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Alimentos Saudáveis

Os 5 Benefícios do Macarrão Shirataki Para Saúde

Benefícios do Macarrão Shirataki Para Saúde que você talvez desconheça. Além disso, imagine ser capaz de comer seu prato de massa favorito totalmente sem culpa. Pode parecer bom demais para ser verdade, mas não é! O Macarrão Shirataki é quase inteiramente livre de carboidratos e calorias, e é a opção perfeita para quem quer cortar calorias e perder perder peso, aproveitando alguns benefícios adicionais para a sua saúde.

De diminuir os níveis de açúcar no sangue a reduzir o colesterol e melhorar a saúde intestinal, esse macarrão apresenta alguns benefícios impressionantes para saúde. Ele também pode ajudar emagrecer a sua cintura, ajudando a torna-lo saciado e até mesmo reduzindo os níveis de certos hormônios que estimulam a fome.

Caso esteja em uma dieta cetogênica com baixo teor de carboidratos, seguindo uma alimentação Paleo livre de grãos ou somente procurando formas simples de reduzir seu consumo calórico, acrescentar esses macarrões à sua dieta pode ter um impacto poderoso em muitos aspectos de sua dieta.

Macarrao ShiratakiO Que é o Macarrão Shirataki?

Também popular de macarrão konjac, o Macarrão Shirataki é um tipo de macarrão isento de carboidratos e sem calorias que tem crescido em popularidade precocemente.

Ele tem feitos principalmente de glucomanan, um tipo de fibra que vem da raiz konjac. O konjac, às vezes popular como língua do diabo ou a batata konnyaku, é um tipo de planta nativa da Ásia oriental.

Além de shirataki, a raiz konjac é um ingrediente comum em lanches e doces de geleia de frutas. Ele também pode ser utilizado como uma alternativa vegan para gelatina para proporcionar espessura aos alimentos e é ainda acrescentado em algumas pílulas de perda de peso.

Shirataki literalmente se traduz em “cachoeiras brancas”. O macarrão é translúcido com uma aparência de vidro e geralmente não tem gosto, absorvendo os sabores de tudo o que é cozido.

Ele é produzido pela mistura de água com fibra de glucomanana e uma pequena quantidade de suco de limão para auxiliar no mantimento da sua forma. Ele também está cozido e moldado para formar macarrão.

O Macarrão Shirataki é feito principalmente de água, possuindo cerca de 97% de água e 3% de fibra de glucomanana. Por este motivo, ele é livres de calorias e carboidratos digestíveis, mas fornece muitos dos benefícios fornecidos pela fibra de glucomanana, tornando-se um excelente complemento para a dieta.

História do Shirataki:

O Macarrão Shirataki é feito de konjac, uma planta que tem sido bem popular por suas propriedades medicinais durante séculos. O konjac tem sido utilizado historicamente como um ingrediente básico na medicina tradicional chinesa. No Japão, até ganhou popularidade e registrou um aumento na demanda no século XIX.

Tanto o macarrão konjac quanto o shirataki permanecem especialmente populares em todo o Japão, embora existam pequenas diferenças no processamento, dependendo da região em que são produzidos. Em algumas regiões do Japão, a geleia konnyaku é cortada em segmentos, enquanto em outras áreas é forçada através de pequenos orifícios em uma solução com quantidades concentradas de cal.

Hoje, o Macarrão Shirataki tem se tornado cada vez mais conhecido e agora é utilizado em todo o mundo como uma alternativa de baixa caloria e de massa tradicional.

Valor Nutricional do Macarrão Shirataki:

O Macarrão Shirataki é feito inteiramente de fibra de água e glucomanana, então eles são virtualmente livres de calorias e carboidratos digestíveis. Eles também não possuem gordura, colesterol, sódio ou proteína.

Isso significa que ao comer o Macarrão Shirataki, as principais calorias e nutrientes vêm de qualquer coberturas que você acrescentar, seja molho, queijo, legumes ou carne. Por essa razão, é especialmente importante escolher coberturas saudáveis para complementar sua refeição.

Macarrão tofu shirataki também está disponível. O perfil nutricional desse macarrão é muito semelhante ao tradicional Macarrão Shirataki, mas com uma quantidade ligeiramente maior de calorias e carboidratos.

Benefícios do Macarrão Shirataki Para Saúde:

Ajuda na Perda de Peso:

Como ma porção de Macarrão Shirataki possui quase nenhuma caloria, é a opção perfeita quando se trata de perder gordura da barriga e diminuir seu consumo calórico.

