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Dieta mediterrânea – o que é, como funciona e benefícios

Dieta Mediterrânea

A dieta mediterrânea foi considerada como uma das dietas mais saudáveis ​​do mundo? Inspirado pelos padrões alimentares da Espanha, do Líbano, de Portugal, do sul da Itália, da Palestina e da Grécia, a dieta baseia-se na noção de que as pessoas que vivem na região mediterrânea vivem mais e sofrem menos com doenças cancerígenas e cardiovasculares, apesar de consuma uma riqueza de alimentos.

O segredo para o sucesso da dieta reside no estilo de vida ativo, controle de peso e consumo de nozes e alimentos saudáveis. Variando entre 16 países mediterrânicos e entre as regiões dentro de um país, ela é influenciada pela cultura da região, origem étnica, religião, produção agrícola e economia.

dieta mediterranea
dieta mediterrânea

O que é a dieta mediterrânea?

Os principais componentes da dieta mediterrânea incluem: Consumo diário de vegetais, frutas, grãos inteiros e gorduras saudáveis. Ingestão semanal de peixes, aves, feijão e ovos. Porções moderadas de laticínios.

Como funciona a dieta mediterrânea?

Uma dieta mediterrânea pode ajudar a combater doenças cardíacas, certos tipos de câncer, diabetes e declínio cognitivo. Além disso, ela é composta por grandes quantidades de frutas e vegetais frescos, nozes, peixe e azeite – juntamente com a atividade física – pode reduzir o risco de graves problemas de saúde mental e física

Benefícios da dieta mediterrânea: 

1. Diminuir o risco de doenças cardíacas: 

dieta mediterrânea pode diminuir o risco de doenças cardíacas. Uma pesquisa descobriu que a dieta do Mediterrâneo é muito mais efetiva do que dietas com baixo teor de gordura para alívio das doenças cardiovasculares. A dieta pode reduzir o risco de doença cardíaca em pessoas em cerca de 30%. Também é conhecido por reduzir o colesterol ruim e melhorar o colesterol bom no sangue.

2. Acelerar a perda de peso:

Alguns pesquisadores também ligaram a dieta mediterrânea à perda de peso. De acordo com um jornal especializado, juntamente com o exercício pode diminuir a probabilidade de obesidade. Embalado com frutas, vegetais e grãos, a dieta mediterrânea reduz o desejo de comer demais, prevenindo a obesidade.

3. Controlar o diabetes:

A dieta também está comprovada para prevenir e controlar o diabetes. Além disso, ela  é rica em fibras, o que retarda a digestão e previne picos nos níveis de açúcar no sangue.

De acordo com um estudo, as pessoas que suplementaram sua dieta com azeite virgem extra ficaram 40% menos propensas a desenvolver diabetes em comparação com aquelas pessoas que seguiram uma dieta com baixo teor de gordura.

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4. Diminuir a fraqueza muscular: 

Os nutrientes fornecidos pela dieta reduzem o risco de fraqueza muscular e outros sinais de fragilidade em idosos em cerca de 70%.

5. Prevenir alzheimer: 

Os pesquisadores especularam que pode melhorar o colesterol e a saúde dos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de demência e doença de Alzheimer. Além disso, a dieta também fornece altos níveis de antioxidantes que impedem as células do estresse oxidativo, prevenindo a doença de Parkinson.

6. Reduzir o risco de doenças: 

Além de reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer, a dieta também reduz 20% de risco de morte em qualquer idade.

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Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] Cardápio e Benefícios de muitos desconhecem. Além disso, a Dieta MIND combina as dietas DASH e mediterrânea para criar uma dieta destinada a reduzir o risco de demência e o declínio da saúde cerebral que […]

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