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Como Fazer Chá de Valeriana → Pra que Serve, Benefícios, Emagrece?

Como Fazer Chá de Valeriana → Pra que Serve, Benefícios, Emagrece?

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Especialista do Dicas de Saúde

Como Fazer Chá de Valeriana Pra que serve, Benefícios, Emagrece? Conheça em detalhes os principais Benefícios do Chá de Valeriana e Saiba até que ponto este incrível chá Ajuda Emagrecer. Além disso, Chá de Valeriana é uma bebida que usa raiz de valeriana como seu principal ingrediente. A raiz de valeriana é retirada da planta de valeriana, que é nativa da Europa e partes da Ásia. As propriedades medicinais vêm de secar a raiz da planta e usá-la em vários remédios para ajudar a induzir o sono, acalmar os nervos e reduzir o estresse.

​A Valeriana é uma planta medicinal da família das valerianáceas, também conhecida como valeriana-das-boticas, valeriana selvagem ou erva-dos-gatos, muito utilizada como remédio caseiro contra Insônia, ansiedade e agitação.

Como Fazer Chá de Valeriana

Como Fazer Chá de Valeriana

O nome científico da planta Valeriana é Valeriana Officinalis e produz flores rosa, que pode alcançar cerca de 1 metro de altura. A parte da planta que tem efeitos terapêuticos é a raiz, podendo ser tomada em comprimidos ou em Chá de Valeriana.

Propriedades:

  • Sedativo;
  • Calmante e relaxante;
  • Histeria;
  • Perturbações da menopausa;
  • Insônia crônica;
  • Estresse;
  • Dermatoses pruriginosas;
  • Perturbações cardíacas de origem nervosa;
  • Cãibras;
  • Antiespasmódicas;
  • Sonífero (reduz o tempo que a pessoa leva para adormecer e aumenta a duração do sono);
  • Anticonvulsionante.

Em razão de suas propriedades, o Chá de Valeriana é muito útil para as pessoas que sofrem com problemas relacionados ao sono, como a Insônia, ansiedade, estresse, epilepsia, além de auxiliar quem está parando de fumar.

Para que Serve?

Por ser um calmante natural, a Valeriana pode ser usada em diversos casos como:

  • Insônia;
  • Agitação;
  • Esgotamento nervoso;
  • Esforço mental excessivo;
  • Falta de concentração;
  • Irritabilidade;
  • estresse;
  • Dor de cabeça;
  • Doenças cardíacas de origem nervosa;
  • Espasmos gástricos;
  • Ansiedade.

Os princípios ativos do Chá de Valeriana influenciam o funcionamento das células nervosas, tendo um efeito tranquilizante, ansiolítico, antiespasmódico e relaxante.

Chá de Valeriana Emagrece?

A confeiteira Quézia Pereira Rocha Nevez contou que perdeu 35 kg em um período de nove meses com o auxílio do Chá de Valeriana. Ela revelou que já tinha iniciado o seu processo de emagrecimento e que havia eliminado 15 kg em três meses. Porém, ainda sofria com a fome que sentia de madrugada. Então, após ler sobre o produto na internet, decidiu usá-lo.

O resultado: O Chá de Valeriana funcionou como um calmante natural, livrou a confeiteira da Ansiedade, ajudou-a a dormir melhor, a controlar a quantidade de comida que colocava no prato e a acabar com a gula. Entretanto, é importante saber que a erva não foi a responsável pelo emagrecimento de Quezia.

O Chá de Valeriana até auxiliou, no entanto, não foi a única tática adotada por ela. Além da cápsula da planta, ela cortou a fritura, o refrigerante e o açúcar, diminuiu a ingestão de massas, incluiu alimentos saudáveis no cardápio e passou a beber mais água.

A confeiteira ainda parou de fazer intervalos longos entre as refeições, tratou de se controlar em frente às guloseimas da padaria e passou a fazer caminhadas diariamente.

Ou seja, não dá para esperar que o Chá de Valeriana cause o emagrecimento mágico e imediato. Ainda que possa dar uma forcinha, para que o efeito desejado seja alcançado é fundamental seguir uma dieta saudável, equilibrada, controlada e nutritiva e praticar atividades físicas para maximizar a queima calórica.