Uma xícara de espaguete cozido, por exemplo, possui 220 calorias, enquanto uma xícara de Macarrão Shirataki é livre de calorias. Troque seu espaguete por Macarrão Shirataki somente algumas vezes por semana é uma maneira fácil de cortar uma grande quantidade de calorias e pode levar a perda de peso significativa ao longo do tempo.

Além disso, a fibra presente no Macarrão Shirataki pode retardar o esvaziamento do estômago, fazendo com se sinta mais cheio por mais tempo.

A fibra glucomanano, o ingrediente principal no macarrão, também foi constatado para influenciar certos hormônios que contribuem para a fome. Um estudo em Bangkok mostrou que o consumo de fibras de glucomanano diminuiu os níveis de grelina, um hormônio que estimula a fome.

Outro estudo publicado mostrou que ingerir somente um grama de fibra de glucomanano diariamente levou a uma perda de peso média de 5,5 libras ao longo de oito semanas em 20 indivíduos obesos, sem quaisquer alterações na alimentação ou atividade.

Para impulsionar a sua perda de peso, garanta emparelhamento do seu Macarrão Shirataki com coberturas saudáveis, como legumes ou molhos leves. Também é melhor combinar Macarrão Shirataki com uma dieta equilibrada, bem como atividade física regularmente.

Reduz o Açúcar no Sangue:

As fibras ajudam a atrasar a absorção de açúcar na corrente sanguínea, o que pode manter os níveis normais de açúcar no sangue e evitar picos e colisões perigosas. Como o Macarrão Shirataki é rico em fibras de glucomanano, há algumas evidências sugerindo que poderiam ajudar na redução dos níveis de açúcar no sangue.

Um estudo feito em Bangkok descobriu que o consumo de fibra de glucomanano antes de uma carga de glicose diminui significativamente os níveis de açúcar no sangue, em comparação com um placebo. Outro estudo publicado mostrou que a suplementação com glucomanano diminuiu os níveis de açúcar no sangue em jejum em impressionantes 23%.

O consumo de glucomanano também apresentou diminuir os níveis de frutosamina, um marcador utilizado para medir os níveis médios de açúcar no sangue. Pesquisadores da Universidade de Toronto descobriram que “a fibra KJM acrescentada ao tratamento convencional pode melhorar o controle glicêmico, perfil lipídico sanguíneo e sBP em indivíduos diabéticos de alto risco, possivelmente melhorando a eficácia do tratamento convencional na diabetes tipo 2”.

Para aqueles com diabetes, acrescentar algumas porções de Macarrão Shirataki em sua dieta a cada semana pode ser benéfico para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Melhora a Saúde Digestiva:

Os dois principais componentes do macarrão – água e fibra – podem reduzir a constipação e promover a regularidade. A água ajuda no amolecimento das fezes, facilitando a passagem – evitando assim a tensão e a constipação. Também auxilia na movimentação das coisas através do trato digestivo.

A fibra ainda ajuda na prevenção da constipação, adicionando volume às fezes. Aumentar seu consumo de fibra dietética também leva a um aumento na frequência das fezes.

O glucomanano, em particular, pode ser especialmente benéfico quando se trata de elevar a regularidade. Um estudo da Universidade de Iowa mostrou que a constipação em crianças foi efetivamente tratada em 45% daqueles que consumiram a suplementação de glucomanano, em comparação com apenas 13% daqueles que tomam um placebo.

Além de comer Macarrão Shirataki, uma alimentação contendo muitos alimentos ricos em fibras e muita água também pode ser benéfica para incentivar os movimentos intestinais regulares.

Reduz o Colesterol:

O colesterol é uma substância cerosa que pode se acumular nas paredes das artérias, provocando um estreitamento dos vasos sanguíneos e forçando o coração a trabalhar mais para bombear o sangue por todo o corpo.

O colesterol elevado é um importante fator de risco de doença coronariana, e fazer modificações em sua alimentação é a melhor maneira de manter os níveis de colesterol sob controle. A fibra de glucomanana presente no Macarrão Shirataki pode reduzir os níveis de colesterol e diminuir o risco de doenças cardíacas.

Uma revisão examinou 14 estudos e descobriu que, em média, o glucomanano diminuiu o colesterol total em 19 mg/dL, o colesterol LDL em 16 mg / dL e os triglicerídeos em 11 mg / dL. Os pesquisadores concluíram: “O glucomanano parece afetar beneficamente o colesterol total, o colesterol LDL, os triglicérides, o peso corporal e a FBG, mas não o colesterol HDL ou a pressão arterial.”

