Os Benefícios e Malefícios do Ovo Para saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Saúde

Os Benefícios e Malefícios do Ovo Para saúde do corpo. Além disso, o Ovo é um fiel companheiro do café e do pão no café da manhã em muitos países. Seus altos índices de proteínas e vitaminas A, Vitaminas D e B12 fazem dele um alimento cheio de nutrientes que costuma ser recomendado por especialistas.

Benefícios e Malefícios do Ovo
Benefícios e Malefícios do Ovo

Os ovos são consumidos principalmente devido ao seu conteúdo proteico, nomeadamente por atletas, isto porque ajuda os músculos a recuperar e a ganhar força. Os vegetarianos não costumam comer muitos ovos, mas ao longo do tempo têm incluído ovos nas suas dietas pois assim têm a certeza de que ingerem a quantidade de proteínas suficientes. Então, confira agora Os Benefícios e Malefícios do Ovo Para saúde:

Claras ou Gemas de Ovo: É um assunto que todos nos perguntamos, apenas a clara ou o ovo todo, devido ao colesterol no ovo recomendamos de 3 ovos você coma apenas uma gema e tenha bastante cuidado com o colesterol.

Benefícios do Ovo Para os Olhos: De acordo com um estudo, um ovo por dia pode prevenir degeneração ocular devido ao conteúdo de carotenóides, especialmente a luteína e zeaxantina. Ambos os nutrientes são mais facilmente disponíveis para os nossos órgãos de fonte com os ovos.

Benefícios do Ovo Para Reduzir a Cataratas: Em outro estudo, os pesquisadores descobriram que pessoas que comem ovos todos os dias reduzir o risco de desenvolver cataratas, também por causa da luteína e zeaxantina em ovos.

Benefícios do Ovo: Um ovo contém 6 gramas de proteína de alta qualidade e todos os nove aminoácidos essenciais.

Benefícios do Ovo Para Prevenir Coágulos Sanguíneos: De acordo com um estudo da Harvard School of Public Health, não há nenhuma ligação significativa entre o consumo de ovo e doenças cardíacas . Na verdade, de acordo com um estudo, o consumo regular de ovos pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos, acidente vascular cerebral e ataques cardíacos .

Benefícios do Ovo Para Regular o Cérebro: Eles são uma boa fonte de colina. Uma gema tem cerca de 300 microgramas de colina. A colina é um nutriente importante que ajuda a regular o cérebro, sistema nervoso e sistema cardiovascular.

Benefícios do Ovo Para Eliminar a Gordura: O ovo contêm o tipo certo de gordura. Um ovo contém apenas 5 gramas de gordura e apenas 1,5 gramas de que a gordura saturada.

Ovo é Rico em Vitamina D: Os ovos são um dos únicos alimentos que contêm naturalmente a Vitamina D.

Benefícios do Ovo Para Prevenir o Câncer de Mama: Os ovos podem prevenir o câncer de mama. Em um estudo, as mulheres que consumiam pelo menos seis ovos por semana reduziu o risco de câncer de mama em 44%.

Benefícios do Ovo Para o Crescimento do Cabelo: Ovos promover o cabelo saudável e unhas por causa do seu elevado teor de enxofre e grande variedade de vitaminas e minerais. Muitas pessoas acham que o cabelo cresce mais rápido após a adição de ovos à sua dieta, especialmente se eles foram anteriormente deficiente em alimentos que contenham enxofre ou B12.

Benefícios e Malefícios do Ovo
Benefícios e Malefícios do Ovo

O Único “Malefício” do Ovo é o Colesterol: Muitos não sabem, mas o organismo necessita de alguns níveis de colesterol para funcionar, pois na quantidade certa o colesterol reduz o risco de doenças do coração. O colesterol que é encontrado nos alimentos como carne vermelha, frango, frutos do mar, ovo e derivados do leite tem pouco interferência no colesterol ruim que é encontrado no organismo.

Então o colesterol de uma pessoa não irá aumentar caso a mesma coma um ovo por dia. O mais importante para não aumentar o nível de colesterol ruim é seguir uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos. Então não corte o ovo de sua dieta, a menos que seja recomendado por um médico ou nutricionista.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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