Os 6 Passos Para Uma Reeducação Alimentar Correta

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dicas de Saúde

Os Passos Para Uma Reeducação Alimentar Correta consiste em adotar uma técnica capaz de auxiliar no emagrecimento saudável. Além disso, já pensou em aderir á adotar uma técnica capaz de auxiliar no emagrecimento para emagrecer com saúde e proteger o organismo? Muitas pessoas, quando estão insatisfeitas com o seu próprio corpo, acabam seguindo as mais variadas dietas – inclusive algumas que comprometem a saúde – para derrubar os ponteiros da balança.

Entretanto, é possível adotar uma técnica capaz de auxiliar no emagrecimento: a Reeducação Alimentar. Esse método consiste em um processo de transformação e mudanças favoráveis a hábitos alimentares saudáveis, mas sem esquecer a individualidade e o prazer em comer bem.

reeducação alimentarVantagens Para Todo o Corpo: Quando a pessoa passa a se preocupar com os alimentos que são consumidos, não é só a estética que é favorecida, uma vez que os ingredientes que fazem parte do cardápio são mais saudáveis e, com isso, fornecem uma gama de nutrientes e de vitaminas, beneficiando todo o organismo.

Assim, problemas decorrentes do excesso de peso, como Diabetes e Colesterol alto, são prevenidos, ao passo em que a silhueta também fica mais definida. Além do emagrecimento, a Reeducação Alimentar transmite conhecimento para levar por toda a vida, ensina hábitos alimentares mais saudáveis e contribui para a prevenção de doenças crônicas.

Quer descobrir algumas maneiras simples e eficazes para facilitar o processo de Reeducação Alimentar? Então, confira Os 6 Passos Para Uma Reeducação Alimentar Correta:

Período em Jejum: Você já ouviu aquela história de que é preciso comer a cada três horas? Isso é indicado pelos especialistas não só pelo fato de a ingestão aumentar o metabolismo pelo processo de digestão, mas também para a pessoa não chegar á próxima refeição com fome em excesso.

Cores á mesa: O ideal é sempre variar os tipos de alimentos que irá consumir. Ou seja, deixar o prato colorido. Dessa forma, tenha sempre nas refeições legumes e verduras variadas, sempre associadas a alimentos integrais. Por exemplo: monte seu prato com salada de Alface, Tomate e Cenoura, acompanhada de arroz integral e um filé de frango grelhado.

Atenção aos Rótulos: Essa atitude simples permite verificar o que está sendo consumido, já que os rótulos contêm a propriedades nutricionais dos produtos e, com isso, é possível fazer uma dieta balanceada. No rótulo, devem constar o valor energético e a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras. Fibras e sódio do alimento. Já os dados sobre as vitaminas são opcionais.

Jantar Leve: É importante comer de forma equilibrada em todas as refeições, porém nossa demanda calórica é maior durante o dia do que a noite. Além disso, ao anoitecer, nosso metabolismo desacelera, necessitando de menos calorias. Exatamente por isso, á noite precisamos de uma oferta menor de alimentos e calorias.

Opção mais Saudável: Se você tem muita vontade de comer algo adocicado após as principais refeições, uma boa solução é trocar os doces ricos em açúcar por frutas ou gelatina sem açúcar. Dessa forma, a ingestão calórica torna-se menor, contribuindo com a perda de peso.

Longe da Televisão: Um dos hábitos que contribui para que o consumo de alimentos seja maior do que o necessário é não prestar atenção ao que está sendo ingerido. Por isso, opte por fazer suas refeições á mesa, sem distrações como a televisão ou o celular.

Dieta x Reeducação: Ambos os processos têm como principal objetivo a redução do peso. Contudo, eles são completamente diferentes. Enquanto a Reeducação Alimentar é um processo gradual de construção de novos hábitos alimentares e de conscientização do que faz bem e mal ao organismo (com o objetivo de adquirir uma alimentação mais saudável), a dieta não provoca a mudança de comportamento, pois as pessoas apenas incluem e excluem alguns alimentos temporariamente de seu cotidiano, mas quando terminam ou desistem da dieta, voltam aos antigos hábitos.

Tenha Paciência: É importante dizer que não é do dia para noite que a pessoa vai conseguir o resultado desejado, ou seja, é preciso ter paciência. É uma luta diária contra a balança, sendo que a paciência é fundamental para não desanimar e para conseguir alcançar o objetivo. Aliadas á alimentação balanceada, a persistência e a disciplina contribuem para superar os desafios.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dicas de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

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