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Alimentos Saudáveis

Os 10 Alimentos que Não Contém Glúten!

Os Alimentos que Não Contém Glúten que todos precisam saber. Além disso, os alimentos sem glúten são alimentos como frutas, verduras e carnes, por exemplo porque não contêm na sua composição a proteína do glúten. Estes alimentos são os únicos alimentos que podem ser ingeridos no caso da doença celíaca, porque nestes pacientes, o glúten pode danificar as paredes no intestino e provocar diarreia e dores abdominais dificultando a absorção de alguns nutrientes. No entanto, todos podem se beneficiar ao diminuir o consumo de glúten porque o glúten pode causar inchaço e desconforto abdominal.

O glúten está presente na maioria dos alimentos que ingerimos e, por isso, parece complicado retira-lo totalmente da alimentação ainda mais por estarmos habituados a consumir muitos produtos feitos á base de farinha de trigo, que contém a substancia. Porém existem alimentos capazes de substitui-lo na dieta, principalmente para pessoas que convivem com a doença celíaca. Confira agora, Os 10 Alimentos que Não Contém Glúten:

Grão-de-Bico: O Grão de bico é um dos Alimentos que Não Contém Glúten, um nutriente importante presente no grão é o aminoácido triptofano, que participa da serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer, bem-estar e confiança. Dessa forma, o alimento afasta a ansiedade e o nervosismo, além de ajudar no controle do apetite e do sono. Como a farinha, é rico em fibras, proteínas e minerais.

Konjac: Produzido a partir de um tubérculo, o alimento pode ser encontrado na forma de macarrão ou em barrinhas. É pouco calórico aproximadamente 5 calorias a cada 100 g e é rico em uma substancia chamada glucomanan, um tipo de fibra solúvel que aumenta a sensação de saciedade, por isso o Konjac é um dos Alimentos que Não Contém Glúten.

Cacau: O cacau é um dos Alimentos que Não Contém Glúten, pois o cacau estimula á liberação de hormônios como endorfina, que promove a sensação de bem-estar, melhorando quadros de ansiedade e depressão. Por isso, tão comum comer aquele chocolate e se sentir bem. A versão em pó uma opção mais saudável do que o achocolatado em pó. Já que este é composto por mais de 50% de açúcar enquanto o cacau é livre de açúcar e preserva boa quantidade de nutrientes.

Batata-Doce: Esse alimento não contém glúten, e possui carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, não provocar picos de insulina no sangue e é indicado como fonte de energia para quem quer perde peso. É rica em betacaroteno, um antioxidante que se converte em vitamina A, quando ingerido, protegendo a saúde dos olhos e da pele. Cozida, ela serve de base para pães e bolo sem necessidade de farinhas.

Soja: A soja é um dos Alimentos que Não Contém Glúten. A soja é uma versão em forma de farinha é uma ótima opção para os celíacos, além do leite de soja também servir para quem tem intolerância á lactose. A soja possui grande quantidade de proteína de alto valor biológico, ou seja, bem aproveitado pelo organismo. Feito com os grãos integrais a farinha de soja preserva todos os nutrientes, como proteína e fibras. Ainda existem outros produtos feitos á base de soja, como tofu (queijo), missô (massa para tempero e sopa) e shoyu (molho). No entanto, algumas marcas de shoyu podem conter glúten por isso é importante ficar de olho no rótulo antes de comprar!

Tapioca: Esse alimento tipicamente brasileiro ficou famoso por substituir o pão nos Alimentos que não contém glúten, ou seja na dieta sem glútemn. Produzido a partir da mandioca pode servida com recheios doces ou salgados e é indicada para café da manha ou lanche da tarde.

Quinoa: Assim como trigo sarraceno, a quinoa é um pseudocereal um alimentos que não contém glúten, mas nem por isso deixa de ser fonte de proteína. Ela é um alimento completo pois é uma fonte importante de proteína de alto valor biológico, combinação de aminoácido de excelente qualidade, possui baixa concentração de carboidrato e de gordura.

Chia: A chia é um dos Alimentos que não contém glúten, pois é um alimento mais rico em ômega-3, um acido graxo que reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL), além se preserva a memoria e reduzir o acumulo de gordura na região abdominal. É repleta de fibras, ajuda no funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade, já que, ao ser ingerido, absorve água e aumenta a cerca de 12 vezes seu tamanho no estomago.

Mandioca: Ao contrario do que algumas pessoas pensam a mandioca é um dos Alimentos que não contém glúten. O alimento é fonte de carboidratos e pode ser consumido cozido ou assado além de servir para a produção de farinha de mandioca contém boas quantidades de magnésio, fosforo, potássio e cálcio, colaborando para formação de ossos e dentes. Outros subprodutos são polvilho doce, também conhecido como fécula de mandioca e o polvilho azedo.

Amêndoa: Assim como outro oleaginosas, a amêndoa é rica em “gordura do bem” que protegem as artérias e as funções cerebrais, além de fornecer boa quantidade de proteínas, vitaminas E, e do complexo B.

Os Alimentos que não contém glúten ajudam a diminuir os sintomas provocados pelo glúten nos doentes celíacos como diarreias e dores abdominais. Além disso, os  alimentos sem glúten também é utilizada para emagrecer porque são eliminados da dieta bolachas, pão, bolos ou biscoitos, por exemplo, o que diminui as calorias que são ingeridas. Para seguir uma dieta sem glúten é importante ter o acompanhamento de um nutricionista para garantir que são ingeridos todos os nutrientes necessários ao organismo.

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