Dieta e Nutrição

Dieta do índice glicêmico – cardápio e como funciona!

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A dieta do índice glicêmico consiste em comer alimentos que contenham carboidratos que têm menos probabilidade de causar grandes aumentos nos níveis de açúcar no sangue. Esta dieta alimentar pode ser um meio de perder peso e prevenir doenças crônicas relacionadas à obesidade, como diabetes e doenças cardiovasculares.
Dieta do Índice GlicêmicoEle utiliza o índice glicêmico para orientar o plano de alimentação. A dieta gira em torno da seleção dos alimentos com base na alteração mínima dos níveis de glicose. Foi originalmente desenvolvido para melhorar o açúcar no sangue em pacientes com diabetes.

O índice glicêmico e a carga glicêmica são medidas dos níveis de glicose no sangue. Além disso,  glicose é a principal fonte de energia do corpo. É usado pelo cérebro, músculos e outros órgãos como combustível é definida em 100 e todos os alimentos são indexados em relação a esta pontuação definida.

Objetivo da dieta do índice glicêmico: 

O objetivo desta dieta é ajudar no gerenciamento de peso, reduzir os níveis de açúcar no sangue e manter a saúde correta do coração. Isso ajuda na perda de peso enquanto melhora os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Como funciona a dieta?

Conforme mencionado anteriormente, o índice glicêmico classifica alimentos e bebidas de acordo com seus efeitos nos níveis de açúcar no sangue. Os alimentos são dimensionados para o nível de 0 a 100. Os alimentos que contêm níveis elevados de carboidratos são classificados como os mais altos, pois têm um forte efeito sobre o açúcar no sangue.

Alimentos com alto índice glicêmico não são recomendados enquanto as pessoas estão em uma dieta do índice glicêmico. Alimentos e bebidas com alto índice glicêmico são digeridos rapidamente pelo organismo, causando um aumento nos níveis de açúcar no sangue.

Isto é seguido por um rápido declínio nos níveis de açúcar no sangue, que criam grandes flutuações. Alimentos com baixo índice glicêmico permanecem por mais tempo no trato digestivo. Eles controlam o apetite e atrasam a fome, ajudando no controle de peso. Um açúcar no sangue equilibrado também reduz o risco de resistência à insulina.

Alimentos que você pode comer:

 O índice glicêmico existe apenas para alimentos que contenham carboidratos, e alguns exemplos de alimentos com baixo índice glicêmico são:

  • Leite, iogurtes e queijos;
  • Cereais integrais como farinha de trigo integral, aveia,farelo de aveia, muesli;
  • Leguminosas: feijão, soja, ervilha, grão de bico;
  • Pão integral, macarrão integral, milho;
  • Frutas e verduras em geral.

Todos estes alimentos têm um índice glicêmico menor do que 55. Quando o índice glicêmico varia entre 56 e 69, o alimento é classificado como tendo um índice glicêmico moderado e, acima de 70, um índice glicêmico elevado.

cardapio da dieta do baixo indice glicemico
cardápio da dieta do baixo índice glicêmico

Cardápio da dieta do baixo índice glicêmico: 

A tabela a seguir traz o exemplo de cardápio de 3 dias de baixo índice glicêmico.

1. Dia:

Café da manhã:

  • Iogurte natural com cerais tipo All Bran

Lanche da manhã:

Almoço/Jantar:

Lanche da tarde:

  • Sanduíche de pão integral com queijo + 1 copo de chá

2. Dia:

Café da manhã:

  • 1 copo de café com leite sem açúcar + 1 fatia de pão integral com ovo

Lanche da manhã:

Almoço/jantar:

  • Escondidinho de macaxeira com carne moída + salada + 1 Laranja

Lanche da tarde:

3. Dia:

Café da manhã:

  • Café sem açúcar + omelete de 2 Ovos com queijo

Lanche da manhã:

  • 1 Pera + 4 biscoitos integrais

Almoço/jantar:

  • Macarronada integral de atum com legumes e molho de tomate + 1 rodela de Abacaxi

Lanche da tarde:

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Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

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