Dieta das 6 Refeições: Como Fazer? Benefícios e Cardápio!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dicas de Saúde

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Dieta das 6 Refeições: Como Fazer? Benefícios e Cardápio!
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Dieta das 6 Refeições: Como Fazer? Benefícios e Cardápio saudável para ajudar a emagrecer rapidamente! Além disso, quer perder peso, mas não para de comer? Bem, esta é a dieta para você… Nessa dieta, você come todos os dias a cada 3 horas, por isso nunca sente fome, tornando esta a dieta perfeita ainda mais se você já tive passado por outras dietas que deixaram você constantemente com fome.

Em vez de pular refeições para perder peso, você come três pequenas refeições e três petiscos cheios de nutrientes espalhados ao longo do dia. Esta dieta é adequada para pessoas que preferem petiscar e mordiscar durante o dia, em vez de se encher com uma ou duas refeições maiores.

Dieta das 6 Refeições

O que é a Dieta das 6 Refeições?

A Dieta das 6 Refeições por dia é uma ótima maneira de sair de um patamar de perda de peso, abastecer seu corpo, construir músculos e perder gordura. 6 refeições por dia também é maravilhoso se você está acostumado a dietas de fome. No entanto, estar preparado e organizado são fundamentais quando se trata deste plano de emagrecimento.

Conseguir a Dieta das 6 Refeições por dia pode ser um desafio se você estiver despreparado, desorganizado e tornar essa maneira de comer mais complicada do que precisa ser.

Por que a Dieta das 6 Refeições é Importante?

Se você está tentando gerenciar seu peso, você pode se perguntar com que frequência você deve comer. Embora as diretrizes dietéticas geralmente recomendem que você faça pelo menos três refeições e um lanche por dia, algumas pessoas têm mais sucesso com a perda de peso se comerem refeições menores e mais frequentes.

O plano da Dieta das 6 Refeições por dia pode ajudá-lo a gerenciar melhor a fome e manter os níveis de energia. Tal como acontece com qualquer bom plano de dieta, certifique-se de suas refeições incluem uma variedade de alimentos de todos os grupos de alimentos para atender às suas necessidades de nutrientes.

Dieta das 6 Refeições Como Fazer

Quanto Você Deve Comer Todos os Dias?

Se você estiver indo para a rota da Dieta das 6 Refeições, seu maior perigo é comer demais. Contanto que você escolha bons alimentos e mantenha o tamanho das porções sob controle, o pastoreio freqüente pode ajudá-lo a perder peso e manter os desejos afastados. A estratégia mais simples é misturar o controle da porção com proteína e fibra para preenchê-lo. Planeje lanches ricos em nutrientes como estes:

  • Fruta fresca com queijo com baixo teor de gordura;
  • Vegetais crus com 1/4 de xícara de homus ou molho tzatziki para mergulhar;
  • Bolachas integrais com 1 fina fatia de queijo com baixo teor de gordura ou uma colher de sopa de manteiga de nozes;
  • Mistura de trilha de 1/4 xícara com nozes, frutas secas e cereais integrais;
  • 1 xícara de iogurte grego desnatado com frutas frescas.

Dieta das 6 Refeições Ajuda a Emagrecer?

Dieta das 6 Refeições é um plano simples, de curto prazo, onde você pode perder 5-7 kg em uma semana. É eficaz se você quiser parecer magro rapidamente ou se tiver atingido um platô de dieta e quiser perder os últimos quilos. As refeições não são enormes, mas, como você está comendo regularmente alimentos nutritivos, seus níveis de açúcar no sangue ficam estáveis, então você se sente satisfeito o dia todo.

Dieta das 6 Refeições Benefícios

Como a Dieta das 6 Refeições Funciona?

Dentro de dietas alternativas para a perda de peso, este é um dos mais eficazes, por isso, os especialistas recomendam que, para manter acelerado o nosso metabolismo de modo que você pode queimar mais calorias, o ideal é não gastar mais de cinco horas sem comer, é por isso que a Dieta de 6 Refeições por dia é a dieta ideal.

O sucesso desta dieta é baseado em seis refeições por dia, mas em pequenas quantidades que geram uma sensação de saciedade e evitam cair na ansiedade de comer outras coisas não saudáveis. Com esta dieta você pode perder de 2 a 2,50 quilos em apenas três dias.

Benefícios da Dieta das 6 Refeições:

Enquanto comer muitas refeições pode não acelerar o seu metabolismo ou fazer você queimar gordura, os especialistas dizem que isso poderia ajudá-lo de outras maneiras. Quanto mais você esperar entre as refeições, mais faminto fica, e então é mais provável que você coma demais. E a Dieta das 6 Refeições também mostra outros benefícios, como:

  • Você estará mais cheio;
  • Você controlará melhor o seu açúcar no sangue;
  • Você controlará melhor seus hormônios.

