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Benefício dos nutrientes Dicas de Saúde

Os 10 Alimentos Aliados do Cérebro

Os 10 Alimentos Aliados do Cérebro. O cérebro é responsável por dirigir nosso corpo e é constituído por milhões de neurônios que respondem a inúmeros impulsos externos. Seu funcionamento é tão complexo que até hoje ainda existem mais dúvidas que certezas sobre o alcance de seu poder.

Alimentos Aliados do Cérebro

Ter uma boa memória é o desejo de muitas pessoa, más às vezes, com a idade, muitas atribulações ou problemas de saúde, ela pode falhar. Mas você pode ajudar seu cérebro e funcionar melhor, fazendo exercícios, lendo e escolhendo os alimentos corretos. Então Confira Os 10 Alimentos Aliados do Cérebro.

BRÓCOLIS: Você sabia que consumir 2 xícaras (chá) dessa hortaliça por semana reduz em 55% o risco de desenvolver o mal de Alzheimer? O brócolis pode ser ingerido em sopas, saladas, cozido, refogado, assado ou como suflê. Mas, o ideal é prepará-lo com pouco água para preservar as vitaminas C e do complexo B. Na hora de comprar, prefira os que estão mais verdes e para conservá-lo, deixe-o na geladeira em um saco plástico perfurado.O brócolis e um dos principais Alimentos Aliados do Cérebro porque ele e rico em vitamina c e complexo b que são ótimos para o cérebro.

CAFÉ: Esse grão faz Parte da Lista dos Alimentos Aliados do Cérebro, o Café é rico em minerais, vitaminas do complexo B e cafeína, que estimulam a atenção e a concertação. Apesar de não melhorar a memória a longo prazo, o café desperta a atenção para as tarefas que a pessoa está realizando no momento. Mas atenção: o ideal é não ingerir mais que 4 xícaras diárias.

FRUTAS VERMELHAS: Frutas como framboesa, amora, mirtilo, açaí, morango, cereja, uva escura, romã, ameixa, caqui, jabuticaba. acerola, goiaba e melancia são ótimas aliadas do cérebro, pois a antocianina, substância presente na cor vermelha, tem importante papel ma reversão de déficits de memória.
Além disso, essas frutas ajudam a combater o envelhecimento precoce, inflamações e estresse oxidativo, pois a fisetina e os polifenóis, outras substâncias presentes nelas, estimulam a parte do cérebro responsável pela memória a longo prazo, protegendo as pessoas de doenças como esclerose múltipla e Alzheimer. O consumo ideal é de 1 xícara (chá) por dia.

LINHAÇA: Uma pesquisa realizada pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, revelou que o ômega 3, contido nessa semente, é eficaz na preservação de memória e na prevenção do mal de Alzheimer. Por ser uma ótima fonte desse nutriente,m o ideal é consumir 2 colheres (sopa) por dia.
Existem dois tipos de linhaça: a dourada e a marrom. A dourada tem casca mais macia e sabor mais suave, se comparada à outra, mas, ambas são ricas em nutrientes.

A linhaça é contraindicada pra pacientes com risco de obstrução intestinal. Grávidas e pessoas que estejam fazendo uso de medicamentos devem consultar um médico antes do consumo da linhaça.

MAÇÃ: Você sabia que comer uma maçã por dia já é o suficiente para estimular o cérebro? Isso porque ela possui fisetina, um fitoquímico que ajuda no amadurecimento das células nervosas, estimulando mecanismos cerebrais associados à memória. Além disso, a polpa da maçã é rica em quercetina, uma substância antioxidante. Ingerir 3 copos por dia de suco de maçã auxilia na prevenção do Alzheimer.

OLEAGINOSAS: Ricas em gorduras benéficas ao organismo, as oleaginosas também têm um importante papel na preservação da memória. Fazem parte desse grupo a avelã, as amêndoas, os pistaches, a castanha-do-pará e as nozes. Apesar de fazerem bem para o cérebro, elas são bastante calóricas, por isso, devem ser consumidas com moderação: de 2 a 3 unidades por dia.

OVO: É na gema que se encontra o poder do ovo em auxiliar no funcionamento do cérebro. Ela possui colina, substância que ajuda na formação de novos neurônios e na reparação de células cerebrais. O ideal é consumir de 3 a 7 ovos por semana, mas evite ingeri-lo frito assim ganha calorias e gorduras. Prefira-o cozido, em omelete ou mexido (sem óleo!).

PEIXE: Os Peixe e um dos Melhores Alimentos Aliados do Cérebro, porque  os peixes são ricos em ômega 3, que protegem os neurônios dos radicais livres e estimulam a concentração e a memória. Consumir peixe grelhado semanalmente reduz as chances de se ter transtorno cognitivo leve e Alzheimer- o correto é ingerir um filé (100g) 2 vezes por semana.
Frutos do mar como lula, siri,caranguejo, camarão,lagosta, polvo e mariscos também auxiliam a mente a funcionar melhor pois contêm vitaminas B1 e B2, zinco niacina, selênio, cálcio, magnésio e iodo.

CARNES: As carnes vermelhas são ricas em ácido fólico, substância responsável por melhorar as funções cognitivas e proteger o cérebro contra o evencimento, além de possuírem ferro, que é um mineral que auxilia na concentração e diminui os ricos de perda de memória com o aumento da idade. Para desfrutar apenas dos benefícios desse alimento, consuma a carne vermelha de 3 a 4

VEGETAIS: Eles são grandes aliados da saúde, mas infelizmente não é todo mundo que é fã desses alimentos. Eles possuem propriedades importantes que ajudam no desempenho de nosso cérebro.

Quanto mais escuro for o vegetal mais concentração de antioxidantes ele possui e maior poder de proteção também, além disso, é rico em ferro, o que faz muito bem para a memória, segundo os especialistas.

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