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Caju é bom para anemia e diarreia: veja os 23 benefícios da fruta

O Caju dispõe de nutrientes primordiais para o bem-estar da saúde.

Além disso, delicadamente doce ainda deliciosa, o Caju é embalada com energia, antioxidantes, minerais e vitaminas que são essenciais para saúde.

O cajueiro é uma árvore que pode atingir até 10 metros de altura, com copa proporcional ao tamanho, arredondada, chegando a atingir o solo.

Tronco tortuoso e ramificado. Folhas róseas quando jovens e verdes posteriormente. Flores pequenas, alvo-rosadas, perfumadas.

 

Benefícios do Caju

 

Fruto do cajueiro – O Caju é um pseudofruto. A parte de coloração amarela, alaranjada ou vermelha, é formada pelo pedúnculo (“cabinho” do fruto) que se desenvolve e contém a polpa carnosa e suculenta.

O verdadeiro fruto é a conhecida “castanha de Caju”, pequeno, de coloração escura e consistência dura.

Valor Nutricional do Caju

Quantidade 100 gramas: Água 88,1%; Calorias 43Kcal; Proteína 1,0g; Carboidrato 10,3g; Fibra Alimentar 1,7g; Fósforo 16mg; Ferro 0,2mg; Potássio 124mg; Sódio 3mg; Vitamina B1; Vitamina b2; Vitamina B6; Vitamina B3; Vitamina C.

 

Benefícios do caju

 

Benefícios do Caju para saúde

Para Acelerar a Perda de Peso: 

O Caju é uma fruta com baixo teor calórico, o que significa que pode ser consumido tranquilamente na sua dieta de emagrecimento sem provocar o aumento de medidas.

Ao contrário disso, ao inserir a fruta na sua alimentação, você poderá obter os benefícios das vitaminais e minerais presentes em sua composição, como é o caso das fibras, que têm o papel fundamental de promover o melhor funcionamento do trânsito intestinal, reduzindo os inchaços na barriga.

Ainda, por possuir também baixíssima quantidade de gorduras, estas do tipo ácidos gordos insaturados, ou seja, bem semelhante àquela contida do azeite, o Caju pode ser considerado funcional para o metabolismo.

Sendo assim, uma dica é sempre consumi-lo no intervalo entre as refeições principais do dia ou quando for fazer lanches fora de hora.

Melhorar a Saúde da Pele: 

Além de auxiliar na produção de melanina, uma substância de extrema importância para a saúde da pele, o Caju também pode ajudar a melhorar a saúde e aparência até os fios de cabelo e das nossas unhas.

Os seus benefícios neste sentido se devem ao cobre presente na fruta, que é essencial para ajudar na manutenção da pele, tornando-a saudável e brilhante, além de deixar os cabelos menos quebradiços e sedosos.

Portanto, se você é vaidosa e quer manter as suas madeixas, unhas e derma impecáveis, a dica é inserir pelo menos ¼ de xícara de Caju todos os dias no seu cardápio.

Prevenir Acne:

A Vitamina A presente no Caju  ajuda a reduzir a produção de sebo em excesso, reduzindo assim o risco de acne.

É também reforça os tecidos de barreira da pele, aumentando, assim, a saúde geral e a vitalidade da superfície da pele.

Caju é essencial para a manutenção adequada dos tecidos da pele e membranas mucosas.

Ele libera as toxinas do corpo e purifica o sistema em virtude de suas propriedades antioxidantes.

Fortalecer o Sistema Imunológico: 

Por conter zinco entre os seus nutrientes, o Caju pode ser a fruta que você estava precisando incluir na alimentação diária para fortalecer o sistema imunológico e ficar livre de uma vez por todas de doenças virais ou infecciosas, como é o caso de gripes ou resfriados.

Portanto, coma pelo menos uma unidade da fruta todos os dias para melhorar a proteção do corpo e evitar consequências ao seu bem-estar e qualidade de vida.

Para Prevenir o Diabetes: 

O Caju está entre as frutas com menores quantidades de açúcar, o que significa que ele pode ser consumido não só em dietas de pacientes diabéticos, uma vez que ajuda a evitar picos de glicose no sangue, como também de pessoas que desejam emagrecer ou prevenir o desenvolvimento da diabetes.

 

Benefícios do Caju

Reduzir o Colesterol: 

O Caju ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) no sangue, um dos maiores problemas na luta contra a balança, o Caju também pode ser um grande aliado para evitar outras consequências causadas pelo alto LDL, como é o caso de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais (AVCs), por exemplo, auxiliando na melhor saúde do coração e funcionamento adequado do sistema cardiovascular.

Fortalecer os Ossos e Dentes:

Graças ao cálcio e magnésio presentes na composição do Caju, você também pode ajudar a fortalecer os ossos e os dentes, além de proteger a gengiva de uma série de problemas.

Portanto, ao inserir a fruta na sua rotina alimentar, você pode ver um sorriso mais bonito e saudável na frente do espelho ao mesmo tempo em que deixará os ossos mais fortes e resistentes, evitando fraturas e lesões e, ainda, potencializar os treinos na academia, já que eles suportarão cargas mais pesadas que te ajudarão a queimar mais calorias e, é claro, aumentar e definir os músculos de forma mais rápida.

Prevenir Doenças no Sangue: 

O Caju possui o cobre em sua composição, um mineral importantíssimo ao bom funcionamento do corpo graças ao seu efeito antioxidante.

Portanto, ao incluir a fruta na sua dieta, você também pode de quebra evitar as chamadas doenças do sangue.

Isso porque a ação antioxidante do cobre auxilia na eliminação de células que não contribuem mais para o comportamento saudável do corpo, além de estimular a produção de hemoglobina e reduzir os efeitos causados pelos radicais livres, ótimos requisitos para ficar livre da anemia, por exemplo.

