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5 benefícios do macarrão shirataki para saúde!

macarrao shirataki

O macarrão shirataki é quase inteiramente livre de carboidratos e calorias, e é a opção perfeita para quem quer cortar calorias e perder perder peso, aproveitando alguns benefícios adicionais para a sua saúde.

De diminuir os níveis de açúcar no sangue a reduzir o colesterol e melhorar a saúde intestinal, esse macarrão apresenta alguns benefícios impressionantes para saúde. Ele também pode ajudar emagrecer a sua cintura, ajudando a torna-lo saciado e até mesmo reduzindo os níveis de certos hormônios que estimulam a fome.

Caso esteja em uma dieta cetogênica com baixo teor de carboidratos, seguindo uma alimentação Paleo livre de grãos ou somente procurando formas simples de reduzir seu consumo calórico, acrescentar esses macarrões à sua dieta pode ter um impacto poderoso em muitos aspectos de sua dieta.

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O que é o macarrão shirataki?

O macarrão shirataki é um tipo de macarrão isento de carboidratos e sem calorias que tem crescido em popularidade precocemente. Além disso, ele tem feitos principalmente de glucomanan, um tipo de fibra que vem da raiz konjac. O konjac, às vezes popular como língua do diabo ou a batata konnyaku, é um tipo de planta nativa da Ásia oriental.

Além de shirataki, a raiz konjac é um ingrediente comum em lanches e doces de geleia de frutas. Ele também pode ser utilizado como uma alternativa vegan para gelatina para proporcionar espessura aos alimentos e é ainda acrescentado em algumas pílulas de perda de peso. Shirataki literalmente se traduz em “cachoeiras brancas”. O macarrão é translúcido com uma aparência de vidro e geralmente não tem gosto, absorvendo os sabores de tudo o que é cozido.

Ele é produzido pela mistura de água com fibra de glucomanana e uma pequena quantidade de suco de limão para auxiliar no mantimento da sua forma. Ele também está cozido e moldado para formar macarrão. O macarrão shirataki é feito principalmente de água, possuindo cerca de 97% de água e 3% de fibra de glucomanana. Por este motivo, ele é livres de calorias e carboidratos digestíveis, mas fornece muitos dos benefícios fornecidos pela fibra de glucomanana, tornando-se um excelente complemento para a dieta.

Benefícios do macarrão shirataki para saúde:

1. Ajuda na perda de peso:

Como ma porção de macarrão shirataki possui quase nenhuma caloria, é a opção perfeita quando se trata de perder gordura da barriga e diminuir seu consumo calórico.
Uma xícara de espaguete cozido, por exemplo, possui 220 calorias, enquanto uma xícara é livre de calorias. Portanto, troque seu espaguete por shirataki somente algumas vezes por semana é uma maneira fácil de cortar uma grande quantidade de calorias e pode levar a perda de peso significativa ao longo do tempo.

2. Reduz o açúcar no sangue:

As fibras ajudam a atrasar a absorção de açúcar na corrente sanguínea, o que pode manter os níveis normais de açúcar no sangue e evitar picos e colisões perigosas. Como o macarrão shirataki é rico em fibras de glucomanano, há algumas evidências sugerindo que poderiam ajudar na redução dos níveis de açúcar no sangue.
Um estudo feito em Bangkok descobriu que o consumo de fibra de glucomanano antes de uma carga de glicose diminui significativamente os níveis de açúcar no sangue, em comparação com um placebo. Outro estudo publicado mostrou que a suplementação com glucomanano diminuiu os níveis de açúcar no sangue em jejum em impressionantes 23%.

benefícios do macarrao shirataki
benefícios do macarrão shirataki

3. Melhora a saúde digestiva:

Os dois principais componentes do macarrão – água e fibra – podem reduzir a constipação e promover a regularidade. A água ajuda no amolecimento das fezes, facilitando a passagem – evitando assim a tensão e a constipação. Também auxilia na movimentação das coisas através do trato digestivo.

A fibra ainda ajuda na prevenção da constipação, adicionando volume às fezes. No entanto ele aumenta seu consumo de fibra dietética também leva a um aumento na frequência das fezes.

4. Reduz o colesterol:

O colesterol é uma substância cerosa que pode se acumular nas paredes das artérias, provocando um estreitamento dos vasos sanguíneos e forçando o coração a trabalhar mais para bombear o sangue por todo o corpo.

O colesterol elevado é um importante fator de risco de doença coronariana, e fazer modificações em sua alimentação é a melhor maneira de manter os níveis de colesterol sob controle. A fibra de glucomanana presente no macarrão shirataki pode reduzir os níveis de colesterol e diminuir o risco de doenças cardíacas.

5. Promove a saúde intestinal:

Existem trilhões de bactérias microscópicas que vivem dentro de seu trato digestivo, formando coletivamente seu microbioma intestinal. Estas bactérias tem um papel central em quase todos os aspectos da saúde, desde o fortalecimento do sistema imunológico até a otimização da absorção de nutrientes.

A fibra dietética presente no macarrão shirataki funciona como prebiótico. Portanto, os prebióticos nutrem as bactérias benéficas em seu intestino, agindo como uma fonte de combustível para levar a uma melhor saúde intestinal.

Os prebióticos mostraram diminuir a inflamação crônica, atuando como apaziguadores do estresse e até mesmo diminuindo o peso corporal. Legumes, frutas e grãos integrais são outras boas fontes de prebióticos que podem aumentar tanto a saúde intestinal quanto a saúde geral.

shirataki
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Precauções sobre shirataki:

O macarrão é normalmente bem tolerado e seguro para a maioria das pessoas. Algumas delas podem experimentar efeitos colaterais, que podem incluir problemas digestivos como gases, inchaço e diarreia.

Como o macarrão é rico em fibras, é melhor aumentar o consumo gradualmente e beber água em abundância para se manter hidratado, a fim de evitar efeitos colaterais adversos.

Embora incomum, algumas pessoas também podem ser sensíveis à fibra de glucomanana encontrada no macarrão. Além disso, caso sinta algum sintoma negativo, como urticária, inchaço, comichão, pieira ou dificuldade em respirar, interrompa o uso e fale com o seu médico imediatamente.

Além disso, este  macarrão é uma ótima maneira de diminuir o consumo de carboidratos e calorias, ele também é baixo em nutrientes. Caso esteja comendo macarrão regularmente, garanta o consumo de uma alimentação completa com muitos alimentos ricos em nutrientes para evitar deficiências nutricionais.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

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