Início » Bulas e Remédios » Os 10 Efeitos Colaterais dos Antibióticos

Os 10 Efeitos Colaterais dos Antibióticos

feitos Colaterais dos Antibióticos

Os Efeitos Colaterais dos Antibióticos são diversos e variados. Além disso, os Antibióticos são medicamentos prescritos que ajudam a tratar infecções causadas por bactérias. Algumas das infecções mais comuns tratadas com Antibióticos incluem bronquite, pneumonia e infecções do trato urinário. Os Antibióticos funcionam matando as bactérias causando a infecção ou impedindo que as bactérias cresçam e se multipliquem.

Efeitos Colaterais dos AntibióticosExistem muitos grupos ou classes diferentes de Antibióticos. Todas essas classes têm Efeitos Colaterais, que tipicamente afetam homens e mulheres da mesma maneira. No entanto, certos Efeitos Colaterais são mais comuns em alguns Antibióticos do que em outros. Então, confira Os 10 Efeitos Colaterais dos Antibióticos:

Dor no Estômago: Este é um dos Efeitos Colaterais dos Antibióticos. Muitos Antibióticos causam dor no estômago ou outros efeitos colaterais gastrointestinais. Estes podem incluir:

Os Antibióticos macrolídeos, cefalosporinas, penicilinas e fluoroquinolonas podem causar mais distúrbios no estômago do que outros Antibióticos.

Fotossensibilidade: A Fotossensibilidade é um dos Efeitos Colaterais dos Antibióticos. Se você está tomando um Antibiótico como a tetraciclina, seu corpo pode tornar-se mais sensível à luz. Esse efeito pode fazer com que a luz pareça mais brilhante em seus olhos. Também pode tornar sua pele mais propensa a queimaduras solares. A fotoensibilidade deve desaparecer depois de terminar de tomar o Antibiótico.

Febre: As febres são um dos Efeitos Colaterais dos Antibióticos. Pode ocorrer uma febre por causa de uma reação alérgica a uma medicação ou como um efeito colateral ruim. Fibras de drogas podem ocorrer com qualquer Antibiótico, mas são mais comuns com beta lactamas, cefalexina, minociclina e sulfonamidas.

Descoloração dos Dentes: Os Antibióticos como a tetraciclina e a doxiciclina podem causar a descoloração permanente dos dentes em crianças cujos dentes ainda estão em desenvolvimento. Este é um dos Efeitos Colaterais dos Antibióticos que ocorre principalmente em crianças menores de 8 anos. Além disso, se uma mulher grávida tomar essas drogas, elas podem manchar os dentes primários da criança em desenvolvimento.

Reações Alérgicas: Talvez essa seja um dos Efeitos Colaterais dos Antibióticos mais comuns. Reações alérgicas são possíveis com qualquer medicamento, incluindo Antibióticos. Algumas reações alérgicas podem ser leves, mas outras podem ser graves e precisam de atenção médica. Se você é alérgico a um certo antibiótico, você terá sintomas logo após tomar o medicamento. Estes sintomas podem incluir problemas para respirar, urticária e inchaço da língua e da garganta.

Síndrome de Stevens-Johnson: A síndrome de Stevens-Johnson (SJS) é uma doença rara, mas grave, da pele e das mucosas. É  um dos Efeitos Colaterais dos Antibióticos mais comuns, pode acontecer com qualquer medicamento, incluindo Antibióticos. Ocorre mais frequentemente com Antibióticos, como beta-lactamas e sulfametoxazol.

Normalmente, o SJS começa com sintomas gripais, como febre ou dor de garganta. Estes sintomas podem ser seguidos por uma erupção cutânea dolorosa que se espalha e blisters. Depois disso, a camada superior da sua pele pode ser derramada. Outros sintomas podem incluir.

Reações no Sangue: Não é nenhuma novidade que um dos Efeitos Colaterais dos Antibióticos são as alterações no sangue. Por exemplo, a leucopenia é uma diminuição no número de glóbulos brancos. Isso pode levar a um aumento das infecções. Outra mudança é a trombocitopenia, que é um baixo nível de plaquetas. Este efeito pode causar hemorragias, hematomas e coagulação sanguínea mais lenta. Os Antibióticos beta-lactâmicos e sulfametoxazol causam esses efeitos colaterais mais frequentemente.

Efeitos Colaterais do AntibióticosProblemas Cardíacos: Em casos raros, certos Antibióticos podem causar problemas cardíacos, como batimentos cardíacos irregulares ou pressão arterial baixa. Os Antibióticos mais frequentemente ligados a esses Efeitos Colaterais são a eritromicina e algumas fluoroquinolonas, como a ciprofloxacina. A terbinafina antifúngica também pode causar esse problema.

Estudos revelam que os problemas Cardíacos são um dos principais causadores de morte da atualidade, por isso devemos tomar bastante cuidado, por os problemas cardíacos são um dos Efeitos Colaterais dos Antibióticos.

Tendinite: A Tendinite é uma inflamação ou irritação de um tendão. Os tendões são cordões grossos que unem o osso ao músculo e podem ser encontrados em todo o corpo. Os Antibióticos como a ciprofloxacina foram relatados como causando tendinite ou ruptura do tendão. É quando o tendão rasga ou rasga.

Todas as pessoas estão em risco de problemas tendinosos ao tomar certos Antibióticos. Os que correm mais riscos de sofrer Efeitos Colaterais dos Antibióticos relacionados a tendinite são as pessoas que:

  • Tem insuficiência renal existente
  • Teve transplante de rim, coração ou pulmão
  • Tem problemas do tendão passado
  • Estão tomando esteróides
  • Têm mais de 60 anos

Convulsões: O que poucos sabem é que as Convulsões podem ser Efeitos Colaterais dos Antibióticos. É raro que Antibióticos causem Convulsões, mas pode acontecer. As Convulsões são mais comuns com Antibióticos de ciprofloxacina, imipenem e cefalosporina, como cefixima e cefalexina.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.