Dicas de Saúde Leandro Almeida

Dieta Slow Carb: Funciona? Cardápio e Benefícios!

Dieta Slow Carb: Funciona? Cardápio e Benefícios que muitos desconhecem. Além disso, a Dieta Slow Carb é nada menos que a dieta de carboidratos lentos, a dieta de carboidratos lentos foi criada em 2010 por Timothy Ferriss, autor do livro The 4-Hour Body .

Ferriss alega que é eficaz para perda rápida de peso e sugere que é possível perder gordura corporal otimizando qualquer um desses três fatores: dieta, exercício ou regime de suplemento. Como a dieta cetogênica , a dieta de carboidratos lentos (Dieta Slow Carb) é baseada em uma ingestão muito baixa de carboidratos.

Dieta Slow Carb

O plano é baseado em cinco regras fundamentais que ditam os fundamentos da dieta. Em geral, envolve consumir uma lista limitada de alimentos por seis dias consecutivos, com um dia livre uma vez por semana. Este artigo descreve tudo o que você precisa saber sobre a Dieta Slow Carb.

O que é a Dieta Slow Carb:

A Dieta Slow Carb é baseada em cinco regras, que o autor afirma serem fáceis de seguir. A facilidade da Dieta Slow Carb baseia-se no princípio da dose mínima eficaz (MED). Este conceito é definido como “a menor dose que produzirá o resultado desejado”. Em outras palavras, trata-se de obter o máximo de resultados, fazendo a quantidade mínima de trabalho.

Portanto, a Dieta Slow Carb se concentra em seguir um punhado de diretrizes que prometem ajudar o corpo a maximizar sua capacidade de queimar gordura e perder peso. Enquanto segue a dieta, você só pode comer de uma lista de alimentos permitidos por seis dias consecutivos.

Então, você tem um dia por semana quando pode comer o que quiser. Durante os dias de dieta, você deve limitar-se a quatro refeições por dia e evitar consumir carboidratos refinados, frutas ou bebidas de alto teor calórico. A Dieta Slow Carb apenas incorpora cinco grupos principais de alimentos: proteína animal, vegetais, legumes, gorduras e temperos.

Cada refeição consiste no quanto você deseja dos três primeiros grupos de alimentos, além de pequenas quantidades dos dois últimos. Além disso, o plano sugere tomar suplementos dietéticos para ajudar a melhorar o processo de perda de peso. No entanto, isso não é obrigatório.

Como a dieta cetogênica, a dieta de carboidratos lentos (Dieta Slow Carb) parece basear-se na premissa de que comer muita proteína e muito poucos carboidratos poderiam ajudar na perda de peso aumentando a quebra de gordura como energia, aumentando a sensação de saciedade e reduzindo as reservas de gordura.

Diferença Entre a Dieta Low-Carb X Dieta Slow Carb:

Mais que uma pergunta que sempre recebo, a confusão entre low-carb e Slow carb é muito comum. Felizmente os nomes parecidos representam dietas igualmente boas e os resultados de quem segue tanto uma quanto a outra deve ser satisfatório a longo prazo. Nesse pequeno artigo quero esclarecer as diferenças entre elas, explicando rapidamente como funcionam:

Dieta Slow Carb:

A Dieta Slow Carb foi elaborada pelo americano Tim Ferriss e publicada inicialmente em seu best-seller “4 Horas Para O Corpo”. Sua filosofia é ser uma dieta simples, com poucas regras e um dia do lixo, tendo por objetivo aumentar a aderência das pessoas a longo prazo (ou seja, diminuir o índice de desistência de quem inicia a Slow Carb).

Ao contrário da low-carb, a Dieta Slow Carb não tem restrição a leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, etc), porém leite e seus derivados não são permitidos.

Seu nome, “Slow Carb”, vem justamente do fato de permitir alimentos, que apesar de possuírem considerável quantidade de carboidratos, apresentam baixo índice glicêmico, ou seja, são absorvidos lentamente (dai o “slow”) sem gerar pico de insulina.

Uma outra diferença marcante é a presença do dia do lixo uma vez nada semana. Esse é um fator capaz de gerar alívio psicológico em seus praticantes, aumentando sua aderência. Também é uma boa forma de ajudar na regulação hormonal.

Este estilo de alimentação, seguido à risca, por pessoas sem problemas de saúde (como diabetes ou síndrome do intestino irritável) promoveu emagrecimento em 84% dos casos estudados – observados tanto por nós quanto pelo criador da Dieta, Tim Ferriss, em um amostral de mais de 3500 pessoas.

Dieta Low-Carb:

A denominação low-carb (desta vez sem o ‘S’) normalmente se refere a dieta Paleo Low-Carb. A dieta Paleo Low-Carb segue as mesmas diretrizes da dieta Paleo: restringem-se alimentos industrializados, açúcar refinado e o trigo e seus derivados.

Porém, em sua versão low-carb, frutas e raízes, que seriam permitidos, também devem ser evitados, ou seja, os carboidratos devem vir apenas das folhas e legumes. Também vale ressaltar que ela não apresenta dia do lixo e os laticínios devem ser restritos.

