicatrização e forma um tecido cicatricial. O creme com vitamina C reduz a duração da vermelhidão da pele. A dieta rica em antioxidantes ajuda a manter a pele saudável e também previne o câncer de pele.

2. Ajuda absorver os minerais

O sistema digestivo deve ser capaz de absorver os nutrientes dos alimentos, a fim de funcionar eficazmente. Os nutrientes são absorvidos na corrente sanguínea e células que auxilia na redução da inflamação e de crescimento da doença. A vitamina C com ferro aumenta a absorção de ferro em crianças quanto para adultos.

3. Luta contra os radicais livres

repolho do pântano e rico em  vitamina C  ela previne os danos feitos por moléculas nocivas conhecidas como radicais livres, poluentes e produtos químicos tóxicos. O acúmulo de radicais livres no organismo leva a várias doenças de saúde, como doenças cardíacas, câncer e artrite. Os radicais livres são formados durante o processo de quebra de alimentos ou quando exposto ao tabaco, o fumo e radiação.

4. Combate a inflamação

A vitamina A possui propriedades antioxidantes que eliminam os radicais livres que são responsáveis por danos celulares e de tecidos. Também impede as células de serem hiperativa. A inflamação por alimentos é o resultado do sistema imunológico ser mais reativos a proteínas alimentares. A ingestão de vitamina A reduz as alergias alimentares pela prevenção desta reação prejudicial. A inflamação é reduzida o que também reduz a probabilidade de doenças neurodegenerativas, tais como a doença de Mal de Parkinson e doença de Alzheimer.

5. Ajuda a tratar o câncer

o repolho do pântano contem vitamina A que é capaz de gerir as células malignas que ajudam a tratar vários tipos de câncer. É bem sabido que o ácido retinoico é essencial para o desenvolvimento celular e para o tratamento do câncer. O ácido retinoico ajuda a suprimir o cancro da bexiga, do ovário, da mama, da próstata, do pulmão e da pele. A evidência mostra que os mecanismos moleculares encontrados no ácido retinoico ajuda a controlar o destino das células cancerosas.

6. Aumenta a imunidade

A vitamina A é conhecida como uma vitamina que aumenta a imunidade, pois os sistemas imunes dependem da vitamina A para o seu funcionamento. Ela também ajuda a neutralizar as condições de saúde, como o câncer, doenças autoimunes, resfriados comuns e gripe. A vitamina A ajuda a aumentar a imunidade das crianças. O estudo mostra que a ingestão de vitamina A reduziu a mortalidade infantil em 24%. A deficiência de vitamina A aumenta as chances de infecções como sarampo e diarreia.

7. Melhora o humor

As funções de neurotransmissor são dependentes da quantidade adequada de ferro no sangue que auxilia um modo positivo. O humor depende do equilíbrio hormonal, tais como dopamina, serotonina e outras hormonas. Os baixos níveis de oxigênio não podem sintetizar esses hormônios no cérebro, devido ao baixo nível de energia, sono ruim, mau humor e falta de motivação.

A deficiência de ferro no organismo é a causa para a síndrome das pernas inquietas. Ele também resulta em distúrbios do sono. O ferro é essencial para o transporte de oxigênio para os músculos que reduzem a probabilidade de dor muscular, bem como os espasmos musculares.

8. Trata a anemia

A baixa presença de hemoglobina e glóbulos vermelhos são a causa para a anemia devido o baixa transporte de oxigênio para as células. A anemia afeta as funções cerebrais, baixo nível de energia e baixa imunidade. A OMS estima que cerca da metade dos casos de anemia é causada devido à deficiência de ferro do mundo e os outros restantes são causados devido aos fatores genéticos.

9. Combate os distúrbios do sono

O magnésio ajuda a proporcionar um sono profundo. A menor absorção de nutrientes aumenta as chances de insônia. Uma pesquisa mostra que o magnésio ajuda a reduzir os sintomas de insônia efetivamente, melhora o tempo do sono, eficiência e início. Além disso, reduz a concentração de cortisol.

10. Melhora a saúde mental

Estudos sugerem que o consumo de repolho do pântano pode melhorar a saúde mental, reduzindo o estresse e a ansiedade.

11. Regula o açúcar no sangue:

As fibras presentes no vegetal ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é especialmente importante para pessoas com diabetes.

Como comer o Repolho do pântano?

  • Na Ásia, é consumido refogado com alho , pimenta ou pasta salgada.
  • no brasil refogado com especiarias e azeite de Olivia.
  • No Vietnã, o repolho do pântano é usado como ingrediente ou guarnição na culinária.
  • Pode ser salteado em óleo de cozinha, alho, cebola , molho de soja, vinagre e cubo de caldo de carne.

Receita de repolho do pântano misturado com gengibre e feijão:

Ingredientes:

  • 1 Colher de Sopa. óleo vegetal.
  • 1 Colher de Sopa. gengibre.
  • 1 dente de alho picado.
  • 200g de repolho do pântano, dividido em pedaços pequenos.
  • 1 Colher de Sopa de feijão cozido.
  • 2 colheres de chá de açúcar.
  • ½ colher de chá de sementes de gergelim torradas.

Modo de preparo:

  • Aqueça a frigideira com óleo em fogo alto.
  • Em seguida, adicione o gengibre, o alho e frite.
  • Adicione o repolho do pântano e cozinhe até murchar.
  • Adicione o açúcar, e frite por mais 3 minutos.
  • Decore com sementes de gergelim torradas.
  • Sirva em seguida.

Armazenamento de Repolho do pântano?

  • Como o repolho do pântano não dura muito, deve-se tomar os devidos cuidados.
  • Na refrigeração, pode durar dois dias.
  • Aqueles que são alérgicos a altos níveis de cálcio e fibras não devem consumi-lo.

Bibliografia

https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?contenttypeid=76&contentid=11503-2

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.