Início » As 10 Causas das Infecções Urinárias

As 10 Causas das Infecções Urinárias

As Causas das Infecções Urinárias são diversas e variadas. Além disso, A infecção do Trato Urinário (ITU), conhecida popularmente como infecção urinária, é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres. Esse tipo de infecção é mais comum na parte inferior do trato urinário, do qual fazem parte a bexiga e a uretra. Esse tipo de transtorno é mais frequente em mulheres adultas do que em homens, já que sua uretra é mais curta. Os sintomas são ardor ao urinar, aumento da frequência para ir ao banheiro, sensação de bexiga cheia e cor turva da urina.

Infecções Urinárias
Infecções Urinárias

Infecções Urinárias são mais comuns em pessoas cuja uretra é menor, como no caso do sistema reprodutor feminino, ou seja, o caminho que a bactéria precisa percorrer para chegar até a bexiga é menor. Confira As 10 Causas da Infecções Urinárias:

Constipação: Na famosa prisão de ventre, os problemas vão além do desconforto abdominal. Pela anatomia feminina, as bactérias do trato gastrointestinal, empacadas, têm facilidade em migrar para a uretra, contaminando-a. “A culpada pela maioria dos episódios de cistite atende pelo nome de Escherichia coli. Essa é uma bactéria que vive no intestino, onde não cria problemas, gerando Infecções Urinárias.

Obstruções: dificultam o esvaziar da bexiga por causa de Infecções Urinárias. Obstruções podem ser causadas por um aumento da próstata, pedra nos rins e certas formas de câncer.

Obesidade: O vínculo é indireto, mas existe. Acompanhe o raciocínio: quem está muito acima do peso costuma exibir dobrinhas em várias partes do corpo. A característica muitas vezes dificulta a perfeita higiene da região genital após urinar e cria o cenário perfeito para as bactérias fazerem a festa. Mas a limpeza em excesso não é saudável, pois isso altera a flora vaginal, resultando na expulsão de bactérias protetoras, colaborando para Infecções Urinárias.

Segurar o xixi: “Não use banheiros públicos”. Está aí um conselho de mãe que se pode ignorar, tomando os devidos cuidado com superfícies sujas, é claro. É que xixi parado na bexiga por muito tempo cria o ambiente perfeito para Infecções Urinárias. “Urinar funciona como uma lavagem contínua”, informa o ginecologista José Geraldo Lopes Ramos, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Preservativos: Os que são feitos de látex podem causar aumento da fricção durante o ato sexual e também podem irritar a pele. Pode aumentar o risco de Infecções Urinárias, mas são mais importante por impedir que as doenças sexualmente transmissíveis se espalhem.

Diabetes: Qualquer moléstia que comprometa as defesas do organismo, deixando-as inativas, predispõe as Infecções Urinárias. É o caso do diabete e da aids. “Aí, nosso corpo não consegue se defender direito das bactérias”, certos medicamentos, como aqueles indicados para quem convive com o lúpus, e a prática excessiva de exercícios físicos também contribuem para a queda da imunidade.

Fazer a Higiene Íntima Incorretamente: Um dos locais que possui mais bactérias capazes de causar Infecções Urinárias é o intestino, por isso, para limpar a região íntima deve-se sempre passar o papel higiênico da frente para trás, evitando trazer bactérias que estejam na região do bumbum, especialmente após utilizar o banheiro.

Embora esta seja uma das maiores causas da infecção urinária nas mulheres, também pode acontecer no homem, especialmente durante o banho, quando se lava primeiro a região dos glúteos antes do pênis, por exemplo.

Utilizar Absorventes Por Muito Tempo: Os absorventes internos, assim como os protetores de calcinha, são uma ótima forma de manter a higiene durante o período menstrual. No entanto, quando ficam sujos facilitam o desenvolvimento de bactérias que podem chegar até ao sistema urinário, provocando Infecções Urinárias.

Para evitar este problema, deve-se substituir o absorvente ou o protetor frequentemente, preferencialmente a cada 4 horas ou quando já estão sujos, fazendo-se lavagem da região antes de trocar.

Atividade Sexual: A pressão no trato urinário durante o ato pode mover as bactérias do cólon para a bexiga causando Infecções Urinárias. A maioria das mulheres possuem bactérias na urina após a relação sexual, mas podem se livrar delas dentro de 24 horas.

Perda de Estrogênio: Após menopausa, as bactérias normais na vagina sofrem alterações por perda de estrogênio. Isso pode aumentar o risco de Infecções Urinárias.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.