
Dipirona – Para que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais que poucos conhecem. Além disso, a Dipirona é indicada como analgésico e antitérmico, ambos usados para tratamento de dores e controle de febres.
O seu efeito dá resultados após 30 minutos até 1 hora depois da ingestão, permanecendo dentro do organismo por até 4 horas.
O Brasil é um dos países que mais faz o uso de Dipirona ao redor do mundo, sendo que alguns países ela é proibido por seu uso em abuso.

Conteúdo:
- Para que Serve a Dipirona?
- Qual a Forma Certa de Tomar Dipirona?
- Quantos Dias Pode Tomar Dipirona?
- O que Acontece se Tomar Dipirona Todos os Dias?
- Quem não Pode Tomar Dipirona?
- Qual o Genérico de Dipirona?
- Quais os Nomes Comerciais da Dipirona?
- O que a Dipirona Pode Causar?
- Quais os Efeitos Colaterais da Dipirona?
Para que Serve a Dipirona?
Facilmente encontrada na bolsa de muitos brasileiros, a Dipirona tem efeitos analgésicos, espasmolíticos e antipiréticos e é usada no tratamento da dores ou Febre.
É muito utilizada também para tratamento de cólicas, dores abdominais, cefaleias leves. É recorrida também em inícios de resfriados, gripes e alergias.
Vale lembrar que o medicamento não promete acabar com as dores caso elas sejam crônicas, somente dá uma aliviada nos sintomas. Caso as dores persistam, é indicado que o paciente procure um médico o mais rápido possível.
Qual a Forma Certa de Tomar Dipirona?
O uso de Dipirona é feito por meio de via oral e pode ser interrompido a qualquer momento sem causar danos ao paciente. É indicado o uso de Dipirona quando o paciente sentir alguma dor incômoda, Além disso, cada comprimido contém 500 mg, e seu uso é máximo 4 comprimidos por dia.
Caso o efeito não surja após meia hora do primeiro comprimido, é recomendado a ingestão de mais um, desde que a dose máxima esteja dentro do acordado.
A Dipirona também é encontrada em forma de uso retal, a indicação do seu uso pode ser repetido até 3 vezes por dia. Para uso em crianças, é necessário a consulta de um médico anteriormente, a dosagem pode ser diferenciada e modificada de caso para caso.
Quantos Dias Pode Tomar Dipirona?
A dose da dipirona é recomendada para adultos e adolescentes acima de 15 anos com comprimidos de 500 mg ou comprimido de 1000 mg até 4 vezes ao dia. Além disso, este medicamento não deve ser mastigado.
O que Acontece se Tomar Dipirona Todos os Dias?
Além disso, o Dipirona é um analgésico por esta razão ele não pode ser tomado mais de 15 dias no mês pois pode ocorrer alguns efeitos colaterais transitórios e simples, como insuficiência renal, azia, mal-estar abdominal, e até mesmo quadros mais graves, levando a fazer hemodiálises.
Quem não Pode Tomar Dipirona?
Além disso, a Dipirona é contra-indicada na amentação, gravidez e em pessoas com alergia à Dipirona sódica ou até qualquer um dos componentes da fórmula, asma, porfiria aguda do fígado intermitente e deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase.
Qual o Genérico de Dipirona?
O genérico da Dipirona é a navalgina que é o principal componente deste medicamento.
Quais os Nomes Comerciais da Dipirona?
A Dipirona é facilmente encontrada nas farmácias brasileiras com outros nomes formais, que são:
- Novalgina;
- Anador;
- Baralgin;
- Magnopyrol;
- Nofebrin.
O que a Dipirona Pode Causar?
O uso de Dipirona costuma não acarretar muitos efeitos colaterais, além de reação alérgica em pessoas que tenham alguma proibição de ingredientes contidos na fórmula. É comum também a queda da pressão arterial, principalmente em pessoas que estejam desidratadas ou com problemas cardíacos descontrolados.
Quais os Efeitos Colaterais da Dipirona?
Links úteis:
Os efeitos colaterais da Dipirona são diversos porém os graves incluem agranulocitose, anemia aplástica, reações de hipersensibilidade (como anafilaxia e broncoespasmo), necrólise epidérmica tóxica e podem provocar ataques agudos de porfiria, pois está quimicamente relacionado às sulfonamidas.
1 comentário
[…] 10 mg de butilbrometo de escopolamina, correspondentes a 6,89 mg de escopolamina e 250 mg de dipirona sódica monoidratada, correspondentes a 221,51 mg de […]