Benefícios da Dieta Slow Carb:

A Dieta Slow Carb pode ser relativamente fácil de seguir, já que envolve apenas alguns itens alimentares e tem apenas cinco regras gerais a seguir. Os defensores da Dieta Slow Carb afirmam que evitar alimentos que promovem o armazenamento de gordura é uma maneira eficiente de queimar gordura rapidamente.

A Dieta Slow Carb também inclui algumas técnicas para ajudar a aumentar sua taxa metabólica e capacidade de queima de gordura. Por exemplo, a Dieta Slow Carb recomenda comer um café da manhã rico em proteínas dentro de uma hora de acordar.

Algumas evidências sugerem que comer um café da manhã rico em proteínas pode ajudar na perda de peso, evitando o armazenamento de gordura, aumentando a sensação de plenitude e reduzindo a ingestão de calorias ao longo do dia. Também poderia ajudar a promover melhores níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

A Dieta Slow Carb é semelhante à dieta cetogênica porque requer um consumo muito baixo de carboidratos e um aumento na ingestão de proteínas. Essas dietas forçam o corpo a se adaptar ao uso da gordura como fonte primária de energia, auxiliando, assim, na perda de gordura.

Além disso, dietas ricas em proteínas mostraram aumentar o gasto de energia, conservar a massa corporal magra e evitar a recuperação de peso. Além disso, parece que limitar a variedade de alimentos que são permitidos durante um plano de emagrecimento pode ajudar as pessoas a consumir menos calorias e manter a perda de peso a longo prazo.

A Dieta Slow Carb também evita o consumo de alimentos açucarados . Limitar a ingestão de açúcar, incluindo bebidas açucaradas, pode ajudá-lo a reduzir sua ingestão de calorias e ajudar ainda mais na perda de peso.

Além disso, ter um dia livre por semana no qual a ingestão de calorias é aumentada pode ser benéfico para aumentar a queima de gordura e controlar a fome. Em geral, a Dieta Slow Carb parece ser baseada em técnicas práticas que demonstraram promover a perda de peso e aumentar a queima de gordura e a sensação de saciedade.

Regras da Dieta Slow Carb:

A Dieta Slow Carb é baseada em cinco regras diretas:

Regra nº 1: Evite Carboidratos “Brancos”

Dieta Slow Carb requer evitar carboidratos “brancos”. Estes incluem todos os tipos de carboidratos processados que são feitos de farinha refinada, incluindo macarrão, pão e cereais.

Se você estiver olhando para aumentar a força, você está autorizado a consumir esses alimentos dentro de 30 minutos depois de terminar um treino de resistência. No entanto, se você quiser perder peso, você deve evitar esses alimentos completamente durante os dias de dieta.

Regra nº 2: coma as mesmas refeições várias vezes

O criador da Dieta Slow Carb afirma que, embora existam milhares de alimentos disponíveis, há apenas um punhado de alimentos que não vão causar ganho de peso. A ideia é misturar e combinar os alimentos permitidos de cada grupo de alimentos para construir refeições e repetir essas refeições todos os dias.

Regra nº 3: não beba calorias

A Dieta Slow Carb recomenda beber muita água durante todo o dia. Outras bebidas sugeridas incluem chá sem açúcar, café ou qualquer outra bebida sem calorias. A base desta regra é que as bebidas fornecem pouco ou nenhum valor nutricional. Portanto, a Dieta Slow Carb sugere que você só obtenha suas calorias de alimentos nutritivos, não bebidas.

Regra nº 4: não coma fruta

Mesmo que as frutas sejam tecnicamente parte de uma dieta balanceada, a Dieta Slow Carb sugere que as frutas não ajudam quando você está tentando perder peso. Essa ideia é baseada no fato de que a frutose, o açúcar das frutas, pode atrasar o processo de perda de peso, aumentando os níveis de gordura no sangue e diminuindo a capacidade de queima de gordura.

Regra # 5: Tire um dia de folga por semana

A Dieta Slow Carb permite que você escolha um dia por semana, quando você pode comer o que quiser. Neste dia, você não precisa seguir nenhuma das outras regras. Como tal, este dia de comer qualquer coisa é para você entrar em qualquer comida e bebida que você pode estar desejando, sem medo de ganhar todo o peso de volta.

Cardápio da Dieta Slow Carb:

A Dieta Slow Carb recomenda que você repita suas refeições o máximo possível. A ideia é que desviar-se dos alimentos básicos poderia diminuir suas chances de aderir à dieta e ter sucesso. Aqui estão algumas idéias para as refeições que você pode repetir ou misturar e combinar.

