Início » Chás » Chá de moringa – para que serve, benefícios, como fazer!

Chá de moringa – para que serve, benefícios, como fazer!

chá de moringa

O chá de moringa tem despertado a tenção de muitos curiosos, há quem diga que é um novo superalimento para tratar diversas doenças e condições. Por isso, preparamos este artigo para lhe esclarecer se Para que Serve além dos Benefícios Como Fazer e seus Efeitos Colaterais.

chá de moringa
chá de moringa

Moringa oleifera, também conhecida como rábano, é uma pequena árvore da Índia, Paquistão e Nepal que tem sido usada por gerações nos países orientais para tratar e prevenir doenças como diabetes, doenças cardíacas, anemia, artrite, doença hepática e distúrbios respiratórios, cutâneos e digestivos.

A Moringa tornou-se popular como um suplemento natural de pó de folhas, embora as vagens, raízes, casca, flores, sementes e frutos também são comestíveis.

O que é chá de moringa?

O chá de moringa vem das folhas de moringa oleifera, uma árvore que é nativa das regiões sub-Himalaias da Índia, Paquistão, Bangladesh e Afeganistão, mas agora é comumente cultivada em várias áreas tropicais e subtropicais ao redor do mundo.

Também conhecida como “raiz-forte” e “árvore de coxa”, a moringa foi apelidada de “árvore milagrosa” por causa de suas propriedades medicinais potenciais. Ele também ganhou o status de superalimento, graças ao seu extenso conteúdo nutricional, que você ainda pode obter mesmo depois de preparar suas folhas no chá.

Propriedades do chá de moringa:

Recebe seus nutrientes das folhas de moringa secas, que são abundantes em potássio, cálcio , fósforo , ferro e vitamina A, vitamina C e vitamina D. Também tem altos níveis de aminoácidos essenciais, antioxidantes como beta -caroteno, polifenóis e flavonoides como kaempferol e quercetina. O chá de moringa não contém cafeína.

Para fazer, as folhas recém-colhidas são secas à temperatura ambiente para reter seus nutrientes valiosos antes de serem esmagados, em pó ou retalhados em pedaços soltos. Estas folhas de moringa soltas podem ser mergulhadas ou colocadas em saquinhos de chá. Em termos de sabor, pura é dito ter um sabor ligeiramente “verde” ou de terra.

Para que serve o chá de moringa?

Até os dias hoje, o chá de moringa serve para tratar e prevenir diversas condições de saúde. As propriedades curativas do chá de moringa que são importantes em partes do mundo que são especialmente suscetíveis a surtos de doenças e deficiências nutricionais.

Pesquisas mostram que praticamente todas as partes da planta moringa podem ser utilizadas de alguma forma, seja para fazer um potente chá antioxidante ou para produzir uma substância oleosa que lubrifica e nutre a pele. Em todo o mundo, é consumido para tratar condições tão difundidas como:

  • Infecções bacterianas, fúngicas, virais e parasitárias;
  • Artrite e outras dores articulares, como reumatismo;
  • Doenças relacionadas à inflamação;
  • Câncer;
  • Diabetes;
  • Anemia;
  • Além disso, alergias e asma;
  • Constipação, dores de estômago e diarreia;
  • Além disso, epilepsia;
  • Úlceras ou espasmos no estômago e no intestino;
  • Dores de cabeça crônicas;
  • Além disso, problemas cardíacos, incluindo pressão alta;
  • Pedras nos rins;
  • Além disso, retenção de fluidos;
  • Distúrbios da tireoide;
  • Além disso, baixo desejo sexual.

Benefícios do chá de moringa:

1. Combate a diabetes:

O chá de moringa tem sido eficaz na redução dos níveis de lipídios e glicose e na regulação do estresse oxidativo em pacientes diabéticos, o que significa que reduz o açúcar no sangue e o colesterol e melhora a proteção contra danos às células.

2. Protege o fígado:

Possui altas concentrações de polifenóis em suas folhas e flores que protegem o fígado contra a oxidação, toxicidade e danos. Pode reduzir danos no fígado e fibrose e reverter a oxidação no fígado. Também pode restaurar as enzimas hepáticas a níveis normais, reduzindo o estresse oxidativo e aumentando o conteúdo de proteínas no fígado.

O fígado é responsável pela desintoxicação do sangue, produção de bílis, metabolismo da frutose, metabolismo da gordura e processamento de nutrientes, e só pode cumprir essas funções com a ajuda de enzimas hepáticas, por isso é vital que elas permaneçam em níveis normais. Por exemplo, níveis mais baixos de enzimas hepáticas podem prejudicar sua capacidade de filtrar o sangue.

3. Elimina a Acne:

O chá de moringa é um dos nossos novos melhores amigos. Todo mundo sofre de acne dolorosa e embaraçosa em algum momento de nossas vidas, e muitas pessoas sofrem de acne adulta.

Os ingredientes são embalados com propriedades antifúngicas e antibacterianas naturais, mas é uma opção menos dura em comparação com acne cremes cheios de produtos químicos e lavagens.

Benefícios para a pele clara podem começar por simplesmente beber diariamente ou aplicá-lo ao rosto com uma almofada de algodão estéril. Não só irá hidratar a pele, mas a pesquisa mostra que pode reduzir a inflamação dolorosa da acne e limpar as bactérias dos poros.

