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Chá de maracujá para combater a insônia: como fazer, usar e dicas

A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite.

Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio.

A qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida pela insônia.

Muitos adultos apresentam insônia em algum momento da vida, mas algumas pessoas têm insônia crônica, que pode perdurar por um período de tempo muito maior do que o normal.

A insônia pode ser, ainda, um distúrbio secundário causado por outros motivos, como doença ou uso indevido de medicação.

 

Chá de maracujá para combater a insônia: como fazer, usar e dicas
Chá de maracujá para combater a insônia: como fazer, usar e dicas

Causas da insônia

As causas mais comuns de insônia incluem:

Sintomas de Insônia

Os principais sintomas de insônia podem incluir:

  • Dificuldade para adormecer à noite.
  • Despertar durante a noite.
  • Despertar muito cedo.
  • Não se sentir descansado após uma noite de sono.
  • Cansaço ou sonolência diurna.
  • Irritabilidade, depressão ou ansiedade.
  • Dificuldade para prestar atenção, concentrar-se em tarefas ou se lembrar de alguma coisa importante.
  • Aumento do risco de acidentes.
  • Dores de cabeça localizadas.
  • Problemas gastrointestinais.
  • Preocupações contínuas com o sono.

Uma pessoa com insônia, muitas vezes, pode levar 30 minutos ou mais para adormecer e pode dormir por apenas seis horas ou menos a partir de três noites por semana por mais de três meses.
Se você tiver sintomas de insônia e eles estiverem prejudicando suas atividades diárias e seu desempenho no trabalho ou nos estudos, procure um especialista para determinar o que pode estar causando o problema e saber como ele pode ser tratado.

Porém, há alguns remédio caseiro capaz de aliviar as dores deste terrível mal.

 

Receita do chá de maracujá para combater a insônia 

Ingredientes

Modo de Preparo

  • Colocar a água para ferver e, quando esta estiver a borbulhar, desligar o fogo e adicionar de as folhas e deixar descansar por 10 minutos.
  • Coar e tomar a seguir, de preferência antes de ir dormir.

2. Chá de valeriana

Chá de maracujá para combater a insônia: como fazer, usar e dicas
Chá de maracujá para combater a insônia: como fazer, usar e dicas

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de raiz e do caule de valeriana
  • 1 xícara (chá) de água.

Modo de Preparo

  • Ferva a água e coloque a valeriana, deixando em infusão por 5 minutos.
  • Coe e tome 1 xícara (chá) 3 vezes ao dia.
  • Não use por mais de 10 dias.
  • Gestantes não devem utilizar o chá de valeriana.

3. Chá de mulungo

Ingredientes

  • 1 colher (sobremesa) de casca do tronco e dos ramos secos de mulungu
  • 1 xícara (chá) de água.

Modo de Preparo

  • Moa a casca e os ramos de mulungu.
  • Em seguinte, ferva a água, junte o mulungu, apague o fogo e deixe abafado por 10 minutos.
  • Tome uma xícara 2 vezes ao dia.

4. Chá de banana com canela

Chá de maracujá para combater a insônia: como fazer, usar e dicas
Chá de maracujá para combater a insônia: como fazer, usar e dicas

Ingredientes

Modo de Preparo

  • Basta cortar as duas extremidades da banana (superior e inferior)
  • Colocar a banana em uma panela de água fervente. Se a água for água de nascente ou purificada é bem melhor.
  • Ferva por cerca de 10 minutos.
  • Polvilhe um pouco de canela na água.
  • Se você quiser adicionar alguns estévia para adoçar, você pode. A estévia ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue antes de deitar.
  • Adicionar mais de canela, se desejar e desfrute.

5. Chá de erva cidreira

Ingredientes

Modo de Preparo

  • Coloque a erva-cidreira num bule e cubra com água fervente.
  • Tape, deixe ficar morno, coe a beba em seguida, de preferência um pouco antes de ir dormir.

 

Dicas Extras Para Acabar com a Insônia

  • Evite grandes refeições e bebidas antes de dormir
  • Evite televisão no quarto, usar computadores, videogames, smartphones ou outras telas antes de dormir, pois a luz pode interferir no ciclo de sono
  • Torne seu quarto um ambiente confortável e próprio para o sono. Feche a porta, apague as luzes, mantenha a temperatura agradável e deite-se confortavelmente
  • Esconda os relógios do quarto para não ficar tão preocupado com o horário
  • O mais importante: relaxe. Um banho morno, músicas suaves e exercícios de relaxamento podem ajudar.

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