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Alimentos Saudáveis Dicas de Saúde

Os 7 Principais Alimentos Para Saúde

Os Principais Alimentos Para Saúde Ter uma alimentação saudável reflete tanto no bom funcionamento do organismo como também na beleza de cabelos, unhas e pele. Por isso, selecionar bem o que entra no cardápio é fundamental para trazer saúde ao corpo. Segundo pesquisadores, existem certos alimentos considerados extremamente saudáveis e incluí-los ao dia a dia pode ser a saída certa para quem quer ter mais qualidade de vida.Pimenta Preta: além de fibras, possui ação antioxidante e ajuda quem sofre de excesso de gases. Por potencializar a liberação de ácido clorídrico, acelera a digestão. “A pimenta não possui contraindicação, mas não é recomendado ultrapassar a quantidade diária de duas colheres de sopa. Para consumi-la, adicione algumas pitadinhas na comida”, explica o nutricionista. Então a Pimenta não deixar de der Principais Alimentos Para Saúde.

Manjericão: este tempero é rico em ferro, cálcio, vitamina C e potássio. Possui também flavonoides (orientia e vicetina) capazes de proteger as estruturas celulares e os cromossomas contra a radiação e danos relacionados com radicais livres. por isso é um dos Principais Alimentos Para Saúde por conter óleos voláteis (estragol, linalol, cineol, eugenol, sabineno, mirceno e limoneno), o manjericão também restringe a formação de bactérias indesejáveis.

“Ele é também uma boa fonte de betacaroteno, um antioxidante que protege as células epiteliais contra danos causados pelos radicais livres. E traz na composição o magnésio, que atua na melhora do fluxo sanguíneo, diminuindo o risco de arritmias cardíacas e de espasmos do músculo cardíaco ou dos vasos sanguíneos”, explica Dr. Gabriel. O tempero não possui contraindicação e pode ser consumido tanto “in natura” como cozido.

Pimenta Chili: para quem não sabe, essa pimenta possui três vezes mais vitamina C do que a laranja. A capsaicina, um dos principais compostos da pimenta e que causa o sabor picante, reduz o apetite e aumenta o gasto calórico. Seis gramas queimam cerca de 45 calorias.

A pimenta também contém vitaminas A, B e C, magnésio, ferro e aminoácido. Sem contar que o ácido fólico e o betacaroteno presentes no alimento têm ação antioxidante. “O consumo favorece quem tem enxaqueca, pois provoca a liberação de endorfina, analgésico natural que provoca sensação de bem-estar. Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é produzida”, diz o nutricionista temos vários motivos para colocamos nos Principais Alimentos Para Saúde.

Arroz Preto: o grão é rico em proteínas, ferro, vitamina E, C e Complexo B, além de possuir antocianina, pigmento antioxidante que causa a coloração escura. Pelo fato de apresentar mais fibras que o integral convencional, melhora o funcionamento intestinal, diminui a absorção de gordura e colesterol e causa maior saciedade que o arroz palpabilizado. Em farelos, esse grão pode ser adicionado a vitaminas ou leite.

Linhaça: A semente da linhaça triturada é rica em ômega 3 e traz enormes benefícios ao corpo humano. “Diversos estudos têm mostrado efeito cardio-protetor da farinha de linhaça, por ser rica em ômega-3, promovendo o aumento do HDL (bom colesterol) e a redução do LDL e triglicérides”, explica Leila Froeder, nutricionista da Clinica Vivid.

Morango: Possuem grande quantidade de flavonoides, antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células. “ o morango é um dos Principais Alimentos Para Saúde e também evita também o aparecimento de câncer e a oxidação do LDL (colesterol considerado ruim. quando em excesso) que pode gerar a ‘placa de ateroma’ ou aterosclerose nas artérias, que causam o infarto e o derrame cerebral”, diz Leila.

O primeiro deles é o manjericão, que consiste em um tempero que possui nutrientes como vitamina C, ferro, potássio e cálcio bem como flavonoides e óleos voláteis a exemplo do mirceno e linalol. Devido a estas características, o manjericão possui importante função de combate aos radicais livres por sua atuação como antioxidante além de evitar o surgimento de infecções bacterianas.

Azeite de Oliva: O azeite de oliva extra-virgem, além de dar um toque especial no cardápio, previne doenças. “O azeite tem potente efeito inibidor de radicais livres, da oxidação do LDL e também antitrombótico”, afirma a nutricionista.

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