4. Previne o hipertireoidismo:

Devido aso seus muitos antioxidantes, ajuda a regular os hormônios. Tem o potencial terapêutico para a prevenção de complicações de desequilíbrio hormonal durante a pós- menopausa. O chá de moringa também ajuda a regular a glândula tireoide e pode ajudar a prevenir o hipertireoidismo.

5. Aumenta a produção de colágeno:

A vitamina C no chá de moringa não é boa apenas para o sistema imunológico, mas também para a criação de novas células no corpo. Altos níveis de ácido ascórbico significam mais criação de colágeno e uma redução no tempo de coagulação sanguínea. Isso resulta em uma cura mais rápida, especialmente para alguém que está se recuperando de uma lesão ou doença prolongada.

6. Combate os radicais livres:

Os antioxidantes combatem os radicais livres, moléculas que causam estresse oxidativo, dano celular e inflamação. O chá de moringa contém antioxidantes chamados flavonoides, polifenóis e ácido ascórbico nas folhas, flores e sementes.

Um estudo descobriu que extratos de folhas tinham maior atividade antioxidante, capacidade de eliminação de radicais livres e maior inibição da oxidação de lipídios, proteínas e DNA do que flores e sementes. Isso significa que evita os danos e a degradação que os radicais livres causam nas células de diferentes órgãos do corpo, mantendo-os saudáveis ??e funcionando no seu melhor.

Como escolher o chá de moringa:

A Moringa está se tornando cada vez mais disponível em todo o mundo à medida que as pessoas descobrem seus inúmeros benefícios para a saúde, no entanto, nem toda a moringa é feita igual. A Aduna é uma marca de alimentos saudáveis ​​de inspiração africana e negócios sociais. Trabalhamos diretamente com comunidades na África rural para produzir produtos de superalimento de alta qualidade, criando meios de subsistência sustentáveis ​​para pequenos produtores.

Nós testamos a moringa de muitos fornecedores na África e em todo o mundo e muito poucos passaram nossos rigorosos controles de qualidade. Além disso, a moringa é cultivada principalmente em países em desenvolvimento, onde a infraestrutura pode ser pobre. As folhas colhidas são frequentemente lavadas com água imprópria que pode conter bactérias e outros micróbios. É importante usar uma marca orgânica moringa certificada para garantir que o pó esteja livre de quaisquer substâncias nocivas.

A Aduna é certificada pelo principal organismo de certificação orgânica do Reino Unido, a Soil Association. Além disso, todos os nossos produtos moringa são feitos de folhas de moringa 100% orgânicas, e cada lote é submetido a uma análise microbiana profunda para garantir a mais alta qualidade possível.

Receitas do chá de moringa:

Receita de chá de moringa:

Chás de Moringa estão disponíveis em mantimentos, mas você também pode fazer um em seu próprio país, se você já tiver acesso a uma árvore moringa. O processo é bastante simples, embora a colheita das folhas do caule possa ser demorada. Ao fazer um chá, você pode tanto íngreme deixa a moringa fresco em água bem quente após a colheita 17 ou secá-las para que você possa usá-los para mais tarde, quando você está recriando receitas diferentes de chá de moringa.

  • Reúna três a quatro talos de moringa. Escolha os talos com folhas maduras, pois eles tendem a secar mais rápido.
  • Além disso, secar ao ar as folhas (incluindo os caules) à temperatura ambiente durante um dia ou até as folhas ficarem crocantes. A secagem ao ar permite que as folhas caiam, facilitando a separação dos caules mais tarde. Você também pode incluir o talo em seu chá para fibra adicional.
  • Moer as folhas secas ao ar por 10 a 15 segundos usando um liquidificador.
  • Além disso, coloque as folhas de moringa moídas em saquinhos de chá antes de colocá-las em água quente. Você também pode deixar as folhas soltas como estão

Receita de chá de moringa gelado:

INGREDIENTES:

  • Folhas secas de moringa,
  • Limão,
  • Mel,
  • Gengibre,
  • Água morna.

MODO DE PREPARO:

  • Meça a quantidade de folhas secas que você gostaria de fazer, digamos um pote, dependendo de quão forte é.
  • Além disso, adicione água morna. Eu li que a água quente mata nutrientes na moringa, por isso é melhor usar morna e deixar em infusão por mais tempo.
  • Na metade do processo, aproximadamente 5 minutos, acrescente fatias de Limão e fatias de Gengibre e deixe um pouco mais.
  • Além disso, escorra o chá, adoe com mel.
  • Em um copo, adicione cubos de gelo e guarneça com uma fatia de limão e folhas de hortelã frescas.
  • Além disso, Você pode fazer isso em grandes quantidades e relaxar.

Receita de chá de moringa com abacaxi:

INGREDIENTES:

  • 1 colher de chá de pó de folha de moringa.
  • 2 Banana.
  • 1 xícara de pedaços de Abacaxi fresco.
  • 1/2 xícara de Mirtilos.
  • 1 Laranja descascada.
  • 1 xícara de água filtrada ou água de coco.

MODO DE PREPARO:

  • Adicione todos os ingredientes ao seu liquidificador.
  • Bata até ficar homogêneo. Aprecie!

Efeitos colaterais:

O chá de moringa é possivelmente seguro quando consumido por via oral e consumido apropriadamente. Além disso, as folhas, frutos e sementes podem ser seguros quando ingeridos como alimento. No entanto, é importante evitar comer a raiz e seus extratos. Essas partes da planta podem conter uma substância tóxica que pode causar paralisia e morte. Moringa tem sido usada com segurança em doses de até 6 gramas por dia por até 3 semanas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.