Início » Metformina – o que é, para que serve e efeitos colaterais!

Metformina – o que é, para que serve e efeitos colaterais!

A metformina é um medicamento oral para diabetes que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, é utilizada em conjunto com dieta e exercício físico. Para melhorar o controle do açúcar no sangue em adultos com diabetes mellitus tipo 2.

Metformina

A metformina é por vezes utilizada em conjunto com insulina ou outros medicamentos, mas não é para o tratamento da diabetes tipo 1.

Informação Importante Sobre a Metformina:

Não deve utilizar metformina se tiver doença renal grave ou cetoacidose diabética (contate o seu médico para tratamento). Se você precisar de algum tipo de raio-x ou tomografia computadorizada usando um corante que é injetado em suas veias, você precisará parar temporariamente de tomar metformina.

Este medicamento pode causar uma doença grave chamada acidose láctica. Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sintomas leves, como: dor ou fraqueza muscular, sensação de dormência ou frio em seus braços e pernas, dificuldade para respirar, dor de estômago, Náusea com vômitos, ritmo cardíaco lento ou irregular, tontura ou sensação de fraqueza ou cansado.

Efeitos Colaterais da Metformina:

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à metformina: urticária; dificuldade respiratória; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Algumas pessoas desenvolvem acidose láctica enquanto tomam este medicamento. Os primeiros sintomas podem piorar com o tempo e essa condição pode ser fatal. Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sintomas leves, como:

  • Dor muscular ou fraqueza;
  • Sensação de dormência ou frio em seus braços e pernas;
  • Problemas respiratórios;
  • Sentir-se tonto, cansado ou muito fraco;
  • Dor de estômago, Náusea com vômito; ou
  • Frequência cardíaca lenta ou irregular.
  • Os efeitos colaterais comuns da metformina podem incluir:
  • Baixo teor de açúcar no sangue;
  • Náusea, dor de estômago;
  • Diarreia.

Precauções Antes de Tomar Metformina:

Você não deve usar metformina se você é alérgico a ela, ou se você tem

  • Doença renal grave;
  • Cetoacidose metabólica ou diabética (ligue para o seu médico para tratamento).

Se você precisar de algum tipo de raio-x ou tomografia computadorizada usando um corante que é injetado em suas veias, você precisará parar temporariamente de tomar metformina.

Para se certificar de que este medicamento é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • Doença renal (a sua função renal pode precisar de ser verificada antes de tomar este medicamento);
  • Altos níveis de cetona no sangue ou na urina;
  • Doença cardíaca, insuficiência cardíaca congestiva;
  • Doença hepática;
  • Se você também usa insulina, ou outros medicamentos orais para diabetes.

Algumas pessoas que tomam metformina desenvolvem uma doença grave chamada acidose láctica. Isso pode ser mais provável se você tiver doença hepática ou renal, insuficiência cardíaca congestiva, cirurgia, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, uma infecção grave, se tiver 65 anos ou mais, se estiver desidratado ou se beber muito álcool. Converse com seu médico sobre seu risco.

Siga as instruções do seu médico sobre o uso deste medicamento se estiver grávida. O controle do açúcar no sangue é muito importante durante a gravidez, e suas necessidades de dose podem ser diferentes durante cada trimestre da gravidez. Informe o seu médico se ficar grávida enquanto estiver a tomar metformina.

Não se sabe se a metformina passa para o leite materno ou se pode prejudicar o bebê em amamentação. Não deve amamentar enquanto estiver a utilizar este medicamento. A metformina não deve ser administrada a crianças com menos de 10 anos de idade. Algumas formas de metformina não são aprovadas para uso por menores de 18 anos.

Como Devo Tomar Metformina?

Metformina

Tome metformina exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose. Não use este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.

Tome metformina com uma refeição, a menos que seu médico lhe diga o contrário. Algumas marcas deste medicamento são tomadas apenas uma vez por dia com a refeição da noite. Siga as instruções do seu médico.

