Dieta e Nutrição

Dieta da Zona – Como Funciona, Cardápio e Benefícios

Dieta da Zona – Como Funciona, Cardápio e Benefícios

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Graduado em Nutrição!

Especialista do Dicas de Saúde

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Dieta da Zona – Como Funciona, Cardápio e Benefícios
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Como Funciona a Dieta da Zona? Qual o Cardápio da Dieta da Zona? Quais os Benefícios da Dieta da Zona e como usar-lá de maneira correta são algumas das dúvidas sobre esta poderosa dieta. Além disso, você está procurando uma dieta que possa ajudá-lo na queima de calorias, até mesmo enquanto dorme e sem sentir fome? Desta forma, você deve seguir uma Dieta da Zona. A Dieta da Zona era a preferida de muitas celebridades de Hollywood como Demi Moore, Jennifer Aniston, Sandra Bullock e Jessica Parker no início dos anos 90. Elas seguiram esta dieta para manter seu corpo e ficar bonitas.Dieta da Zona

O que é Zona? A zona é o estado fisiológico em que os hormônios são equilibrados para proporcionar uma resposta inflamatória saudável. O excesso de inflamação celular é a causa subjacente do ganho de peso, doenças crônicas e diminuição do desempenho físico, mental e emocional.

Visão Geral: A Dieta da Zona foi criada pelo Dr. Barry Sears e está preocupada com o controle dos hormônios elevados no corpo. De acordo com o Dr. Barry Sears, a chave para a perda de peso e ter um equilíbrio hormonal adequado e manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Os níveis elevados de insulina ajudam no controle do açúcar no sangue enquanto outros hormônios promovem a inflamação, levando ao ganho de peso. Ele acredita que esta é a principal causa da obesidade em pessoas hoje em dia. Ao regular o nível de açúcar no sangue e manter os níveis de insulina na zona apertada, o corpo pode queimar gordura de forma mais eficiente.

Assim, o objetivo da Dieta da Zona é fazer com que insulina e hormônios permaneçam na zona direita – não sendo muito alto nem muito baixo. Isso pode ser conseguido mantendo um equilíbrio perfeito de carboidratos, gorduras e proteínas.

Conseguir esse equilíbrio significa seguir uma dieta rica em carboidratos e altas proteínas, juntamente com o consumo moderado de gordura. Nosso corpo precisa do equilíbrio certo desses nutrientes para funcionar corretamente e ficar magro.

A Dieta da Zona não promete uma drástica perda de peso. No entanto, você pode facilmente perder 500 gramas ou 1 kg na primeira semana. Esta dieta consiste na perda de peso proveniente da gordura e não água ou músculo. A dieta também pode ajudar no aumento da produtividade mental e atraso dos os sinais de envelhecimento.

Como Funciona a Dieta da Zona? A dieta recomenda dividir nossas refeições em cinco por dia. Três das quais são refeições e duas são lanches. Cada refeição deve, idealmente, incluir cerca de 40% de carboidratos, 30% de gordura e 30% de proteína.

Ao preparar o jantar, divida seu prato em 3 seções. Coloque uma comida rica em proteínas com pouca gordura em uma parte, não mais do que o tamanho da palma da mão. Preencha as outras duas partes com alimentos ricos em carboidratos, como vegetais e grãos integrais.

Adicione um pouco de azeite e nozes para aumentar o consumo de gordura monoinsaturada. A quantidade diária recomendada de calorias é 1200 para mulheres e 1500 para homens. Um equilíbrio certo de proteína, gorduras e carboidratos controla os três hormônios essenciais, como insulina, glucagon e eicosanoides.

Insulina: A insulina é o hormônio de armazenamento. O controle da insulina em nosso corpo é necessária, pois o seu excesso pode nos engordar e acelerar a inflamação.

Glucagon: Glucagon é um hormônio de mobilização que envia sinais para o nosso corpo liberar regularmente os carboidratos armazenados. Isso proporciona níveis estabilizados de açúcar no sangue.

