Te Disseram Que Chia Faz Bem Para Saúde? Mas Eles Não Te Contaram Isto!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Saúde

Te Disseram Que Chia Faz Bem Para Saúde? Mas Eles Não Te Contaram Isto!
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A Chia é um alimento que se tornou muito popular nos últimos anos, por causa de seus inúmeros benefícios para a saúde. além disso, Essas sementes nativas da América Central, foram por muito tempo a base da alimentação dos povos que viviam lá. E não é por acaso: A chia possui 5 vezes mais cálcio do que o leite (ideal para intolerantes à lactose ou veganos).

Tem mais antioxidantes que os MirtiloKiwi e Maçã. É três vezes mais rica em ferro do que o Espinafre. Contém o dobro de fibras que a aveia. além disso, Além de fornecer muita energia para o organismo, seu consumo aumenta a disposição, a força e a resistência muscular, contribui para a perda de peso, sacia a fome e reduz o açúcar no sangue.

Porém, nem tudo sobre a Chia são benefícios. É sobre alguns dos seus riscos que queremos falar no vídeo de hoje:

ChiaEm um artigo publicado pela Dra. Rebecca Rawlm, no site do Colégio Americano de Gastroenterologia, ela explica que a Chia tem a capacidade de expandir-se até 27x seu tamanho. Por essa razão, quem sofre com refluxo ou problemas de deglutição deve evitar consumi-la. É importante também ter atenção para comer a semente apenas depois que ela se expandir, pois o crescimento dela dentro do corpo causa problemas no esófago.

Pressão arterial também é um problema de saúde que deve ser levado em consideração por amantes de Chia, pois a semente reduz bastante a pressão. Se você costuma consumi-la com regularidade, certifique-se de que sua pressão está normal.

Alguns medicamentos também podem interagir negativamente com a Chia, ocasionando problemas mais sérios.

Os diabéticos também devem estar em alerta, pois a Chia tem a capacidade de reduzir o açúcar no sangue. Por possuir uma grande quantidade de fibras, ela é muito útil para quem sofre com prisão de ventre, mas quem está com diarréia deve evitar seu consumo. Depois de ouvir essas dicas, não pense que a Chia é um alimento ruim! Muito pelo contrário.

Sabendo seus riscos e a forma como ela interage com o organismo você poderá assim consumi-la de forma correta e obter seus benefícios. E você, gosta de comer chia? Como você prefere consumi-la? abaixo veja algumas receitas de como aproveita-lás melhor.

1. Receita de Salmão com Chia: 

Esta receita de salmão é uma das principais receitas com chia, isso porque trata-se de um prato principal delicioso e inclusive bonito, além de nutritivo.

Ingredientes:

Modo de preparo:

  • Tempere o filé de salmão com sal e pimenta.
  • Passe na chia, como se estivesse empanando.
  • Dê uma apertada para fixar e leve para grelhar.
  • Sirva acompanhado de legumes.
  • Você pode substituir a proteína por frango ou carne magra.

2. Receita de frutas com chia:

A primeira opção da nossa lista de receitas com chia pode ser um lanche ou uma sobremesa, utilizando uma espécie de salada de frutas polvilhada com chia.

Ingredientes:

Modo de preparo:

  • Pique todas as frutas em fatias, misture e acrescente a chia e o mel.
  • Você pode substituir pela fruta da preferência.
  • Sirva.

3. Receita de Suco com Chia para Emagrecer:

Não poderia faltar nas nossas receitas com chia a opção de fazer um suco com este superalimento. Confira!

Ingredientes:

Modo de preparo:

  • Leve o abacaxi e cenoura ao liquidificador.
  • Depois adicione o suco e os outros ingredientes inclusive o gelo.
  • Bata tudo e sirva.
  • Evite peneirar para aproveitar todas as propriedades dos alimentos.
  • Se preferir, adicione mel.

 

O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Dicas de Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde – médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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