Início » Bulas e Remédios » Cipro – para que serve, como usar e malefícios do uso!

Cipro – para que serve, como usar e malefícios do uso!

cipro

O cipro é um medicamento que é usado para tratar uma variedade de infecções bacterianas, pertence a uma classe de medicamentos chamados antibióticos. Funciona interrompendo o crescimento de bactérias. Este antibiótico trata somente infecções bacterianas. Não funcionará para infecções por vírus (como resfriado comum, gripe). O uso de qualquer antibiótico quando não é necessário pode fazer com que não funcione para futuras infecções.

cipro
cipro

 

Como usar o cipro:

Leia a bula fornecida pelo seu farmacêutico, antes de começar a tomar a cipro e sempre que receber uma nova remessa. Caso tenha alguma dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Tome este medicamento por via oral com ou sem alimentos, conforme indicado pelo seu médico, geralmente duas vezes por dia, de manhã e à noite.

O comprimido pode ter um sabor amargo caso divida, mastigue ou esmague antes de tomá-lo. O fabricante recomenda engolir o comprimido inteiro por este motivo. A dosagem e a duração do tratamento são baseadas em seu problema médica e na resposta ao tratamento. Beba muitos líquidos enquanto toma este medicamento, a menos que o seu médico lhe diga o contrário.

Tome este medicamento pelo menos 2 horas antes ou 6 horas depois de tomar outros produtos que possam se ligar a ele, diminuindo sua eficácia. Pergunte ao seu farmacêutico sobre os outros produtos que você costuma consumir. Alguns exemplos incluem: quinapril, sevelamer, sucralfato, vitaminas/minerais (incluindo suplementos de ferro e zinco) e produtos que contêm magnésio, alumínio ou cálcio (como antiácidos, solução de didanosina, suplementos de cálcio).

Efeitos colaterais do cipro:

Náusea, diarreia, tontura, dor de cabeça e dificuldade para dormir podem ocorrer. Caso algum destes efeitos persista ou piore, informe o seu médico ou farmacêutico imediatamente.
Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque julgou que o benefício é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.

Informe o seu médico imediatamente caso tenha quaisquer efeitos colaterais graves, incluindo: hemorragias, sinais de uma nova infeção (como febre e dor de garganta persistente), sinais de problemas renais (tais como alteração da quantidade de urina, urina vermelha/rosa), sinais de problemas no fígado (como cansaço invulgar, dor abdominal/estômago, náuseas/vômitos persistentes, olhos/pele amarelados, urina escura) água.

Procure ajuda médica imediatamente caso tenha quaisquer efeitos secundários muito graves, incluindo: tonturas graves, desmaios, batimentos cardíacos rápidos/irregulares.

Precauções:

Antes de tomar cipro, informe o seu médico ou farmacêutico se você é alérgico a ela; ou a outros antiblásticos de quinolona tais como norfloxacina, gemifloxacina, levofloxacina, moxifloxacina ou ofloxacina; ou se você tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe à seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: diabetes, problemas cardíacos (como ataque cardíaco recente), problemas articulares/tendíneos (como tendinite, bursite), doença renal, doença hepática, distúrbios mental/humor (como depressão), miastenia gravis, problemas nervosos (como neuropatia periférica), convulsões, problemas que aumentam o risco de convulsões (como lesão cerebral, tumores cerebrais, aterosclerose cerebral).

Este medicamento pode torná-lo mais sensível ao sol. Limite seu tempo ao sol. Evite cabines de bronzeamento e lâmpadas solares. Use protetor solar e use roupas de proteção quando estiver ao ar livre. Informe imediatamente o seu médico caso esteja queimado ou se tiver bolhas na pele/vermelhidão.

A ciprofloxacina pode fazer com que as vacinas bacterianas vivas (como a vacina contra a febre tifoide) também não funcionem. Não tome imunizações/vacinas enquanto estiver usando este medicamento, a menos que seu médico recomende. Antes de fazer uma cirurgia, informe à seu médico ou dentista sobre todos os produtos usados (incluindo medicamentos prescritos, sem receita médica e produtos fitoterápicos).

  • As crianças podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais deste remédio, especialmente caso tenha problemas nas articulações ou tendões.
  • Os adultos mais velhos podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais deste remédio, especialmente com problemas dos tendões e o prolongamento do intervalo QT.
  • Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado somente quando necessário. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico.
  • Este medicamento passa para o leite materno. Consulte o seu médico antes de amamentar.

Interações do cipro:

As interações medicamentosas podem alterar a forma como seus medicamentos funcionam ou aumentar o risco de efeitos colaterais graves. Este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis. Mantenha uma lista de todos os produtos usados (incluindo remédios prescrito/sem receita médica e produtos fitoterápicos) e compartilhe com seu médico e farmacêutico. Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico.

Alguns produtos que podem interagir com este remédio incluem: “diluentes de sangue” (como o acenocumarol, varfarina) e estrôncio.
Muitos medicamentos além da ciprofloxacina podem afetar o ritmo cardíaco (prolongamento do intervalo QT), incluindo amiodarona, dofetilide, quinidina, procainamida, sotalol, entre outros.

Este medicamento pode retardar a remoção de outros medicamentos do seu corpo, o que pode afetar a forma como funcionam. Além disso, exemplos de remédios que pode interagir incluem duloxetina, pirfenidona, tasimelteona, tizanidina, entre outras.

Evite beber grandes quantidades de bebidas que contenham cafeína (café, chá, colas), comer grandes quantidades de chocolate ou produtos de venda livre que contenham cafeína. Além disso, este remédio pode aumentar e/ou prolongar os efeitos da cafeína.

Embora seja improvável que a maioria dos antibióticos afete o controle hormonal da natalidade, como pílulas, adesivo ou anel, alguns antibióticos (como rifampicina, rifabutina) podem diminuir sua eficácia. Isso pode resultar em gravidez. Além disso, caso use o controle da natalidade hormonal, pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais detalhes.

Overdose do medicamento:

Se alguém tiver uma overdose e apresente sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência.

Notas:

  • Não compartilhe este medicamento com os outros.
  • Além disso, este medicamento foi prescrito somente para o problema atual. Não use mais tarde para outra infecção, a menos que seu médico lhe recomende.
  • Laboratório e/ou exames médicos (como função renal, hemograma) devem ser realizados periodicamente para monitorar seu progresso ou para verificar se há efeitos colaterais. Consulte o
  • Além disso, seu médico para mais detalhes. Não altere as marcas deste medicamento sem consultar o seu médico ou farmacêutico. Nem todas as marcas têm os mesmos efeitos.

Dose perdida do medicamento:

Caso perca uma dose, tome assim que se lembrar. Além disso, caso esteja perto da hora da próxima dose, pule a dose e retome o seu esquema posológico habitual. Não duplique a dose para recuperar o atraso.

Armazenamento:

Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade. Além disso, não armazene no banheiro. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.
Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que seja recomendado. Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.