Início » Nutrição » Fava: O que é? benefícios e malefícios, como usar (com receitas)

Fava: O que é? benefícios e malefícios, como usar (com receitas)

Fava é considerada uma das leguminosas mais antigas cultivadas no mundo. A Fava é muito consumida nos Estados Unidos, como ingrediente principal do prato típico succotash, uma delícia misturada com milho, mas a origem da Fava não é americana, pode acreditar.

Fava nasce dentro de uma vagem e, além de ser ideal para compor diversas receitas culinárias, a Fava também oferece inúmeros benefícios ao corpo, já que é rica em propriedades medicinais. A Fava é livre de gorduras saturadas, tornando-se uma boa iguaria para ser apreciada juntamente com muitos outros benefícios.

O que são favas?

‌A fava é um tipo de leguminosa. Leguminosas (também conhecidas como leguminosas) são vegetais que crescem dentro das vagens, embora nem sempre você possa comê-las. Leguminosas comuns incluem amendoim, feijão e lentilhas.

A fava foi cultivada pela primeira vez há milhares de anos no Oriente Médio e no sudoeste da Ásia. Eles podem crescer em muitos lugares diferentes ao redor do mundo. Eles são um alimento básico na culinária de todas as culturas, desde pratos chineses até pratos sul-americanos.

Valor Nutricional da Fava:

  • Calorias 38,5 kcal;
  • Carboidratos 6,88 g;
  • Proteínas 2,66 g;
  • Gorduras totais 0,14 g;
  • Gorduras saturadas 0,02 g;
  • Fibra alimentar 1,89 g;
  • Sódio 1,75 mg.
  • Cobre
  • Fósforo
  • Magnésio
  • Ferro
  • Potássio
  • Tiamina (vitamina B1)
  • Zinco
  • Vitamina K
  • Riboflavina (vitamina B2)

Quais são os benefícios da fava?

benefícios da fava

A seguir veja os principais benefícios da fava para saúde são:

1. Melhorar a saúde do coração

Estudos sugerem que a ingestão de Fibra solúvel da Fava podem ajudar a manter os níveis de colesterol, bem como manter sobre controle o nível de gordura nas artérias, prevenindo assim, doenças cardiovasculares.

2. Ótimo para gestantes

A Fava é rica de muitas propriedades benéficas para as gestantes. Durante o período de gestação e lactação, as mulheres precisam de uma quantidade maior de cálcio e Ferro do que o habitual. Nesse caso, a Fava, com o seu rico teor de cálcio e Ferro, pode facilmente encontrar uma certa percentagem da necessidade global do elemento.

3. Combater a depressão

Graças às boas quantidades do aminoácido dopamina presentes em sua composição, a Fava pode ajudar melhorar o sistema nervoso e combater a depressão e a ansiedade.

4. Controlar o Apetite

Com alta concentração de fibras e proteínas da Fava ajuda a aumentar a sensação de saciedade no estômago, o que o torna ideal para quem está em uma dieta de emagrecimento.

5. Tratar o mal de parkinson

A Fava é um alimento rico em levodopa, uma substância química que você pode encontrar em remédios usados para tratar a doença de Parkinson.

6. Fortalecer o sistema nervoso

A Fava é carregada com nutrientes em abundância. Além disso, a Fava é um tesouro de minerais variados e vitaminas. Algumas dessas propriedades são essenciais para fortalecer o sistema nervoso central.

7. Boa para digestão

A Fava possui propriedades diuréticas, o que faz da Fava um bom estimulo a digestão e melhora o funcionamento do intestino.

8. Regular a pressão arterial

A Fava ajuda a controlar a pressão arterial, pois suas propriedades desobstruem o fluxo sanguíneo, estabilizando a frequência cardíaca.

9. Prevenir a anemia

Devido a grande quantidade de Ferro contido na Fava, a Fava previne a anemia.

10. Contra o envelhecimento precoce

A natureza antioxidante da Vitamina C presente na Fava ajuda a eliminar os radicais livres, os quais, quando deixado desarreados, induzem os danos oxidativos. Estes danos oxidativos provocam ainda mais o aparecimento dos sinais de envelhecimento precoce.

11. Prevenir a constipação

As propriedades diuréticas da Fava previnem a constipaçãodevido ao seu alto teor de fibras solúveis, esses benefícios se fortalecem ainda mais.

12. Contra diabetes

Estudos sugerem que a ingestão de Fibra solúvel e o grande teor de ferro presente na Fava, ajudam a manter sob controle o açúcar no sangue.

13. Boa fonte de fibra

A fava é uma excelente fonte de fibra alimentar, essencial para promover a regularidade e prevenir a prisão de ventre. A fibra solúvel da fava também ajuda a reduzir os níveis de colesterol, ligando-se aos ácidos biliares e evitando sua reabsorção na corrente sanguínea. Isso pode levar a uma diminuição no risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Como cozinhar favas

Se você tiver a sorte de encontrar favas frescas, elas precisarão ser descascadas antes de cozinhar.

  • Se ainda estiverem nas vagens, é necessário descascá-los para obter os grãos.
  • Para remover a casca, escalde as favas frescas em água fervente por um ou dois minutos até que a casca se solte.
  • Em seguida, retire os grãos da casca usando os dedos ou uma faca pequena.
  • As favas frescas levarão apenas alguns minutos para cozinhar, pois o processo de branqueamento as cozinhou parcialmente.
  • Cozinhe a fava por dois ou três minutos ou até ficar macio.
  • Escorra a fava cozida em uma peneira ou peneira.
  • Lave a fava com água fria para interromper o cozimento.
  • Desfrute das suas favas cozidas com um pouco de tempero e azeite, ou adicione-as à sua receita favorita!

Efeitos colaterais da fava

Desordem digestiva. Leguminosas, as favas costumam causar inchaço e gases. Isso é normal e acontece devido à maneira como seu corpo os digere. Esses problemas digestivos podem ser desconfortáveis.

Para evitar o inchaço, tente introduzir favas em sua dieta gradualmente, em vez de comer muito de uma vez. Isso pode reduzir a passagem de gases e o inchaço.

Favismo. A fava pode causar falta de ar, aumentar a frequência cardíaca e outros sintomas em pessoas com o distúrbio genético G6PD. Essa reação é chamada de favismo e geralmente não representa risco de vida. As crianças correm maior risco de apresentar sintomas graves de favismo. ‌

Muitas pessoas com G6PD não sabem que a têm. Se você não tiver certeza se obterá favismo ao comer favas, converse com seu médico. Você pode fazer um teste para ver se tem G6PD.

Bibliografia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9025908/

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.