Início » Mirtazapina – o que é, para que serve e efeitos colaterais!

Mirtazapina – o que é, para que serve e efeitos colaterais!

A mirtazapina é um antidepressivo, a maneira como esta medicação funciona ainda não é totalmente compreendida, afeta positivamente a comunicação. Entre as células nervosas do sistema nervoso central e/ou restaura o equilíbrio químico no cérebro.

Mirtazapina

A mirtazapina é utilizada para tratar o distúrbio depressivo maior. A mirtazapina também pode ser utilizada para fins não mencionados neste guia de medicação.

Informação Importante Sobre a Mirtazapina:

Você não deve tomar mirtazapina se estiver tomando triptofano (às vezes chamado de L-triptofano). Não use mirtazapina se você usou um inibidor da MAO nos últimos 14 dias.

Uma interação medicamentosa perigosa pode ocorrer. Inibidores da MAO incluem isocarboxazida, linezolida, injeção de azul de metileno, fenelzina, rasagilina, selegilina, tranilcipromina e outros.

Alguns jovens têm pensamentos sobre suicídio quando tomam um antidepressivo. Seu médico precisará verificar seu progresso em visitas regulares enquanto estiver usando mirtazapina. Sua família ou outros cuidadores também devem estar atentos a mudanças no seu humor ou sintomas.

Relate quaisquer sintomas novos ou agravantes ao seu médico, como: alterações de humor ou comportamento, Ansiedade, ataques de pânico, dificuldade para dormir ou se você se sentir impulsivo, irritável, agitado, hostil, agressivo, inquieto, hiperativo (mentalmente ou fisicamente), mais deprimido, ou ter pensamentos sobre suicídio ou se machucar.

Não dê este medicamento a ninguém com menos de 18 anos sem o conselho de um médico. A mirtazapina não está aprovada para uso em crianças. Pode demorar várias semanas até os sintomas melhorarem. Continue usando a medicação conforme as instruções e informe o seu médico se os sintomas não melhorarem após 4 semanas de tratamento.

O consumo de álcool pode aumentar alguns efeitos colaterais da mirtazapina. O medicamento pode prejudicar o seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirige ou faz qualquer coisa que requer que você esteja alerta.

Precauções Antes de Tomar Mirtazapina:

Mirtazapina O que é

Não deve tomar este medicamento se for alérgico à mirtazapina ou se estiver a tomar triptofano (por vezes denominado L-triptofano). Não use mirtazapina se você usou um inibidor da MAO nos últimos 14 dias. Uma interação medicamentosa perigosa pode ocorrer. Inibidores da MAO incluem isocarboxazida, linezolida, injeção de azul de metileno, fenelzina, rasagilina, selegilina, tranilcipromina e outros.

Para se certificar de que a mirtazapina é segura para si, informe o seu médico se tiver:

  • Doença hepática ou renal;
  • Glaucoma de ângulo estreito;
  • Distúrbio bipolar (mania depressiva);
  • Convulsões ou Epilepsia;
  • Pressão arterial baixa ou tonturas;
  • Colesterol alto ou triglicerídeos;
  • Doença cardíaca, incluindo angina (dor no peito);
  • Uma história de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral;
  • Uma história de abuso de drogas ou pensamentos suicidas.

Alguns jovens têm pensamentos sobre suicídio quando tomam um antidepressivo. Seu médico precisará verificar seu progresso em visitas regulares enquanto estiver usando mirtazapina. Sua família ou outros cuidadores também devem estar atentos a mudanças no seu humor ou sintomas.

Não se sabe se este medicamento irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar enquanto estiver a utilizar este medicamento. Não se sabe se a mirtazapina passa para o leite materno ou se pode prejudicar o bebê em amamentação. Informe o seu médico se estiver a amamentar um bebé.

O comprimido de desintegração oral pode conter fenilalanina. Fale com o seu médico antes de utilizar esta forma de mirtazapina se tiver fenilcetonúria (PKU).

Como Devo Tomar Mirtazapina?

Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado. A mirtazapina é geralmente tomada uma vez por dia na hora de dormir.

Siga as instruções do seu médico. Tome a forma regular de comprimido de mirtazapina com água. Para tomar o comprimido de desintegração oral (Remeron SolTab):

Mantenha o tablete em sua embalagem blister até que esteja pronto para tomá-lo. Abra o pacote e remova o papel alumínio. Não empurre um tablete pela folha ou você pode danificar o tablete.