Outras maneiras de manter baixos os níveis de colesterol incluem a escolha de gorduras mais saudáveis, evitando alimentos ultra processados, aumentando a atividade física e perdendo peso.

Promove a Saúde Intestinal:

Existem trilhões de bactérias microscópicas que vivem dentro de seu trato digestivo, formando coletivamente seu microbioma intestinal. Estas bactérias tem um papel central em quase todos os aspectos da saúde, desde o fortalecimento do sistema imunológico até a otimização da absorção de nutrientes.

A fibra dietética presente no Macarrão Shirataki funciona como prebiótico. Os prebióticos nutrem as bactérias benéficas em seu intestino, agindo como uma fonte de combustível para levar a uma melhor saúde intestinal.

Os prebióticos mostraram diminuir a inflamação crônica, atuando como apaziguadores do estresse e até mesmo diminuindo o peso corporal. Legumes, frutas e grãos integrais são outras boas fontes de prebióticos que podem aumentar tanto a saúde intestinal quanto a saúde geral.

Macarrão Shirataki vs Outros Macarrões:

A maioria dos tipos de macarrão possem uma boa quantidade de calorias e carboidratos. Em geral, macarrão cozido tem aproximadamente 200-220 calorias e 40-45 gramas de carboidratos por xícara. O Macarrão Shirataki, por outro lado, está livre de calorias e carboidratos digestíveis.

Isso significa que ele pode ser uma ótima alternativa para macarrão normal, caso esteja procurando diminuir o consumo de calorias e carboidratos.

No entanto, este macarrão está perdendo alguns dos nutrientes benéficos encontrados em outros macarrões. O macarrão de trigo integral, por exemplo, contém muitas vitaminas B, selênio, manganês, magnésio e fósforo, entre outros nutrientes.

Caso esteja substituindo sua massa normal por Macarrão Shirataki regularmente, é importante ter certeza de receber esses nutrientes essenciais de outras fontes da sua dieta, como verduras, frutas, proteínas magras ou outros grãos integrais.

Como Encontrar e Usar Macarrão Shirataki:

Com o aumento da popularidade do Macarrão Shirataki, ele se tornará mais disponível e pode ser encontrado em muitos supermercados e varejistas on-line.

Quando você abre o seu pacote de macarrão, você pode notar um cheiro forte de peixe. O macarrão é embalado em água para absorver o odor da raiz konjac. Escorra o o macarrão sob a água em uma peneira por um a dois minutos ajuda eliminar esse cheiro forte.

Para preparar Macarrão Shirataki, basta lavar, escorrer, acrescentar em uma panela fervente de água e cozinhe por dois a três minutos. Depois, escorra novamente, adicione em uma panela e deixe assando em fogo médio sem qualquer óleo ou spray por um minuto. Assar seco pode remover o excesso de água para evitar uma textura mole desfavorável.

Precauções Sobre Shirataki:

O macarrão é normalmente bem tolerado e seguro para a maioria das pessoas. Algumas delas podem experimentar efeitos colaterais, que podem incluir problemas digestivos como gases, inchaço e diarreia.

Como o macarrão é rico em fibras, é melhor aumentar o consumo gradualmente e beber água em abundância para se manter hidratado, a fim de evitar efeitos colaterais adversos.

Embora incomum, algumas pessoas também podem ser sensíveis à fibra de glucomanana encontrada no macarrão. Caso sinta algum sintoma negativo, como urticária, inchaço, comichão, pieira ou dificuldade em respirar, interrompa o uso e fale com o seu médico imediatamente.

O macarrão é uma ótima maneira de diminuir o consumo de carboidratos e calorias, ele também é baixo em nutrientes. Caso esteja comendo macarrão regularmente, garanta o consumo de uma alimentação completa com muitos alimentos ricos em nutrientes para evitar deficiências nutricionais.

Considerações Finais Sobre o Macarrão Shirataki:

Macarrão Shirataki pode ser uma excelente alternativa ao macarrão regular. Além de ser pobre em calorias e carboidratos, eles também contêm fibra benéfica de glucomanana para ajudar a mantê-lo satisfeito.

O macarrão pode ajudar a perder peso e auxiliar na redução do colesterol e açúcar no sangue, promovendo uma melhor saúde e regularidade do intestino.

Como o Macarrão Shirataki tem baixo teor de nutrientes, é importante garantir que use coberturas saudáveis e consuma uma alimentação bem equilibrada, cheia de outros alimentos ricos em nutrientes.

Caso deseje cortar calorias ou carboidratos da sua dieta, troque macarrões comuns por esses macarrões de baixo teor de carboidrato algumas vezes por semana pode ser uma solução fácil.

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