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10 alimentos que melhoram a imunidade e não engordam!

alimentos que melhoram a imunidade e não engordam

Os alimentos que melhoram a imunidade e não engordam ajudando a combater o resfriado e a gripe comum e mantendo o peso ideal. Além disso, nada pode impedir seu treinamento como um resfriado ou gripe. Mas seu sistema imunológico possui uma rede complexa para mantê-lo saudável – se você o abastecer bem, de forma consistente e com o tempo.

alimentos que melhoram a imunidade e não engordam
alimentos que melhoram a imunidade e não engordam

Isso é ainda mais importante para pessoas que praticam algum tipo de esporte, pois o treinamento às vezes pesado pode suprimir nosso sistema imunológico devido a alterações hormonais e bioquímicas causadas por treinamento, ambiente e estresse. Abaixo confira uma lista com 10 alimentos que melhoram a imunidade e não engordam:

Alimentos que melhoram a imunidade e não engordam:

1. Amêndoas

Amêndoas fazem parte dos alimentos que melhoram a imunidade e não engordamAlém disso, a amêndoas são embaladas com uma dupla estimulante do sistema imunológico (vitamina E e manganês), fornecendo 37% de sua necessidade diária.

Muitas dietas tendem a ser baixas nesses nutrientes, e estudos mostram que não consumir o suficiente pode enfraquecer a carga inicial das células imunológicas sobre os patógenos.

Como consumir: Coloque os cereais e o iogurte com amêndoas picadas ou adicione em saladas e arroz para obter mais trituração.

2. Canja de galinha:

Seja sua alma ou seu trato respiratório superior que precisa de cura, há uma razão pela qual a canja de galinha seja um dos principais alimentos que melhoram a imunidade e não engordam.

Uma pesquisa mostra que a sopa de galinha traz benefícios que aumentam a imunidade, graças a um leve efeito anti-inflamatório encontrado no caldo.

A proteína do frango também ajuda a reforçar sua imunidade. Adicione muitos vegetais extras para vitaminas, minerais e antioxidantes, que são um aliado adicional na sua luta contra o resfriado e a gripe.

Como consumir: consuma a sopa quando estiver cheirando, mas evite sopas enlatadas com alto teor de sódio – o caseiro é o melhor.

3. Açafrão:

O açafrão é uma boa opção de alimentos que melhoram a imunidade e não engordamAlém disso, o açafrão está sendo muito utilizado agora, graças aos seus benefícios anti-inflamatórios. Mas esses benefícios realmente vêm da curcumina, o componente amarelo-alaranjado da açafrão.

Se você gosta de curry, não terá problemas para comer uma porção do tempero poderoso. Você também pode complementar. Mas tenha cuidado: O maior problema com curcumina e açafrão é sua biodisponibilidade. A chave da curcumina é garantir que ela seja combinada com um fitossomo para melhorar sua absorção na corrente sanguínea.

Como Consumir: Mime-se com comida indiana, use açafrão em sua própria comida ou considere um suplemento.

4. Chá verde:

Um dos melhores alimentos que melhoram a imunidade e não engordam é o chá verde. Além disso, o mantém aquecido enquanto aumenta a saúde imunológica, graças ao EGCG, um poderoso antioxidante abundante no chá verde. O EGCG protege naturalmente uma variedade de células de enfraquecer e as protege de possíveis danos causados ​​por componentes que servem para atacar sua saúde.

Como consumir: substitua o café da manhã por uma xícara de chá verde algumas vezes por semana.

5. Cebola:

As cebolas fornecem camada sobre camada (trocadilhos) de benefícios à saúde. Muitos desses benefícios resultam da quercetina encontrada neste vegetal de raiz. A quercetina é um poderoso antioxidante conhecido por suas propriedades antivirais e anti-inflamatórias.

Como consumir: refogue e adicione aos salteados, omeletes ou use cru em sanduíches naturais e saladas. As cebolas são um ótimo substituto para o sal ou a gordura quando se trata de adicionar sabor.

6. Salmão enlatado:

O salmão é um dos melhores alimentos que melhoram a imunidade e não engordam. Além disso, uma porção de 30 gramas fornece mais de 100% de sua necessidade diária de vitamina D.

Esse nutriente mantém uma grande variedade de células imunológicas em bom estado de funcionamento; não receber o suficiente pode colocar você em risco de infecção. O salmão também fornece proteínas e ômega-3 que aumentam a força do sistema imunológico.

Como consumir: Misture com aipo picado, salsa, e um toque de maionese de azeite.

7. Couve flor:

Os couve-flor embalam 45% de sua necessidade diária de folato em um copo cozido. Essa vitamina B ajuda a gerar células imunológicas toda vez que seu corpo se prepara para combater um patógeno. Compostos chamados glucosinolatos acalmam a inflamação causada pelas células T assassinas, ajudando você a se sentir melhor quando fica doente.

Como Consumir: refogue ou cozinhe; mexa na sopa; ou adicione folhas cruas (não caules) às saladas.

8. Aveia cortada em aço:

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Esta é uma opção de alimentos que melhoram a imunidade e não engordamAlém disso, a aveia contém uma fibra chamada beta-glucana, um tipo de fibra com capacidade antimicrobiana e antioxidante mais potente que a echinacea, relata um estudo norueguês.

Portanto, isso reforça a capacidade das células T macrófagos e assassinas de combater infecções. A pesquisa sugere que o beta-glucano pode diminuir o risco de infecções respiratórias após o exercício.

Como consumir: A aveia cortada em aço leva mais tempo para cozinhar do que outras variedades, então faça um lote grande e congele as sobras e adicione suas coberturas favoritas.

9. Germe de trigo:

Duas colheres de sopa de germe de trigo contêm 60 calorias e embalam uma variedade de nutrientes (como vitamina E, folato, magnésio e zinco) que são cruciais para apoiar as células imunológicas. O zinco, em particular, ativa as células T para atacar células infectadas por vírus ou bactérias.

Como consumir: Polvilhe com iogurte e aveia congelados ou regulares. Coloque em caçarolas. É também uma adição saborosa a pães rápidos e sobremesas de frutas assadas.

10. Kefir:

Micróbios intestinais saudáveis ​​compõem uma grande parte das defesas do seu corpo contra patógenos indesejados. O Kefir fornece uma dúzia de cepas de bactérias boas para você que literalmente constroem uma barreira no trato intestinal contra insetos indesejados e melhoram a função das células imunes.

Então, em um estudo sueco de 80 dias com 262 funcionários da fábrica, aqueles que consumiram Lactobacillus reuteri – um probiótico específico que parece estimular os glóbulos brancos – levaram 33% menos dias doentes do que aqueles que receberam um placebo.

Como consumir: adicione kefir à massa de panqueca, purê de batatas, sopas ou um smoothie de recuperação.

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Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

1 comentário

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