Não esmague, mastigue nem quebre um comprimido de liberação prolongada. Engula o comprimido inteiro. Meça o medicamento líquido com a seringa dosadora fornecida, ou com uma colher de dosagem especial ou copo de medicamento. Se você não tiver um dispositivo de medição da dose, pergunte ao seu farmacêutico.

Algumas formas de comprimidos de metformina são feitas com uma casca que não é absorvida ou derretida no corpo. Parte da concha do tablete pode aparecer nas suas fezes. Este é um efeito colateral normal e não tornará a medicação menos eficaz. Seu açúcar no sangue precisará ser verificado com frequência, e você pode precisar de outros exames de sangue no consultório do seu médico.

Dosagem da Metformina:

Dose adulta usual para diabetes tipo 2:

Liberação Imediata:
  • Dose inicial: 500 mg por via oral duas vezes ao dia ou 850 mg por via oral uma vez ao dia.
  • Titulação da dose: Aumento de 500 mg em incrementos semanais ou 850 mg a cada 2 semanas conforme tolerado.
  • Dose de manutenção: 2000 mg por dia em doses divididas.
  • Dose máxima: 2550 mg / dia.
Liberação Prolongada:
  • Dose inicial: 500 a 1000 mg por via oral uma vez ao dia.
  • Titulação da dose: Aumentar em incrementos semanais de 500 mg, conforme tolerado.
  • Dose de manutenção: 2.000 mg por dia.
  • Dose máxima: 2.500 mg diários.

Mais Informações: Metformina, se não for contraindicado, é o agente farmacológico inicial preferido para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2.

Tome em doses divididas 2 a 3 vezes por dia com as refeições; Titular lentamente para minimizar os efeitos colaterais gastrointestinais. Em geral, respostas significativas não são observadas com doses inferiores a 1500 mg / dia.

Liberação prolongada: Tome com a refeição da noite; se o controle glicêmico não for alcançado com 2000 mg uma vez ao dia, pode-se considerar 1000 mg de produto de liberação prolongada duas vezes ao dia; Se o controle glicêmico ainda não for alcançado, poderá mudar para o produto de liberação imediata.

Uso: Para melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes mellitus tipo 2 como adjuvante da dieta e exercício.

Dose Pediátrica Usual para Diabetes Tipo 2:

  • 10 anos ou mais:
  • Além disso, liberação imediata:
  • Dose inicial: 500 mg por via oral duas vezes ao dia
  • Além disso, titulação da dose: Aumentar em incrementos semanais de 500 mg, conforme tolerado
  • Dose de manutenção: 2000 mg por dia
  • Além disso, dose máxima: 2000 mg por dia

Obs: Leve em doses divididas 2 a 3 vezes por dia com as refeições. Titule lentamente para minimizar os efeitos colaterais gastrointestinais. Além disso, a segurança e a eficácia dos comprimidos de liberação prolongada não foram estabelecidas em pacientes pediátricos com menos de 18 anos de idade.

Uso: Para melhorar o controle glicêmico em crianças com diabetes mellitus tipo 2 como adjuvante da dieta e exercício.

O que Acontece se eu Perder uma Dose de Metformina?

Tome a dose esquecida assim que se lembrar (não se esqueça de tomar o medicamento com alimentos). Além disso, ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.

O que Acontece se der Overdose de Metformina?

 

Procure atendimento médico de emergência. Além disso, uma overdose de metformina pode causar acidose láctica, que pode ser fatal.

O que Devo Evitar Enquanto Tomar Metformina?

Evite beber álcool. Diminui o açúcar no sangue e pode aumentar o risco de acidose láctica enquanto estiver a tomar metformina.

Que Outras Drogas Afetarão a Metformina?

Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Além disso, algumas drogas podem afetar seus níveis sanguíneos de outras drogas que você toma, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.

Outros medicamentos podem interagir com a metformina, incluindo medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Além disso, informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você iniciar ou parar de usar.

Outras Informações:

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use metformina apenas para a indicação prescrita. Além disso, sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.