Início » Nutrição » Óleos Medicinais » 6 óleos essenciais para tratar inflamação e dor!

6 óleos essenciais para tratar inflamação e dor!

óleos essenciais para tratar inflamação e dor

Os óleos essenciais para tratar inflamação e dor, pois caso tenha artrite, saiba que você não está sozinho. Cerca de 54,4 milhões de adultos com idade superior a 18 têm este problema. Ele é caracterizado pela inflamação das articulações, que pode causar muita dor e inchaço. Esta doença crônica também se torna mais prevalente com a idade.

Lidar com isso é um trabalho vitalício, pois realizar atividades cotidianas torna-se complicado. Claro, sempre que dê tome medicamentos contra a dor. Mas, muitos deles têm efeitos colaterais e riscos. Para um remédio mais natural, confira esses seis óleos essenciais para inflamação.

óleos essenciais para tratar inflamação e dor
óleos essenciais para tratar inflamação e dor

6 óleos essenciais para tratar inflamação e dor:

1. Óleo essencial de gengibre: 

Não é nenhuma surpresa que o gengibre na forma de óleo essencial tenha incríveis propriedades anti-inflamatórias. Um estudo mostrou que o gengibre possui terpenos, que são compostos de plantas com efeitos fitotrogênicos. Isso significa que eles se comportam como hormônios, mesmo que não sejam produzidos pelo sistema endócrino.

Graças a este mecanismo, os terpenos impedem a inflamação crônica nas articulações. Mas, até mesmo o perfume do gengibre fornece alívio, tornando o óleo essencial um dos melhores remédios para a inflamação.

2. Óleo essencial de manjericão:

Você pode se surpreender ao saber que o manjericão não é apenas para cozinhar. Como um óleo essencial, o manjericão pode proporcionar alívio à dor devido à inflamação da artrite. Ele reduz o inchaço, mesmo que seja de um problema crônico.

Como o manjericão tem um aroma de terra, funciona bem com os óleos rejuvenescedores. Bergamota, gengibre e limão são opções mais preferida.

3. Óleo essencial de jujuba:

Jujuba, ou a tâmara chinesa, é conhecida por suas poderosas propriedades antioxidantes. Mas quando as sementes são usadas para fazer um óleo essencial, a jujuba também pode aliviar a inflamação e a dor na pele. Isso pode fazer com que se sinta melhor quando há desconforto.

4. Óleo essencial de hortelã pimenta:

O efeito de resfriamento do óleo de hortelã pimenta é incrível nas articulações inflamadas. Pode ser exatamente o que precisa para curar a artrite. Como sempre, dilua o óleo para evitar irritação da pele.

Caso prefira a aromaterapia, o óleo essencial de hortelã pimenta também pode lhe ajudar. Foi comprovado que reduz a dor e alivia a depressão em pacientes com artrite, especialmente quando combinados com outros óleos como lavanda e alecrim.

5. Óleo essencial de noz-moscada:

Como o manjericão, o óleo de noz moscada geralmente está associado a alimentos deliciosos. Mas seu aroma quente e picante pode ajudar na redução da inflamação das articulações e a dor também. Este óleo essencial tem um efeito analgésico, o que significa que alivia a dor quando aplicado na pele. Pode até aliviar as queixas comuns da artrite, como calor e inchaço.

6. Óleo essencial de alecrim:

O alecrim é outra erva perfumada que é comumente usada na culinária. O óleo essencial desta planta também tem grandes benefícios anti-inflamatórios. Quando aplicado na pele, o alecrim alivia a dor e a inflamação da artrite. Ele revitaliza essencialmente os membros entorpecidos.

Como usar:

Agora que você sabe quais óleos essenciais são anti-inflamatórios, é hora de fazer sua própria esfregante para artrite. Basta diluir 5 a 10 gotas de óleos essenciais em 1 colher de sopa de óleo base. As opções ideais são azeite, amêndoa e abacate.

Os óleos essenciais diluentes são extremamente importantes. Eles são feitos em altas concentrações, portanto, são perfeitos para evitar o risco de irritação da pele.

Para aplicar, simplesmente esfregue a mistura nas juntas afetadas.

Caso prefira a aromaterapia, adicione os óleos em um difusor ou aquecedor. Você também pode dar uma cheira rápida na garrafa.

Notas de segurança:

Antes de aplicar um óleo em seu corpo, faça um teste de remendo. Esta medida é essencial para verificar se você é alérgico a um óleo. Caso tenha, pare de usá-lo imediatamente.

As mulheres que estão grávidas e em amamentação devem evitar a utilização desses óleos na pele. Eles podem prejudicar o bebê, então fale com o seu médico primeiramente.

Muitos óleos essenciais são fototóxicos. Isso significa que eles causam irritação após a exposição ao sol. Sua melhor aposta é aplicar esses óleos à noite, antes da hora de dormir.

O uso de óleos essenciais para inflamação é apenas uma parte do controle para artrite.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.