Benefícios:

Ajuda Dormir Melhor:

Como substância sedativa, esse Chá de Valeriana é bom para pessoas que sofrem de distúrbios do sono, como Insônia, ou padrões de sono constantemente interrompidos. Este Chá de Valeriana não deve ser combinado com outras pílulas para dormir sob nenhuma circunstância, mas quando tomado de forma independente, pode proporcionar um sono reparador e uma sensação refrescante pela manhã.

Combate Ansiedade e Depressão:

Um dos usos mais populares do Chá de Valeriana é para reduzir a Ansiedade e o estresse. Tem qualidades naturalmente calmantes e sedativas, devido a alguns dos ácidos e óleos voláteis na raiz, ajudando as pessoas a se acalmarem e se concentrarem, em vez de se sentirem sobrecarregadas. Também pode fornecer clareza mental e eliminar sentimentos de depressão.

Como Fazer Chá de Valeriana

Como Fazer Chá de Valeriana

Melhora a Indigestão:

Se você está sofrendo de uma dor de estômago, constipação , inchaço, cólicas, náuseas ou indigestão, os antioxidantes no Chá de Valeriana podem estimular a função muscular positiva e reduzir espasmos no intestino. Isso resultará em movimentos intestinais normais e uma redução no desconforto.

Melhora Dores de Cabeça e Enxaqueca:

Uma das melhores maneiras de eliminar uma dor de cabeça ou uma enxaqueca é com uma xícara de Chá de Valeriana. As propriedades anti- inflamatórias naturais deste chá podem aliviar a inflamação nos capilares e baixar a pressão arterial , ajudando a aliviar a dor e a tensão da maioria das dores de cabeça.

Ajuda a Tratar Cólicas Menstruais:

As mulheres sabem que as cólicas menstruais podem ser extremamente dolorosas, mas uma xícara de chá de raiz de valeriana tem qualidades anti-espasmódicas e sedativas, o que significa que pode facilmente eliminar esses sintomas e proporcionar alívio durante a menstruação. O Chá de Valeriana também pode aliviar o humor e reequilibrar os hormônios que podem estar causando irritabilidade ou Ansiedade durante o período menstrual.

Melhora a Saúde Mental:

Muitas pessoas tomam Chá de Valeriana como estimulantes do cérebro, mas uma xícara desse chá benéfico pode ter muitos dos mesmos efeitos. A pesquisa mostrou que o Chá de Valeriana pode aumentar o foco, a memória, a retenção e a atividade neural!

Reduz a Pressão Arterial:

Agora que você sabe que a raiz de valeriana pode ser tão calmante para a mente e o corpo, provavelmente não é surpreendente ouvir que ela também pode ajudar a baixar a pressão arterial , melhorando a saúde do coração. Os mesmos componentes ativos que tornam a raiz de valeriana tão eficaz para o controle do estresse e da Ansiedade também podem ajudar o corpo a regular adequadamente sua pressão arterial.

Melhora o Gerenciamento do Estresse:

Ao reduzir a Ansiedade e melhorar a duração e a qualidade do sono, a raiz de valeriana pode ajudar significativamente no controle diário do estresse. O estresse crônico pode fazer você se sentir ansioso, mas a Ansiedade também pode fazer você se sentir mais estressado.

Como Fazer Chá de Valeriana

Como Fazer Chá de Valeriana

Ao melhorar os níveis de GABA, a valeriana facilita o relaxamento da mente e do corpo. Como o relaxamento é a antítese do estresse, a raiz de valeriana é uma excelente maneira natural de ajudar a manter o estresse e a qualidade de vida elevada.

Como Fazer Chá de Valeriana?

Agora vamos aprender uma receita de como Como Fazer Chá de Valeriana a partir da planta medicinal:

INGREDIENTES:

  • 1 colher de chá de raiz e rizoma de valeriana picadinhos;
  • Água fervente.

MODO DE PREPARO:

  • Colocar a água fervente dentro de uma xícara de chá;
  • Acrescentar a valeriana e abafar durante cinco minutos;
  • Após, coar e consumir o chá.

Efeitos Colaterais:

O uso do Chá de Valeriana pode ter alguns efeitos colaterais, tais como tontura, indisposição gastrintestinal, alergias de contato, dor de cabeça e midríase (dilatação da pupila). É necessário ter atenção com o tempo de uso da planta, pois, em períodos prolongados, pode causar dores de cabeça, sono, cansaço, Insônia, midríase e desordens cardíacas. Lembre-se de, ao comprar um medicamento, sempre ler a bula e consultar um médico especialista!

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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