Dieta das 6 Refeições Cardápio

Alimentos da Dieta das 6 Refeições:

Comer “certo” tem um efeito profundo em como nos sentimos e nosso objetivo ao comer 6 refeições por dia é fazer com que nossos corpos não pareçam ótimos, mas funcionem e se sintam bem também. Esta dieta é simples… Comer seis vezes ao dia e combinar uma proteína com um carboidrato ou ‘boa gordura’, como manteiga de amêndoa ou nozes na maioria das refeições e é isso. Cortar o açúcar, farinha branca e eliminar os produtos lácteos (com exceção de queijo cottage baixo ou sem gordura), pois eles tendem a inchar.

Cardápio Completo Dieta das 6 Refeições:

DIA 1

Café da Manhã:

  • Iogurte grego com chuvisco de Mel.

Lanche da Manhã:

Almoço:

Lanche da Tarde:

  • Embarcações de Alface salsicha: Duas linguiças de porco (ou Quorn) em gema doce.

Jantar:

  • Filé de salmão.

Ceia:

  • Banana assada com 5 nozes tostadas e noz-moscada.

Como Fazer a Dieta das 6 Refeições

DIA 2

Café da Manhã:

Lanche da Manhã:

  • Sirva duas fatias de presunto simples com um punhado de foguete.

Almoço:

Lanche da Tarde:

Jantar:

  • Bife com aspargos: Frite um bife filé, temperado com sal e pimenta, e sirva com aspargos no vapor.

Ceia:

  • Assar uma Maçã e sirva com um punhado de mirtilos e uma pitada de Canela.

DIA 3

Café da Manhã:

  • Omelete e salsicha. Bata um Ovo e frite os dois lados. Sirva com 1 Salsicha de Quorn.

Lanche da Manhã:

  • Uma Maçã fatiada com 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim.

Almoço:

  • Salada quente de salmão feita com 1 filé de salmão assado, feijão anão cozido no vapor, rabanetes fatiados e um pouco de cebola fatiada.

Lanche da Tarde:

  • 1 Ovo cozido e um punhado de folhas de foguete.

Jantar:

  • Grelhe 1 peito de frango e sirva com fatias de batata-doce e 1 Abacate fatiado.

Ceia:

  • Pequena xícara de pipoca simples.

Benefícios da Dieta das 6 Refeições

DIA 4

Café da Manhã:

  • Misture 1 Ovo e sirva com 2 fatias de presunto e um pouco de foguete.

Lanche da Manhã:

  • Salada de quinoa feita com 2 colheres de sopa de quinoa cozida e uma salada pequena.

Almoço:

  • Um filé de bacalhau grelhado com batata-doce frita e um lado de Tomate fatiado e cebolinha.

Lanche da Tarde:

  • 3 colheres de sopa de iogurte grego com um punhado de frutas.

Jantar:

Ceia:

  • Dois quadrados de chocolate amargo (mais de 70% de cacau).

DIA 5

Café da Manhã:

  • 2 fatias de batata doce assadas com 2 linguiças de porco ou Quorn.

Lanche da Manhã:

  • 1 Pera, cortada em fatias e servida com 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa.

Almoço:

  • Um filé de alabote grelhado com 1 Ovo mexido com tomates-cereja grelhados e folhas de rúcula.

Lanche da Tarde:

  • 1 Banana picada servida com 3 colheres de sopa de iogurte grego e 4 metades de noz.

Jantar:

Ceia:

  • Uma pequena xícara de pipoca simples.

Cardápio da Dieta das 6 Refeições

Dias 6 e 7

Repita dois dias. Com guloseimas saborosas a cada poucas horas, você nunca passará fome!

Dicas Extras da Dieta das 6 Refeições:

Coma pouco e frequentemente: Nunca perca uma refeição. Coma regularmente, a cada 2-3 horas.
Preparar: A chave para o sucesso de qualquer dieta. Tire um tempo para descobrir quais ingredientes você precisará.
Coma produtos frescos: Ir para proteínas magras como frango, peixe branco, atum, peru e escolher frutas e vegetais frescos. Procure por gorduras saudáveis, como abacate, nozes e azeite. Você pode ter 125g-175g de proteína magra para o almoço e jantar.
Pré-faça as refeições: Preparar refeições com antecedência ajudará você a resistir às compras de impulso de alto teor calórico.
Vala maionese e molhos: Dê sabor a comida com sal, pimenta, alho e ervas frescas.
Fique hidratado: Beba muita água durante todo o dia. Você também pode ter chás de ervas.
Evite cafeína e açúcar: Nenhum alimento processado, cereais ou bebidas.
Seus passos: Até mesmo 220 passos extras por dia farão a diferença.
Faça isso com um amigo: Isso irá mantê-lo motivado!
Procure por produtos frescos como salmão e vegetais verdes.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dicas de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

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