Eicosanoides: Esses hormônios controlam a inflamação silenciosa. Eles são os principais hormônios que orquestram uma série de outros hormônios no corpo.

Benefícios da Dieta da Zona Para Saúde: Os principais benefícios da Dieta da Zona incluem:

  • De acordo com os relatórios de pesquisa, a Dieta da Zona é moderadamente eficaz para perda de peso.
  • A evidência sobre os efeitos desta dieta sobre a saúde do coração é escassa, mas acredita-se que ela pode reduzir os níveis de colesterol. O consumo de proteína magra e gorduras saudáveis como recomendado pela dieta, evitam a absorção de lipoproteínas de baixa densidade no sangue. Também incentiva a produção de colesterol bom no sangue.
  • A Dieta da Zona atinge a obesidade, uma das principais causas de diabetes. Um controle de peso saudável mantém a diabetes tipo 2 afastada. Esta dieta também enfatiza o consumo do alimento certo e desencoraja o consumo de alimentos errados.

A Dieta da Zona é Fácil de Seguir? Muitas vezes, as pessoas têm dificuldade em seguir a Dieta da Zona. O horário da Dieta da Zona – o café da manhã em dentro de uma hora depois de acordar e após comer a cada cinco horas parece assustador para algumas pessoas. As pessoas devem dividir os alimentos em carboidratos:

Proteínas e gorduras, tediosas e demoradas. Você deve optar por 30% de proteínas, 30% de gordura e 40% de carboidratos em cada refeição ou lanche. Você não pode comer grandes quantidades de proteína no almoço ou carboidratos no café da manhã. Deve ser equilibrado para que a dieta funcione.

Saciedade: Os especialistas em Dieta da Zona enfatizam grandemente a importância da saciedade. A fome não é um problema com esta dieta, pois você não precisa ficar mais de cinco horas sem comer. Isso evitará que o pico de açúcar no sangue e as dores de fome se manifestem.

Gosto: A dieta não compromete o gosto. As receitas mencionadas no livro variam de panqueca de mirtilo ao queijo de vinho. Sair da dieta ocasional é bom, mas você deve voltar no dia seguinte. Você também pode personalizar a dieta de acordo com suas necessidades.

Exercício: Muito enfatizamos não praticar exercícios durante a Dieta da Zona. De acordo com o Dr. Sears, o exercício é necessário para a manutenção do peso, e não para a perda de peso. A comunidade não concorda com este ponto de vista.

A maioria dos especialistas recomendam pelo menos 2 horas e meia de exercícios moderados diariamente, seja para perda de peso ou pela saúde do corpo. A atividade física e o exercício também reduzem o risco de desenvolver problemas cardíacos e outras doenças crônicas.

Fontes Alimentares Para a Dieta da Zona: As Principais fontes alimentares para a Dieta da Zona incluem:

Proteína: Cada lanche e refeição devem ter alguma proteína incluída. Cada dose de proteína deve ser de cerca de 113 gramas para homens e 85 gramas para mulheres. Consuma uma mistura de proteínas de baixo teor de gordura, como peixe, peru, frango e nozes sem pele.

Carboidratos: A porção de carboidratos da refeição ou lanche deve ser cerca de duas vezes mais do que a porção de proteína. Você pode encontrar carboidratos amigáveis ​​em vegetais, feijões, grãos integrais e frutas.

Gordura: A refeição ou lanche deve incluir algumas gorduras boas, como a gordura encontrada em Abacates, nozes e azeite. Somente uma pequena quantidade de gordura é permitida nesta dieta.

O que não Comer: Nenhum alimento é completamente banido na Dieta da Zona, mas devem ser evitadas frutas com alto teor de açúcar e carboidratos como Banana, milho, Cenoura e passas. Esses alimentos estão na “lista desfavorável” no plano de Dieta da Zona.

