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Os 8 Problemas Causados Por Dormir Muito Pouco

Os Problemas Causados Por Dormir Muito Pouco, uma noite mal dormida ou mesmo em claro, ficam literalmente, estampados no rosto. Alem disso, além do ar cansado de quem está com os pensamentos inquietos, é apenas algumas das consequências do martírio noturno. A insônia, contudo, tem efeitos menos aparentes e bem mais perigosos do que apenas cansaço no dia seguinte. Segundo especialistas, quem sofre com a dificuldade para dormir está mais propenso a desenvolver diversos problemas de saúde, como distúrbios respiratórios, fibromialgia e doenças ligadas à tireoide.

Não dormir também está associado a questões econômicas e mesmo de segurança pública. O insone produz menos no trabalho e os motoristas sonolentos representam um perigo nas estradas e nas vias urbanas.

Sabemos que, quando não dormimos bem, nos sentimos cansados, lentos e com dificuldade de concentração no dia seguinte. Além disso, também costumamos observar uma queda significativa na nossa produtividade. Entretanto, não dormir o suficiente pode causar vários outros efeitos em nosso organismo, que podem prejudicar seriamente a nossa saúde.

Uma noite mal dormida não vai causar grandes mudanças, mas estudos mostram que sete dias seguidos dormindo pouco (cerca de 6 horas ou menos de sono) já podem desencadear mudanças genéticas que aumentam o risco de desenvolvimento de algumas doenças.

A falta constante de sono provoca alterações significativas no seu cérebro e no seu corpo, e aumenta o risco de uma série de graves problemas de saúde. Vamos cobrir os dez principais efeitos colaterais de não dormir o suficiente. Então, confira Os 8 Problemas Causados Por Dormir Muito Pouco.

Seu tempo de Reação Diminui: Este é o um dos problemas causados por dormir muito pouco, mais imediato. Quando você está privado de sono, seu tempo de reação diminui, o que significa que você não pode tomar decisões rápidas e reagir adequadamente em diferentes situações.

Sua Memória Sofre: Toda a sua capacidade de pensar claramente é afetada quando você não dormiu bem. Você terá problemas para manter memórias, processar informações e tomar decisões.

Além disso, suas emoções serão aumentadas, tornando você menos capaz de lidar com situações adversas. Isso torna mais importante dormir bem a noite antes de importantes eventos de trabalho!

Enfraquece Seu sistema Imunológico: Quando você dorme, seu corpo é capaz de se recuperar, e é durante o sono que seu sistema imunológico produz substâncias protetoras como citoquinas, de acordo com a Healthline .

Essas substâncias combatem invasores estrangeiros, como bactérias e vírus. Eles também o ajudam a dormir, dando assim ao seu sistema imunológico mais tempo e energia para combater a doença. Se você está privado de sono, você ficará doente com mais freqüência e demorará mais para se recuperar sendo um dos piores problemas causados por dormir muito pouco.

Aumenta o Risco de Câncer: Alguns estudos vêm investigando a relação entre o câncer e o sono. Foram encontradas evidências de que não dormir o suficiente pode aumentar o risco de alguns tipos desta terrível doença, como o câncer colorretal, já que os pólipos costumam aparecer com mais frequência em pessoas que dormem menos de 6 horas por noite regularmente.

Também foram encontradas possíveis associações da falta de sono com o risco de desenvolvimento do câncer de mama.

Reduz a Longevidade: Pode até parecer um pouco radical, mas um estudo relacionando a mortalidade e as horas de sono dormidas por noite identificou que, em média, pessoas que dormem pouco (menos de 6 horas por dia) costumam morrer antes do que quem dorme cerca de 7 horas por noite, independentemente de qual for a causa.

Este último efeito devastador provavelmente está muito relacionado com o fato de que a falta de sono aumenta o risco de diversas doenças, e pode causar todos os efeitos terríveis que e os problemas causados por dormir muito pouco, anteriormente.

Por isso, a partir de hoje, dedique um esforço extra para dormir bem durante a noite, já que estas horas extras de sono podem ser fundamentais para a saúde e o bem estar físico e mental.

Alterações na Menstruação: As alterações na menstruação, segundo estudos realizados, podem acontecer devido a poucas horas de sono. Se anda com alterações menstruais e não sabe a razão, e isso a deixa preocupada, procure dormir o número de horas adequado a si para ajudar a regularizar os seus ciclos de menstruação.

Aumento do Risco de Diabetes: A falta de sono pode ser um dos fatores determinantes para o risco de desenvolver o diabetes do tipo II. Isso ocorre, pois esta condição aumenta a resistência à insulina, fazendo com que o organismo não consiga usá-la de forma adequada.

Além disso, quando estamos cansados e com sono, temos uma tendência a comer mais, principalmente alimentos ricos em açúcar que podem aumentar seu nível no sangue.

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