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Enxofre – Alimentos, benefícios, para que serve e como usar!

benefícios do enxofre para saúde

O enxofre é um elemento que você normalmente não associa à comida. É algo que você associa com fósforos ou maus cheiros. Mas ele não é encontrado apenas em vários alimentos; também é bom para você. Ele é um dos minerais mais abundantes no corpo humano.

o que é enxofre?
o que é enxofre?

Na verdade, é o terceiro mais comum quando se baseia na porcentagem do peso corporal total. Quase metade dos suprimentos de enxofre do corpo são encontrados na pele, músculos e ossos, mas desempenha um papel vital em inúmeras funções corporais.

O que é enxofre?

O enxofre, do sânscrito, sulvere, em latim é o enxofre, é um elemento que, na tabela periódica, tem símbolo S e número atômico 16; Sua forma mais conhecida e comum é a cristalina com uma cor amarela intensa. É um mineral presente na forma de sulfetos e sulfatos em muitos outros minerais, e é frequentemente encontrado puro, em seu estado nativo, em regiões com vulcões ativos e fontes termais. É um elemento essencial para todos os seres vivos.

Para que serve?

O enxofre puro tem muitas funções, especialmente no ciclo de vida, pois é um nutriente secundário essencial para criar as cadeias de proteínas que contêm todas as formas de vida. Em seu estado puro, é usado na medicina para tratar infecções e problemas de pele.

Algumas das coisas para que ele serve são:

  1. Acne
  2. Seborreia
  3. Urticária
  4. Fungos ​​em animais e plantas
  5. Infecções da pele
  6. Pele oleosa
  7. Caspa
  8. Fungos no cabelo
  9. Queda de cabelo
  10. Unhas quebradiças
  11. Envelhecimento Precoce
  12. Problemas comuns
  13. Para sintetizar colágeno
  14. Problemas intestinais
  15. Calvície
  16. Cabelo frágil
  17. Adubo para plantas
  18. Inseticida

Benefícios do enxofre para saúde:

benefícios do enxofre para saúde
benefícios do enxofre para saúde
  1. Melhora a função do fígado e contribuir para a limpeza natural do corpo.
  2. Alivia a dor causada por doenças reumáticas.
  3. Regula os níveis de glicose no sangue.
  4. Melhora a função digestiva.
  5. Colabora na oxigenação cerebral.
  6. Regula o sistema nervoso.
  7. Melhora o metabolismo de gorduras e carboidratos.
  8. Promove a formação de queratina e colágeno, que melhoram a firmeza e a elasticidade da pele.
  9. Ajuda a eliminar toxinas que se acumulam na pele.
  10. Acalma o eczema e alergias da pele.
  11. Combate bactérias e fungos.
  12. Reduz acne.
  13. Uniformiza a pigmentação da pele.
  14. Fortalece as unhas e cabelos.
  15. Ajuda o fígado na secreção de bile sendo muito importante para uma boa digestão.
  16. Pode aliviar a dor na artrite e fibromialgia.
  17. É muito necessário regular os níveis de açúcar ou glicose no sangue (intervém na síntese de insulina).
  18. Ajuda a melhorar a qualidade do cabelo, unhas e pele, uma vez que favorece a síntese de queratina e colágeno.
  19. Promove a purificação de toxinas pelo fígado ser especialmente benéfica para a pele e casos, tais como a psoríase, eczema, acne, dermatite, etc.
  20. Facilita a nutrição das células e a eliminação de seus resíduos.

Exigência diária de enxofre:

Nosso corpo pode atender às necessidades de enxofre com cerca de 850 mg por dia. Não há necessidade diária recomendada e é facilmente absorvido pela alimentação. Em alguns casos, suplementos são recomendados.

Alimentos ricos em enxofre:

Em média, uma pessoa toma cerca de 900 mg, por dia, na forma de proteínas.

O alimento mais rico é o ovo. Em muitas áreas, o solo é deficiente em enxofre, de modo que os vegetais podem ter diferentes conteúdos. A agricultura química reduz o enxofre do solo.

A família das crucíferas contém substâncias que contêm enxofre conhecidas como “isotiocianatos”, poderosos anti-tumores. Estes alimentos incluem brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas, rabanete, agrião e repolho verde. Uma dieta pobre em proteínas e ovos pode causar uma deficiência de enxofre .

Ele está presente em maior quantidade nos alimentos de origem animal, tais como:

  1. carne
  2. peixe
  3. ovos
  4. leite
  5. queijo

Entre os alimentos de origem vegetal são:

  1. alho
  2. cebola
  3. brócolis
  4. Cebolinha
  5. repolhos
  6. legumes
  7. aspargos
  8. Germe de trigo
  9. erva doce
  10. alho-poró

Contraindicações:

possíveis efeitos colaterais
possíveis efeitos colaterais

Se a dosagem não for alta, ele não é perigoso para a saúde, e sim para o tratamento de doenças da pele e do cabelo. A ingestão excessiva pode causar intoxicação. Muitos compostos e derivados de enxofre são extremamente nocivos, tanto para o meio ambiente como para os seres humanos.

Os efeitos secundários causados por uma deficiência ou excesso de enxofre são raros.

A sua falta no corpo pode causar:

  1. perda de tom de pele
  2. dor nas articulações
  3. irritabilidade
  4. insônia

Já o excesso pode causar perda de cálcio nos ossos, isso acontece porque o enxofre neutraliza a absorção de cálcio.

Possíveis efeitos colaterais:

  1. Distúrbios intestinais
  2. Transtornos mentais
  3. Intoxicação
  4. Irritação pulmonar
  5. Irritação na pele
  6. Problemas de fígado e rim
  7. Problemas reprodutivos (especialmente devido à contaminação por enxofre)

Não é aconselhável consumir enxofre puro, nem nenhum de seus derivados sem a supervisão de um médico, nem em mulheres grávidas nem em bebês.

Obs: Este artigo é apenas educacional e não complementa a opinião médica profissional. Consulte um médico.

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Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

1 comentário

  • […] alimentos que causam mau hálito que você precisa saber, pois estes alimentos que contêm enxofre, grandes quantidades de fibras, proteínas, carboidratos e açúcar contribuem para o crescimento […]

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