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Trigo – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais!

Trigo – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais!

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Nutrição - CRN6-MA 16199

Especialista do Dicas de Saúde

Benefícios do Trigo, tudo isso é o que você vai conhecer a partir de agora. Logo porque o Trigo é um grão repleto de nutrientes e com muitas formas de uso. Além disso, o Trigo é um dos cereais mais antigos que foi cultivado pelo homem. Há registros de que o Trigo já era produzido há mais de 10.000 a.C. Na região compreendida entre o atual Egito até o Iraque. Em 4.000 a.C., os egípcios observaram que a massa feita a base de Trigo. Após fermentada e assada, dava origem a um alimento muito saboroso e foi assim que teriam surgido os primeiros pães.

Também passaram a adicionar mel nessa massa e assim, deram origem aos primeiros biscoitos. Que eram moldados em forma de pessoas e animais para serem ofertados aos deuses. Desde então, as receitas e modos de preparo foram sendo aprimorados.

Novos ingredientes foram incorporados e, graças aos avanços da tecnologia e da gastronomia, novos produtos à base de Trigo foram surgindo. Pães, biscoitos, massas, bolos e doces utilizam como matéria prima principal o Trigo. O Trigo é um alimento muito nutritivo, principalmente em sua forma integral: é fonte de carboidratos, proteínas e fibras, além de minerais como fósforo, cobre e manganês.

A forma mais comum de se consumir o Trigo é na sua forma refinada, através da farinha de Trigo. Por ser mais pobre em nutrientes, já que a casca, uma das partes mais nutritivas, é retirada, o recomendado é sempre dar preferência a alimentos que utilizem farinha de Trigo  integral em sua composição. O gérmen de Trigo também é bastante consumido: por ser a parte germinativa da planta, é também a mais rica em vitaminas e minerais, como ácido fólico, vitamina E, zinco, cálcio, fósforo e selênio.

O gérmen de Trigo pode ser adicionado em preparações doces ou salgadas, como sopas, purês, saladas, iogurtes e vitaminas, para complementar seu valor nutricional. Também há o farelo de Trigo, conhecido como a fibra do Trigo: ele é um produto obtido através da moagem da casca durante a produção de farinha. Rico em fibras e proteínas, o farelo de Trigo pode ser utilizado como auxiliar no bom funcionamento do intestino, adicionado a vitaminas, sopas e outras preparações, sem alterar o sabor dos alimentos.

O Trigo integral também é fonte de lignanas – substâncias que ao serem digeridas pelas bactérias da flora intestinal, se convertem em compostos que podem prevenir alguns tipos de câncer, como o de mama, ovários e próstata. Lembre-se de que, ao incluir alimentos integrais na sua dieta, como o Trigo, também é muito importante aumentar a ingestão de água para auxiliar a digestão e o funcionamento do intestino.

Valor Nutricional do Trigo:


Sendo assim, confira os Benefícios do Trigo:

  • Ajuda a manter o cérebro saudável;
  • Combate a diabetes;
  • Ajuda a previne diabetes tipo 2;
  • Acelera a perda de peso;
  • Ajuda a reduzir a inflamação crônica.

Depois desse resumo, confira agora mais detalhadamente seus benefícios:

Benefícios do Trigo Para Saúde

Benefícios do Trigo Para o Cérebro: Os carboidratos desempenham um papel de extrema importância para o organismo e representam a principal fonte de energia para as diferentes células que compõem o corpo, além de ser a única fonte de energia para o cérebro.

Benefícios do Trigo Para Combater a Diabetes: Quando se trata de açúcar no sangue, os diabéticos devem sempre estar preocupados e observar o que comem e quando comem. Altos picos e gotas de açúcar no sangue podem ser perigosos. E podem até causar choque diabético, asfixia e vários outros resultados muito desagradáveis.

O Trigo realmente causa mais um pico no nível de insulina no corpo, pois é feito de moléculas menores que são rapidamente e facilmente divididas em açúcares simples, o que provoca o aumento da insulina. O Trigo, no entanto, que é composto de moléculas maiores, não é dividido tão rapidamente e, portanto, tem menos efeito sobre o açúcar no sangue.

Benefícios do Trigo Para Previne Diabetes Tipo 2: O Trigo é rico em magnésio, que é um mineral que atua como um co-fator para mais de 300 enzimas. Essas enzimas estão envolvidas no uso funcional do corpo de insulina e secreção de glicose.

Trigo são baixos em gorduras saturadas e colesterol, o que significa um menor risco de doenças coronárias e certos tipos de câncer. Além disso, o consumo regular de Trigo integral promove o controle saudável do açúcar no sangue. As pessoas que sofrem de diabetes são capazes de manter seus níveis de açúcar sob controle, substituindo arroz com Trigo em sua dieta.

Benefícios do Trigo Para o Corpo

Benefícios do Trigo Para Perda de Peso: O Trigo na sua forma mais bruta tem a capacidade de ajudar a controlar o peso em todas as pessoas, mas essa propriedade beneficia mais acentuadamente as mulheres. Prova disso, um estudo publicado na revista cientifica American Journal of Clinical Nutrition que trabalhou com dois grupos concluiu que o Trigo em grão. Ao invés de refinado, ajudou efetivamente na perda de peso.

Nesse estudo, um grupo de voluntários teve o Trigo em grão incluindo na alimentação, enquanto o outro grupo não. E ao final do estudo o grupo que consumiu o Trigo perdeu mais peso do que o outro grupo que não consumiu.

Benefícios do Trigo Para Reduzir a Inflamação Crônica: O teor de betaína do Trigo é o que ajuda na prevenção da inflamação crônica. A betaína é geralmente encontrada em Trigo integral, beterraba e espinafre. A inflamação é um componente chave na maioria dos tipos de dores reumáticas e também algumas doenças reumáticas.

Assim, é uma boa ideia comer uma quantidade saudável de produtos alimentares de Trigo integral que reduzirão ativamente a inflamação. O consumo de betaína afeta uma série de aspectos em nossa química corporal que garante um menor risco de inflamação crônica e outras doenças como osteoporose, doenças cardíacas, doença de Alzheimer, declínio cognitivo e diabetes tipo 2.

Outros Benefícios do Trigo: O Trigo possuir muitos benefícios para a saúde, além dos citados acima, ela possuir muitas outras vantagens para o corpo. Assista o vídeo abaixo e confira:

Principais Usos do Trigo

As principais formas de consumo do Trigo são:

  • Trigo em grão;
  • Farelo de Trigo;
  • Germe de Trigo, ou gérmen de Trigo;
  • Farinha de Trigo integral.

Efeitos Colaterais do Trigo

O grão do Trigo contém ácido fítico, um nutriente que diminui a absorção de minerais, como ferro e zinco, a partir da alimentação. Por esta razão, o Trigo vem assumindo um caráter de anti-nutriente. Isso geralmente não é um problema nas dietas bem balanceadas, mas pode ser uma preocupação em dietas que se baseia em grãos de cereais e leguminosas. O conteúdo de ácido fítico do Trigo pode ser consideravelmente reduzido por imersão e fermentação dos grãos. Por exemplo, o teor de fitato de pão de fermento fermentado pode ser reduzido em 90%.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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