Início » Venlafaxina – o que é, para que serve e efeitos colaterais!

Venlafaxina – o que é, para que serve e efeitos colaterais!

venlafaxina

A venlafaxina é um antidepressivo pertencente a um grupo de medicamentos chamados inibidores seletivos da recaptação de serotonina e norepinefrina (SSNRIs). Além disso, a venlafaxina afeta substâncias químicas no cérebro que podem estar desequilibradas em pessoas com depressão. Este medicamento é usado para tratar o transtorno depressivo maior , ansiedade

venlafaxina
venlafaxina

Precauções antes de tomar venlafaxina:

Certifique-se de que seu médico sabe se você também toma medicamentos opiáceos, produtos fitoterápicos ou remédios para depressão, doença mental, doença de Parkinson, enxaqueca, infecções graves ou prevenção de náusea e vômito.

Alguns jovens têm pensamentos sobre suicídio quando tomam um antidepressivo. Seu médico precisará verificar seu progresso em visitas regulares enquanto estiver usando Venlafaxina. Sua família ou outros cuidadores também devem estar atentos a mudanças no seu humor ou sintomas.

A Venlafaxina pode causar problemas pulmonares graves em um recém-nascido se a mãe tomar o medicamento no final da gravidez (durante o terceiro trimestre). No entanto, você pode ter uma recaída da depressão se parar de tomar o antidepressivo.

Informe o seu médico imediatamente se engravidar enquanto estiver a tomar este medicamento. Não comece ou pare de tomar este medicamento durante a gravidez sem o conselho do seu médico.

A Venlafaxina pode passar para o leite materno e prejudicar o bebê em amamentação. Não deve amamentar enquanto estiver a utilizar este medicamento. A Venlafaxina não é aprovada para uso por menores de 18 anos.

Como devo tomar venlafaxina?

Tome venlafaxina exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.

A venlafaxina deve ser tomada com alimentos. Portanto, tente tomar a sua dose ao mesmo tempo todos os dias. Não esmague, mastigue, quebre ou abra um comprimido ou cápsula de liberação prolongada . Engula tudo.

Para tornar a cápsula de liberação prolongada mais fácil de engolir, você pode abrir a cápsula e polvilhar o medicamento em uma pequena quantidade de molho de maçã. Engula toda a mistura sem mastigar e não guarde nada para uso posterior.

Pode demorar várias semanas até os sintomas melhorarem. Portanto, continue usando a medicação conforme indicado. Não pare de usar venlafaxina sem primeiro falar com o seu médico. Você pode ter efeitos colaterais desagradáveis se parar de tomar este medicamento de repente. Sua pressão arterial precisará ser verificada frequentemente.

Este medicamento pode causar um teste de rastreio de medicamentos falso positivo. Além disso, se você fornecer uma amostra de urina para triagem de drogas, informe a equipe do laboratório de que você está tomando este medicamento. Armazenar a temperatura ambiente longe da umidade e calor.

O que acontece se eu perder uma dose de venlafaxina?

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Portanto, não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.

O que devo evitar enquanto tomar venlafaxina?

Beber álcool com este medicamento pode causar efeitos colaterais. Pergunte ao seu médico antes de tomar um medicamento anti-inflamatório não esteroide (AINE) para dor, artrite, febre ou inchaço. Isso inclui aspirina, ibuprofeno, diclofenaco, indometacina, meloxicam e outros.

Usar um AINE com venlafaxina pode causar ferimentos ou sangramento. Além disso este medicamento pode prejudicar o seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirige ou faz qualquer coisa que requer que você esteja alerta.

Dosagem de venlafaxina:

Dose adulta usual para ansiedade:

Liberação prolongada:

  • inicial: 75 mg por via oral uma vez ao dia
  • manutenção: pode aumentar em incrementos diários de 75 mg por via oral em intervalos não inferiores a 4 dias
  • máxima: 225 mg por via oral por dia

Usos:

Dose adulta usual para o transtorno do pânico:

Liberação prolongada:

  • inicial: 37,5 mg por via oral uma vez ao dia
  • manutenção: pode aumentar a dose em incrementos diários de 75 mg por via oral em intervalos não inferiores a 7 dias
  • máxima: 225 mg por via oral

Uso: Tratamento do Transtorno de Pânico (DP) com ou sem agorafobia.

Que outras drogas afetarão a venlafaxina?

Tomar este medicamento com outros medicamentos que o deixam com sono pode agravar este efeito. Pergunte ao seu médico antes de tomar venlafaxina com um remédio para dormir, remédio para dor narcótico, relaxante muscular ou remédio para ansiedade, depressão ou convulsões.

venlafaxina
venlafaxina

Muitas drogas podem interagir com a venlafaxina. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui. Portanto, informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer um que você inicie ou pare de usar, especialmente:

  • qualquer outro antidepressivo;
  • cimetidina;
  • Erva de São João;
  • tramadol;
  • triptofano (às vezes chamado L-triptofano);
  • um sangue mais fino – varfarina, Coumadin, Jantoven;
  • medicamento para tratar transtornos do humor, transtornos do pensamento ou doença mental – buspirona, lítio e muitos outros;
  • medicina enxaqueca dor de cabeça – sumatriptan, zolmitriptano e outros.

Esta lista não está completa e muitas outras drogas podem interagir com a venlafaxina. Isso inclui medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Dê uma lista de todos os seus medicamentos para qualquer profissional de saúde que o trate.

Efeitos colaterais comuns de venlafaxina podem incluir:

  • mudanças de visão;
  • náusea, vômito, diarreia;
  • mudanças no apetite ou peso;
  • boca seca, bocejando;
  • tontura, dor de cabeça, ansiedade, sentir-se nervoso;
  • batimentos cardíacos rápidos, tremores ou tremores;
  • problemas de sono (insônia), sonhos estranhos, sensação de cansaço;
  • aumento da sudorese;
  • diminuição do desejo sexual, impotência ou dificuldade em ter um orgasmo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.