Início » Nutrição » Frutas » Pêssego: 7 benefícios da fruta e possíveis (efeitos colaterais)

Pêssego: 7 benefícios da fruta e possíveis (efeitos colaterais)

benefícios do pessego

Os benefícios do pêssego são bastante variados pois esta possui um enorme quantidade de nutrientes que são de suma importância para o corpo. Eles são lanche perfeito, não apenas por seu sabor delicioso, como também pelo seus benefícios a nossa saúde.

Essas apreciadas frutas são excelentes fontes de ferro, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina C e muitas substâncias que combatem o câncer. Podem ser consumidas cruas, em salada de frutas, em vitaminas, frapês, sorvetes e também em deliciosos bolos, tortas e pavês.

pessego
pêssego

Você não imagina quantas qualidades essa fruta contém! Ótima para ajudar a perder peso, essencial para manter a pressão arterial equilibrada e pode até auxiliar na prevenção do câncer. Você definitivamente vai querer incluir esta fruta na sua dieta após saber que é tão saudável!

Valor nutricional:

A fruta é rica em vitamina C e pró-vitamina A. É também uma fruta com boa quantidade de fibras, pois a cada 100 gramas desta fruta, encontra-se 1,5 gramas de fibras. O fruto também apresenta boas quantidades de oligoelementos, tais como: potássio, ferro, fósforo, magnésio, zinco e cálcio.

O pêssego é uma fruta muito suculenta, pois quase 90% de seu peso é composto por água. Além das vitaminas C e A, o Pêssego também apresenta vitaminas do Complexo B (B1, B2, B3,B5, B6, B9 e B12), além das vitaminas K e E.

Benefícios do pêssego para saúde:

1. Proteção da sua visão:

Você sabia que estas frutas ajudam a melhorar a visão? Os betacarotenos encontrados na fruta protegem a retina dos radicais livres que danificam as células e minimizam os riscos de degeneração macular. Os carotenoides previnem doenças dos olhos, como cegueira noturna e cataratas.

2. Contra anemia:

Pessoas que sofrem de deficiência de ferro podem obter muitos benefícios consumindo Pêssegos. Essas frutas aumentam a produção de hemoglobina no sangue, que combate a fadiga e a sonolência, dois conhecidos sintomas da carência de ácido fólico (ferro).

3. Redução de inflamações:

Esta fruta ajudam a prevenir os sintomas de vermelhidão, inchaço e desconforto nas articulações, pois contêm altos teores de componentes anti-inflamatórios.

benefícios do pessego
benefícios do pêssego

4. Manter os dentes saudáveis:

Estes frutos são ricos em flúor, que é um componente vital para ossos e dentes saudáveis. Também atua na prevenção das cáries, podendo até evitar uma visita ao dentista! Pêssegos contêm também açúcar natural, que são substitutos bem mais saudáveis para guloseimas doces.

5. Saúde óssea:

Estas frutas deliciosas ajudam a tratar de problemas com os ossos e articulações, tais como reumatismo e gota, devido aos altos níveis de vitamina A. Combinados com gengibre, proporcionam um remédio natural para aliviar dores e desconfortos nas articulações.

6. Ajudar a perder peso:

Esta fruta deveria ser parte da dieta de muita gente, pois são ótimas fontes de vitamina C e contêm apenas 68 calorias! Deixe de lado as guloseimas açucaradas e prefira um delicioso Pêssego. Você pode cortar em fatias e misturar com aveia, iogurte ou saladas, para dar um toque de sabor interessante.

7. Saúde da pele: 

Eles contêm altos níveis de vitaminas A e C, que são essenciais para a manutenção da saúde da pele. A vitamina C atua como um poderoso antioxidante combatendo os radicais livres, enquanto a vitamina A tem ação hidratante. Você pode até esfregar a fruta no seu rosto para aliviar rugas e olheiras.

Efeitos colaterais: 

Mesmo protegendo contra alguns tipos de cânceres, um estudo afirma que frutas ou vegetais laranja/amarelo podem aumentar o risco de câncer colorretal em homens.

Além disso, os pêssegos contêm açúcares fermentáveis ​​mal absorvidos e são incompletamente absorvidos no intestino delgado.

Em vez disso, são fermentados no intestino grosso, onde liberam gás. E, portanto, causando inchaço. Você deve comer esta fruta com moderação se você é propenso a problemas abdominais. A fruta contêm salicilatos, o que pode causar uma reação alérgica em alguns indivíduos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.