Use as mãos secas para remover o comprimido e coloque-o na boca. Não engula o tablete inteiro. Deixe-o dissolver na boca sem mastigar. Se desejar, você pode beber líquido para ajudar a engolir o comprimido dissolvido.

Pode demorar várias semanas até os sintomas melhorarem. Continue usando a medicação conforme as instruções e informe o seu médico se os sintomas não melhorarem após 4 semanas de tratamento.

Não pare de usar a mirtazapina de repente, ou você pode ter sintomas de abstinência desagradáveis. Pergunte ao seu médico como parar de usar este medicamento com segurança. Armazene à temperatura ambiente longe da umidade, calor e luz.

O que Acontece se eu Perder uma Dose de Mirtazapina?

Mirtazapina Para que Serve

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.

O Que Acontece Se Eu Der Uma Overdose De Mirtazapina?

Procure atendimento médico de emergência, os sintomas de sobredosagem podem incluir confusão, problemas de memória, sonolência e ritmo cardíaco acelerado.

O que Devo Evitar Enquanto Estiver a Tomar Mirtazapina?

Evite beber álcool. Pode aumentar alguns efeitos colaterais da mirtazapina. Ela pode prejudicar o seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirige ou faz qualquer coisa que requer que você esteja alerta.

Efeitos Colaterais de Mirtazapina:

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver quaisquer sinais de uma reação alérgica à mirtazapina: erupção cutânea ou urticária; dificuldade respiratória; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:

  • Além disso, pensamentos de corrida, diminuição da necessidade de sono, comportamento incomum de assumir riscos, sentimentos de extrema felicidade ou tristeza, ser mais falador do que o habitual;
  • Visão turva, visão de túnel, dor ou inchaço nos olhos, ou ver halos ao redor das luzes;
  • Além disso, um sentimento de tontura, como se você fosse desmaiar;
  • Mudanças no peso ou no apetite;
  • Além disso, fraqueza repentina ou mal-estar, febre, calafrios, dor de garganta, feridas na boca, gengivas vermelhas ou inchadas, problemas para engolir;
  • Erupção cutânea, bolhas, exsudação ou dor intensa nas palmas das mãos ou nas solas dos pés;
  • Além disso, altos níveis de serotonina no organismo – agitação, alucinações, febre, ritmo cardíaco acelerado, reflexos hiperativos, náuseas, vômitos, diarreia, perda de coordenação, desmaios;
  • Baixos níveis de sódio no corpo – dor de cabeça, confusão, fala arrastada, fraqueza severa, vômitos, perda de coordenação, sensação de instabilidade; ou
  • Além disso, reação severa do sistema nervoso – músculos muito rígidos (rígidos), febre alta, sudorese, confusão, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, tremores, sensação de que você pode desmaiar.

Informações Sobre Dosagem de Mirtazapina:

Dose Adulta Usual Para a Depressão:

  • inicial: 15 mg por via oral uma vez ao dia ao deitar.
  • Dose de manutenção: 15 a 45 mg por dia.

Que Outras Drogas Afetarão a Mirtazapina?

Tomar este medicamento com outros medicamentos que o deixam com sono pode agravar este efeito. Pergunte ao seu médico antes de tomar mirtazapina com um remédio para dormir, remédio para dor narcótico, relaxante muscular ou remédio para Ansiedade, depressão ou convulsões.

Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que utiliza e aqueles que inicia ou deixa de utilizar durante o seu tratamento com mirtazapina, especialmente:

  • Além disso, cimetidina (Tagamet);
  • Diazepam (Valium);
  • Além disso, cetoconazol;
  • Erva de São João;
  • Além disso, tramadol;
  • Triptofano (às vezes chamado L-triptofano);
  • Além disso, medicamento para tratar transtornos do humor, transtornos do pensamento ou doença mental – como o lítio, outros antidepressivos ou antipsicóticos;
  • Medicina enxaqueca dor de cabeça – sumatriptano, zolmitriptano e outros; ou
  • Além disso, de apreensão – carbamazepina, fenitoína.

Outros medicamentos podem interagir com a mirtazapina, incluindo medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Diga a cada um dos seus profissionais de saúde sobre todos os medicamentos que você usa agora e qualquer medicamento que você iniciar ou parar de usar.

Outras Informações:

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.

Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.