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Enxofre: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar!

Enxofre: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dicas de Saúde

Enxofre: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar!
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Enxofre: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar que todos devem conhecer. Além disso, o enxofre é um elemento que você normalmente não associa à comida. É algo que você associa com fósforos ou maus cheiros. Mas ele não é encontrado apenas em vários alimentos; também é bom para você. Ele é um dos minerais mais abundantes no corpo humano.

Enxofre: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar

Enxofre: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar

Na verdade, é o terceiro mais comum quando se baseia na porcentagem do peso corporal total. Quase metade dos suprimentos de enxofre do corpo são encontrados na pele, músculos e ossos, mas desempenha um papel vital em inúmeras funções corporais.

O que é Enxofre:

O enxofre, do sânscrito, sulvere, em latim é o enxofre, é um elemento que, na tabela periódica, tem símbolo S e número atômico 16; Sua forma mais conhecida e comum é a cristalina com uma cor amarela intensa. É um mineral presente na forma de sulfetos e sulfatos em muitos outros minerais, e é frequentemente encontrado puro, em seu estado nativo, em regiões com vulcões ativos e fontes termais. É um elemento essencial para todos os seres vivos.

Para que Serve:

O enxofre puro tem muitas funções, especialmente no ciclo de vida, pois é um nutriente secundário essencial para criar as cadeias de proteínas que contêm todas as formas de vida. Em seu estado puro, é usado na medicina para tratar infecções e problemas de pele.

Algumas das coisas para que ele serve são:

Benefícios do Enxofre Para Saúde:

Enxofre: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar

Enxofre: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar

  • Melhora a função do fígado e contribuir para a limpeza natural do corpo.
  • Alivia a dor causada por doenças reumáticas.
  • Regula os níveis de glicose no sangue.
  • Melhora a função digestiva.
  • Colabora na oxigenação cerebral.
  • Regula o sistema nervoso.
  • Melhora o metabolismo de gorduras e carboidratos.
  • Promove a formação de queratina e colágeno, que melhoram a firmeza e a elasticidade da pele.
  • Ajuda a eliminar toxinas que se acumulam na pele.
  • Acalma o eczema e alergias da pele.
  • Combate bactérias e fungos.
  • Reduz acne.
  • Uniformiza a pigmentação da pele.
  • Fortalece as unhas e cabelos.
  • Ajuda o fígado na secreção de bile sendo muito importante para uma boa digestão.
  • Pode aliviar a dor na artrite e fibromialgia.
  • É muito necessário regular os níveis de açúcar ou glicose no sangue (intervém na síntese de insulina).
  • Ajuda a melhorar a qualidade do cabelo, unhas e pele, uma vez que favorece a síntese de queratina e colágeno.
  • Promove a purificação de toxinas pelo fígado ser especialmente benéfica para a pele e casos, tais como a psoríase, eczema, acne, dermatite, etc.
  • Facilita a nutrição das células e a eliminação de seus resíduos.

Exigência Diária de Enxofre:

Nosso corpo pode atender às necessidades de enxofre com cerca de 850 mg por dia. Não há necessidade diária recomendada e é facilmente absorvido pela alimentação. Em alguns casos, suplementos são recomendados.

Alimentos Ricos em Enxofre:

Em média, uma pessoa toma cerca de 900 mg, por dia, na forma de proteínas.

O alimento mais rico é o ovo. Em muitas áreas, o solo é deficiente em enxofre, de modo que os vegetais podem ter diferentes conteúdos. A agricultura química reduz o enxofre do solo.

A família das crucíferas contém substâncias que contêm enxofre conhecidas como “isotiocianatos”, poderosos anti-tumores. Estes alimentos incluem brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas, rabanete, agrião e repolho verde. Uma dieta pobre em proteínas e ovos pode causar uma deficiência de enxofre .

Ele está presente em maior quantidade nos alimentos de origem animal, tais como:

  • carne
  • peixe
  • ovos
  • leite
  • queijo

Entre os alimentos de origem vegetal são:

Contraindicações:

Enxofre: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar

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Se a dosagem não for alta, ele não é perigoso para a saúde, e sim para o tratamento de doenças da pele e do cabelo. A ingestão excessiva pode causar intoxicação. Muitos compostos e derivados de enxofre são extremamente nocivos, tanto para o meio ambiente como para os seres humanos.

Os efeitos secundários causados por uma deficiência ou excesso de enxofre são raros.

A sua falta no corpo pode causar:

  • perda de tom de pele
  • dor nas articulações
  • irritabilidade
  • insônia

Já o excesso pode causar perda de cálcio nos ossos, isso acontece porque o enxofre neutraliza a absorção de cálcio.

Possíveis Efeitos Colaterais:

  • Distúrbios intestinais
  • Transtornos mentais
  • Intoxicação
  • Irritação pulmonar
  • Irritação na pele
  • Problemas de fígado e rim
  • Problemas reprodutivos (especialmente devido à contaminação por enxofre)

Não é aconselhável consumir enxofre puro, nem nenhum de seus derivados sem a supervisão de um médico, nem em mulheres grávidas nem em bebês.

Obs: Este artigo é apenas educacional e não complementa a opinião médica profissional. Consulte um médico.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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