Carne vermelha gorda e gema de ovo caem na lista de “gorduras ruins”. Os produtos de grãos refinados como macarrão, pão, tortilha e amidos devem ser utilizados como condimentos em vez de pratos principais ou laterais. Regras que devem ser seguidas:

  • Permanecer na Dieta da Zona exige que respeite algumas regras. As regras incluem:
  • Você deve tomar o café da manhã dentro de uma hora após acordar.
  • Não dê um intervalo de mais de 5 horas entre as refeições.
  • Você precisa fazer um lanche antes da hora de dormir.
  • Faça uma refeição entre 2 a 2:30 horas, independentemente de quão faminto esteja.
  • Tente avaliar seu nível de fome antes de cada refeição ou lanche.
  • Beba, no mínimo, 236 ml de água diariamente.
  • Comece sua refeição com um alimento com baixo teor de gordura e proteína. Opte também por alimentos com baixo índice glicêmico, como frutas e gorduras boas.

Para os Vegetarianos: Vegetarianos e veganos podem facilmente seguir a Dieta da Zona sem qualquer desconforto. Os dois terços da placa exigem que você preencha com frutas e vegetais, tornando-o adequado para os vegetarianos. Tofu, lentilhas e paneer são excelentes substitutos da carne. Você também pode ser sem glúten nesta dieta, pois desencoraja comer produtos de cevada, trigo e centeio.

Benefícios da Dieta da Zona

Bloqueio de Zona: O número de blocos de alimentos de zona que você deve consumir a cada dia é calculado de acordo com o peso, a cintura, a circunferência do quadril e a altura do dietético. Você pode misturar e combinar os blocos de acordo com suas necessidades.

  • Uma refeição de 1 bloco oferece uma escolha da lista de proteínas, uma da lista de carboidratos e outra da lista de gordura.
  • Uma refeição de 2 blocos consiste em duas opções de cada lista.
  • Uma refeição de 3 blocos consiste em três opções de cada lista.

Criar refeições e lanches que tenham o número correto de blocos de alimentos pode ser bastante assustador. Você definitivamente precisará de um livro da Dieta da Zona para juntar essas refeições.

De acordo com o livro de Dieta da Zona, cada bloco contém uma quantidade padronizada de proteína, gordura e carboidratos. Uma série de blocos também são alocados para cada refeição e lanche. O livro da zona também lista algumas receitas saudáveis.

Há pelo menos uma dúzia de livros de receitas da zona para você se referir. Você encontrará várias receitas gratuitas juntamente com a lista de compras e dicas para jantar fora. Caso ainda ache difícil, então, você pode comprar refeições pré-embaladas e refeições com dieta na internet.

Prós da Dieta da Zona: A Dieta da Zona tem menos restrições dietéticas em comparação com outra dieta com baixo teor de carboidratos. É recomendável consumir mais frutas e vegetais. A dieta recomenda desistir de alimentos processados, como batatas fritas, bolos, chocolate e biscoitos. Comer ácidos graxos monoinsaturados também é saudável para o coração.

Contraindicações da Dieta da Zona: As principais contraindicações da Dieta da Zona incluem:

  • A Dieta da Zona é muito complicada e demorada para segui-la adequadamente.
  • Você precisará investir no livro de Dieta da Zona e um conjunto de balanças e colheres de medição. Você transformará a hora das refeições em tarefas domésticas.
  • A Dieta da Zona recomenda a eliminação de alimentos nutritivos como cereais integrais e queijos. Esses alimentos são embalados com fibra, vitaminas e outros nutrientes essenciais.
  • Os alimentos da Dieta da Zona pré-embalados são muito caros.

Perder peso certamente nunca foi uma caminhada fácil, mas também não é difícil. Tudo o que você precisa é determinação e seguir o ditado “onde há vontade, há uma maneira”. Então, as pessoas devem escolher sua dieta com inteligência e começar.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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