Início » Dicas de Saúde » Como a Couve Ajuda a Tratar as Doenças do Coração

Como a Couve Ajuda a Tratar as Doenças do Coração

Como a Couve Ajuda a Tratar as Doenças do Coração de forma saudável e completamente natural. Além disso, a Couve possui ativos que combatem o mau colesterol e hipertensão arterial.

Como a Couve Ajuda a Tratar as Doenças do Coração
Como a Couve Ajuda a Tratar as Doenças do Coração

A função do coração é bombear o sangue e transportar os nutrientes e oxigênio para outros tecidos e órgãos do corpo. Para garantir que ele funcionará corretamente durante muito tempo, é fundamental cuidar dele. Alimentação balanceada, sempre aliada a exercícios, é o principal fator para conservá-lo. Um aumento na ingestão de alimentos ricos em Potássio, juntamente com a diminuição na ingestão de sódio [sal] é uma mudança dietética com alto impacto na redução do risco de doenças cardiovasculares. Então, confira Como a Couve Ajuda a Tratar as Doenças do Coração:

Nutrientes que Protegem Coração: As fibras, presentes em alta quantidade na Couve, além de ajudar no bom funcionamento do trânsito intestinal, podem atuar na prevenção de problemas cardiovasculares. Elas colaboram para o controle do colesterol: enquanto transitam no intestino, absorvem parte da gordura ingerida durante as refeições, impedindo-as de chegar até o sangue.

Se aliadas a ingestão de PotássioVitamina C e Vitamina B6, melhor ainda! E a Couve é rica em todas as substâncias. O Potássio tem função vasodilatadora, que relaxa os vasos sanguíneos, diminuindo a força necessária para bombear o sangue.

A necessidade diária de Potássio é muito alta [cerca de 4.700mg], então é importante consumir Couve com frequência, e também outros alimentos ricos em Potássio, como Feijão, Abacate, Banana, batata, Damasco, Abóbora e salmão.

Colesterol, Não: Um dos principais problemas cardíacos é o colesterol – acúmulo de gordura nas paredes dos vasos (entenda no quadro ao lado). Atualmente, cerca de 40% dos brasileiros têm colesterol alto. As taxas de LDL (colesterol ruim) e HDL (colesterol bom) podem ser medidas através de um exame de sangue.

Quando o LDL está alto, a circulação sanguínea fica prejudicada, o que pode causar doenças cardiovasculares, como pressão alta e outras, como o diabetes. Quando uma artéria responsável por transportar o sangue entope, a pessoa pode sofrer infarto.

Se for uma artéria que irriga sangue para o cérebro e o sangue não tiver espaço o suficiente para circular, há riscos de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A Couve atua contra o colesterol ruim, uma vez que ela funciona como um antioxidante, diminuindo a ação dos radicais livres, que são nocivos para os vasos e as artérias.

De Olho na Alimentação: A Couve é excelente para proteger o coração, mas só aumentar o seu consumo não adianta! Para ficar livre de problemas cardiovasculares, é importante cuidar da alimentação como um todo. Confira as dicas para tornar as refeições mais saudáveis e diminuir os riscos ligados ao coração:

  • Faça refeições leves e de 3 em 3 horas, e beba no mínimo, 2 litros de água diariamente;
  • Evite frituras: prefira grelhados e assados, que têm menos gordura;
  • Leia os rótulos e tente compreendê-lo, para saber quais nutrientes você vai levar ao prato;
  • Invista em frutas, legumes e verduras;
  • Diminua a quantidade de sal e invista em temperos naturais, como ervas. Tirar o saleiro da mesa enquanto come também ajuda a diminuir o consumo de Sódio.

Diminua as Taxas: Quando o colesterol já está elevado, alguns cuidados devem ser tomados a fim de diminuir as altas taxas:

  • O excesso de peso pode colaborar para o surgimento ou complicações do colesterol alto, por isso, mantenha-se no peso ideal e pratique exercícios para reduzir a gordura localizada –principalmente a abdominal, que pode alterar e até prejudicar o metabolismo do HDL;
  • O cigarro deve ser evitado por qualquer indivíduo, mas, principalmente por quem sofre de colesterol alto, pois ele aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, como pressão alta e pode causar infartos.
  • Pratique atividades físicas regularmente. Elas podem aumentarem até 15% os níveis de HDL;
  • Prefira alimentos naturais: verduras, frutas, legumes e grãos integrais. A ingestão de álcool e gorduras trans aumenta o colesterol.
Couve Para Tratar as Doenças do Coração
Couve Para Tratar as Doenças do Coração

Quando o colesterol está normalizado, ele não impede a circulação sanguínea. O sangue fica obstruído quando as placas de gordura se acumulam na parede dos vasos.

Gordura Trans: Entenda porque é importante reduzir o consumo da substância. Elevar os níveis de triglicerídeos e de colesterol ruim (LDL) no sangue são dois dos malefícios proporcionados pela gordura trans. Ela está presente em alguns tipos de margarina, pipocas de micro-ondas, sorvetes e outros tipos de alimentos congelados e industrializados.

Evite: Diminuir a quantidade do consumo de gorduras trans é importante para manter a saúde em dia. Isto porque além de desequilibrar os níveis de colesterol e triglicerídeos, a substância se acumula, principalmente na região abdominal. A circunferência abdominal expressa a probabilidade de risco de problemas cardíacos, aterosclerose e outras complicações.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.