Café da manhã:

  • Dois ovos médios, 1/2 xícara (86 gramas) de feijão preto, 2 colheres de sopa (30 ml) de molho grosso e metade de um abacate
  • Um batido com 30 gramas de proteína em pó e água
  • Três ovos e duas fatias de bacon de peru

Almoço:

  • Salada feita com um abacate, dois ovos cozidos, um tomate de tamanho médio, duas fatias cozidas de bacon e suco de uma fatia de limão
  • Salada de atum com espinafre e qualquer outro vegetal
  • Salada de fajita com guacamole e feijão preto

Jantar:

  • Peixe grelhado, legumes cozidos no vapor e feijão
  • Frango assado, um lado de couve-flor com especiarias e feijão preto
  • Lombo de porco, brócolis e lentilhas

Alimentos que Você Pode Comer na Dieta Slow Carb:

A Dieta Slow Carb é baseada em cinco grupos alimentares: proteínas, legumes, gorduras e especiarias. Dentro desses grupos, a Dieta Slow Carb menciona apenas alguns alimentos permitidos. De acordo com o criador da dieta, quanto mais opções você tiver para escolher, maior a probabilidade de você se desviar da dieta ou desistir. Abaixo está uma lista de alimentos permitidos na Dieta Slow Carb:

Proteína:

  • Clara de ovo com 1 a 2 ovos inteiros
  • Peito de frango ou coxa
  • Carne de vaca, de preferência alimentada com capim
  • Peixe
  • Carne de porco
  • Pó de proteína de soro livre de lactose e sem sabor

Legumes:

Gorduras:

  • Manteiga
  • Azeite para cozinhar a baixa temperatura
  • Óleo de semente de uva ou macadâmia para cozer em fogo alto
  • Nozes como amêndoas
  • Ghi ou Ghee
  • Desnatadeira – livre de produtos lácteos e apenas 1 a 2 colheres de chá (5-10 ml) por dia

Especiarias:

  • Sal
  • Alho sal
  • Sal marinho de trufa branca
  • Ervas

Slow Carb

Alimentos que Você Deve Evitar na Dieta Slow Carb:

A Dieta Slow Carb sugere apenas alguns alimentos que você pode ingerir tanto quanto quiser. No entanto, também descreve alguns alimentos para evitar durante o processo de perda de peso e para sempre. Abaixo estão alguns dos alimentos que esta dieta recomenda que você pare de comer:

1. Frutas:

Como regra número quatro estados, frutas não são permitidas na Dieta Slow Carb. Frutas contêm frutose, um açúcar simples que pode aumentar os níveis de gordura no sangue, de acordo com a Dieta Slow Carb.

Além disso, a Dieta Slow Carb sugere que a frutose pode aumentar a absorção de ferro em seres humanos e diminuir os níveis de outros minerais como o cobre. Portanto, a Dieta Slow Carb recomenda abster-se de comer qualquer fruta ou beber suco de frutas em dias de dieta. No entanto, você ainda pode consumi-los no dia da fraude.

2. Laticínios:

Laticínios não são recomendados na Dieta Slow Carb. Esta Dieta Slow Carb explica que, embora os produtos lácteos tenham um baixo índice glicêmico, eles aumentam os níveis de insulina, o que parece ser prejudicial para a perda de peso.

A Dieta Slow Carb diz que o pico de insulina causado por laticínios é comparável ao do pão branco. Por este motivo, o plano afirma que é melhor evitar laticínios durante os dias de dieta. No entanto, o queijo cottage é permitido na Dieta Slow Carb. O autor da Dieta Slow Carb afirma que contém altos níveis da proteína caseína e níveis mais baixos de lactose do que outros produtos lácteos.

3. Alimentos Fritos:

A Dieta Slow Carb não permite que alimentos fritos sejam consumidos nos dias de Dieta Slow Carb. Alimentos fritos são ocasionalmente cozidos com migalhas de pão, que não são permitidos na Dieta Slow Carb. Além disso, os alimentos fritos são ricos em calorias e, muitas vezes, baixos em valor nutricional.

Desvantagens da Dieta Slow-Carb:

A Dieta Slow Carb não parece ter efeitos colaterais significativos. No entanto, a diminuição da frequência das refeições pode causar falta de energia e aumento do apetite em algumas pessoas. Isso pode ser evitado comendo proteína suficiente em cada refeição e bebendo muita água.

Além disso, como a Dieta Slow Carb recomenda evitar todas as frutas e vegetais, isso pode restringir a ingestão de vitaminas, minerais e outros nutrientes, como os antioxidantes. Da mesma forma, não comer frutas e verduras fibrosas regularmente pode limitar o consumo de fibras , o que pode levar à constipação em algumas pessoas.

Além disso, comer grandes quantidades de proteína animal e limitar os alimentos ricos em carboidratos pode produzir excreção excessiva de água e, possivelmente, prejudicar seu equilíbrio eletrolítico.

Portanto, como a Dieta Slow Carb recomenda, é importante restaurar os níveis de eletrólitos tomando suplementos de cálcio, magnésio e potássio, ou através de alimentos ricos nesses minerais.

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Sobre o autor | Website

Olá, meu nome é Leandro Cardoso de Almeida sou graduado no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 2011 e Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Portugal. Atualmente atendo em consultório particular no Brasil e atuo como editor no site Dicas de Saúde.

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