Prevenir Melhorar o Sistema Nervoso: 

O magnésio presente na composição do Caju é considerado um dos minerais mais importantes para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso, uma vez que atua diretamente nos neurotransmissores do cérebro e favorece o equilíbrio psicológico.

Por isso, ao consumir a fruta, você pode evitar as alterações de humor, que tanto atrapalham na execução das atividades do dia a dia, bem como estimular a produção de dopamina, que ajuda a promover o efeito relaxante no corpo, o que pode ser ideal principalmente para mulheres na fase da TPM.

Prevenir o Câncer: 

Para quem não sabe, a alimentação saudável e rica em nutrientes essenciais ao corpo é considerada a melhor forma de prevenção contra o câncer.

Neste sentido, o Caju pode ser um grande aliado para evitar a doença, já que é rico em flavonoides, agentes antioxidantes com ótimos efeitos anti-inflamatórios, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Não é à toa que vários estudos já comprovaram que consumir o Caju diariamente pode retardar as consequências e a ação de tumores no organismo, diminuindo os impactos causados por estes e a possibilidade de diversos tipos de câncer, entre eles, o de mama, que mais mata mulheres no Brasil e no mundo todo.

Aumentar o Apetite Sexual: 

O Caju também é considerado por muitos especialistas, após várias pesquisas, como um alimento funcional para melhorar as atividades sexuais.

Isso porque a fruta contém altos níveis energéticos, que potencializam o desempenho físico e fortalecem o sistema cardiovascular, tanto em homens quanto em mulheres, levando ao ápice as relações sexuais e aumentando o apetite sexual entre o casal.

Para o Cabelo: 

Os efeitos positivos desse mineral contido no Caju também pode se estender à produção de melanina. Importante para a saúde da pele, o Cobre pode favorecer à saúde dos fios de cabelo, pele, e até unha.

Após algumas pesquisas, recomendou-se o consumo médio de ¼ de xícara da fruta, assim, o Cobre contido nela pode ajudar na manutenção de uma pele brilhante e saudável, junto a fios sedosos e menos quebradiços.

 

Benefícios do caju

 

Contra Doenças Cardiovasculares: 

O Caju é uma boa fonte de gorduras dietéticas saudáveis, que são essenciais para o nosso corpo absorver as vitaminas que são vitais para o desenvolvimento do cérebro e coagulação do sangue, assim consumir Caju evita o risco de problemas cardiovasculares.

Saúde dos Músculos: 

O Caju é uma boa fonte de magnésio, que é vital para o desenvolvimento saudável dos nervos e o bom desenvolvimento dos músculos do corpo.

Auxilio de Tratamentos Cancerígenos: 

Uma pesquisa mostrou que a riqueza de antioxidantes, como ácidos anacárdicos e cardanol no Caju, os torna efetivo para pessoas que fazem tratamentos contra o câncer.

Por Ser Rico em Fósforo: 

O Caju fornece um grande teor de Fósforo para o corpo, o que é essencial para o desenvolvimento saudável de dentes e ossos.

O Fósforo do Caju também ajuda na absorção de proteínas e carboidratos e na manutenção da saúde celular.

Cálculos Biliares: 

Os cálculos biliares são depósitos de pedra que geralmente consistem em colesterol, que se acumula na vesícula biliar.

Uma inclusão regular de futas como Caju que é rico em enzimas antioxidantes ajuda a reduzir o risco de formação de cálculos biliares.

Prevenir a Anemia: 

O Caju é uma fonte de Ferro dietético que é vital para transportar oxigênio ao redor do corpo e auxiliar o funcionamento das enzimas.

Uma deficiência de Ferro na dieta pode levar a anemia, e o consumo regular de Caju previne essa doença.

Para as Gestantes: 

É extremamente importante durante a gravidez para o crescimento do bebê o consumo de ácido fólico.

O Caju contém um alto teor de ácido fólico, então seu consumo se torna benéfico, tanto para as grávidas quanto para o desenvolvimento do feto.

Controle da Pressão Arterial: 

O consumo de Caju é muito benéfico para a regulação da pressão arterial elevada, por causa da presença de magnésio.

 

Caju

Saúde Bucal: 

Consumir Caju é muito benéfico para o desenvolvimento saudável dos dentes por causa do Fósforo presente nele.

O Fósforo é um composto presente no Caju que desempenha um papel importante na manutenção dos ossos do corpo, incluindo os dentes.

Contra Degeneração Macular: 

Comer Caju é bom para nossos olhos, não apenas porque mantêm os olhos saudáveis ​​e melhora a visão, mas também porque o Caju protege os olhos da radiação nociva do sol e reduz o risco de degeneração macular.

Combater a Depressão: 

Este benefício antidepressivo do Caju é principalmente devido ao aminoácido L-triptofano presente no Caju.

Este aminoácido se divide em Niacina e serotonina, e os compostos acalmam a ansiedade e promovem uma sensação de bem-estar.

Terapias Caseiras com Caju

  • Para aftas: aplicar sobre o local suco dos brotos de folhas da árvore do caju.
  • Para feridas e agindo como antissépticos: Fazer cataplasma com os brotos das folhas do cajueiro. Apenas o faça se não houver inflamações e coágulos sanguíneos no local.
  • Para calos e verrugas: Fazer cataplasma três vezes ao dia com suco de castanhas frescas
  • Para dor de dente, lepra e psoríase: Fazer aplicação com óleo de castanha de caju. Cuidado com o seu manuseio devido a presença de ácido anacárdico.
  • Para gripe: Ingestão de suco de caju sem açúcar.
  • Reumatismo: Consumir refeição composta exclusivamente por caju no período de dois a três dias.

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Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.