Dieta Cleveland: Funciona? Benefícios? Cardápio e Precauções!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Saúde

Dieta Cleveland: Funciona? Benefícios? Cardápio e Precauções!
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Dieta Cleveland: Funciona? Benefícios? Cardápio e Precauções que você precisa saber sobre esta dieta. Além disso, a Dieta Cleveland é uma dieta com poucas calorias (VLCD) ou programa de perda rápida de peso que deve ser seguido, como é indicado: por três dias. Existem certos alimentos (por exemplo, vegetais específicos, cachorros-quentes, biscoitos salgados e sorvete de baunilha) que o dietista deve comer em dias específicos durante o período de três dias, embora algumas versões da dieta permitam substituições.

A maioria das versões da Internet da Dieta Cleveland promete uma perda de peso de 4,5 kg nos primeiros três dias, ou 18 kg se a dieta for seguida por um mês. O plano de Dieta Cleveland está disponível principalmente na Internet.

Dieta Cleveland

Uma série de outras dietas de três dias compartilham conceitos semelhantes à versão da Dieta Cleveland, alguns dos quais são derivados de outras instituições de saúde ou militares, tais como:

  • Dieta da unidade cardíaca do Hospital de Birmingham;
  • Dieta cardíaca;
  • Dieta do exército de três dias;
  • Dieta da American Heart Association (AHA);
  • Dieta de cachorro-quente (ou cachorro quente e sorvete de dieta);
  • Dieta da Marinha de três dias;
  • Kaiser dieta de três dias.

A maioria das versões da Dieta Cleveland Clinic começa com a alegação de que o dieter vai perder peso por meio de uma quebra química. De fato, a perda de peso nesta dieta resulta da simples restrição calórica; a dieta permite entre 600 e 1.100 calorias por dia.

A principal função da Dieta Cleveland é a rápida perda de peso a curto prazo. A maioria das variações da dieta implica que a dieta pode ser usada indefinidamente, seguindo um padrão de três dias e quatro dias de folga.

Algumas versões online da dieta afirmam que é uma dieta de desintoxicação e regulação do peso. A dieta de três dias da Cleveland Clinic também alega reduzir o risco de doenças cardíacas, diminuindo a pressão arterial e os níveis de colesterol.

Cardápio da Dieta Cleveland:

1 Dia da Dieta Cleveland:

Café da manhã: água, café preto ou chá; metade de uma toranja ou suco de toranja rosa; e uma fatia de torrada com 1 ou 2 tbl de manteiga de amendoim;
Almoço: café preto, água ou chá; 1/2 xícara de atum com água; e uma fatia de torrada seca;
Jantar: café preto, água ou chá; 3 oz de carne magra; 1 xícara de feijão verde; 1 xícara de beterraba; 1 xícara de sorvete de baunilha; e uma pequena maçã.

2 Dia da Dieta Cleveland:

Café da manhã: café preto, chá ou água; um ovo, qualquer estilo; uma banana (algumas versões dizem 1/2 banana); e uma fatia de torrada seca;
Almoço: água, café preto ou chá; cinco biscoitos salgados; 1 xícara de queijo cottage;
Jantar: água, café preto ou chá; 1/2 xícara de cenoura; dois cachorros-quentes; 1 xícara de brócolis (ou repolho); uma banana (algumas versões dizem 1/2 banana); e 1/2 xícara de sorvete de baunilha.

Dieta Cleveland-2

3 Dia da Dieta Cleveland:

Café da manhã: café preto, água ou chá; cinco biscoitos salgados; um ovo (ou uma fatia de queijo cheddar); e um copo de suco de maçã;
Almoço: café preto, chá ou água; um ovo cozido; uma pequena maçã e uma fatia de torrada seca;
Jantar: café preto, chá ou água; frango ou peru; 1 xícara de atum; 1 xícara de feijão verde ou couve-flor; 1 xícara de beterraba; 1 xícara de melão ou uma pequena maçã; e 1/2 xícara de sorvete de baunilha.

Riscos de um Indíviduo que Faz a Dieta Cleveland:

A dieta de três dias da Cleveland Clinic é apresentada em alguns sites como um regime que reduz os níveis de colesterol no sangue e o risco de doenças cardíacas. Pelo contrário, a dieta requer alimentos ricos em gordura, gordura saturada e colesterol; todos os quais foram ligados a doenças cardíacas.

As regras rígidas associadas a esta dieta, bem como a sua restrição calórica, colocam os indivíduos diagnosticados com distúrbios alimentares em risco de recaída.

Um estudo da Universidade de Minnesota relatou em 2007 que as meninas adolescentes têm um risco particularmente alto de desenvolver ou reter padrões desordenados de alimentação, com exposição frequente a revistas ou artigos on-line que recomendam dietas, incluindo dietas da moda como a Cleveland Clinic.

Dieta Cleveland-3

Dietas muito restritivas, como a dieta da Cleveland Clinic, podem ter um efeito sobre o moral da dieta. Alguns nutricionistas expressaram preocupação de que, quando os dietistas não conseguem perder peso nessas dietas, os dietistas se vêem como fracos ou com falta de força de vontade, em vez de reconhecer que a dieta é insustentável.

Precauções Sobre a Dieta Cleveland:

A chamada Dieta Cleveland ou qualquer uma de suas variações de três dias não pode ser recomendada para quem precisa perder peso; em particular, representa riscos para a saúde de qualquer pessoa com histórico de doença cardíaca ou distúrbio alimentar.

Além de evitar dietas da moda como esta, uma precaução geral para quem quer perder peso é consultar um médico antes de tentar qualquer dieta específica. Essa precaução é particularmente importante para adolescentes, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com distúrbios renais ou hepáticos, pessoas com distúrbios alimentares, qualquer pessoa que tenha feito uma cirurgia recente e qualquer pessoa que precise perder mais de 13,5 kg.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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