Início » Doenças » Colite Ulcerativa – Causas, Sintomas e Tratamento

Colite Ulcerativa – Causas, Sintomas e Tratamento

Colite Ulcerativa – Causas, Sintomas e Tratamento o tratamento visa aliviar os sintomas rapidamente. Alem disso, a Colite Ulcerativa (RCU) é uma forma de doença inflamatória intestinal (DII) crônica não contagiosa, em que há inflamação e ulcerações no intestino grosso (cólon) e no reto em sua camada mais superficial, a mucosa. Esse processo provoca sintomas como diarreia, hemorragia, cólicas e febre.

Colite Ulcerativa - Causas, Sintomas e TratamentoAo contrário da doença de Crohn, a retocolite ulcerativa normalmente não afeta a espessura completa da parede intestinal e quase nunca afeta o intestino delgado. A doença costuma acometer o reto e o sigmoide (fim do intestino grosso), podendo estender-se de forma parcial ou total pelo restante intestino grosso. A Colite Ulcerativa normalmente surge entre os 15 e os 30 anos. Uma minoria dos afetados sofre o seu primeiro ataque entre os 50 e os 70 anos.

Classificada de acordo com a extensão do intestino afetado, a reto Colite Ulcerativa pode estar limitada ao reto (proctite ulcerativa) ou pode afetar partes adicionais do cólon, geralmente com sintomas acentuados. As pessoas que desenvolvem retocolite ulcerativa em idade mais jovem são mais propensas a ter sintomas graves. A doença também pode ser classificada de acordo com a intensidade que acomete os segmentos, podendo ser leve, moderada ou grave. Então, confira agora Colite Ulcerativa – Causas, Sintomas e Tratamento.

Causa Colite Ulcerativa: A Colite Ulcerativa é pensada para ser uma condição auto-imune. Isso significa que o sistema imunológico a defesa do corpo contra a infecção vai mal e ataca o tecido saudável. A teoria mais popular é que o sistema imunológico cometeu erros de bactérias inofensivas dentro do cólon por uma ameaça e ataca os tecidos do cólon, fazendo com que ele se inflame. Exatamente o que faz com que o sistema imunológico se comporta dessa maneira não é claro. A maioria dos especialistas pensa que é uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Leia mais sobre as causas da colite ulcerativa.

Sintomas de uma Explosão: Algumas pessoas podem ir por semanas ou meses com sintomas muito leves, ou nenhum (conhecido como remissão), seguido de períodos em que os sintomas são particularmente problemáticos (conhecidos como surtos ou recidivas). Durante uma explosão, algumas pessoas com Colite Ulcerativa também experimentam sintomas em outros lugares do corpo. Por exemplo, algumas pessoas desenvolvem:

  • Articulações dolorosas e inchadas ( artrite )
  • Úlceras na boca
  • Áreas de pele dolorida, vermelha e inchada
  • Olhos irritados e vermelhos

Sintomas Adicionais Podem Incluir:

  • falta de ar
  • Um batimento cardíaco rápido ou irregular
  • Uma temperatura elevada (febre)
  • Sangue em suas fezes tornando-se mais óbvio

Na maioria das pessoas, nenhum gatilho específico para as erupções é identificado, embora uma infecção intestinal possa ocasionalmente ser a causa. O estresse também é considerado um fator potencial.

Como Tratada a Colite Ulcerativa: O tratamento para a Colite Ulcerativa visa aliviar os sintomas durante uma explosão e evitar que os sintomas retornem (conhecido como manutenção da remissão). Na maioria das pessoas, isso é alcançado tomando medicamentos como.

  • Aminossalicilatos (ASA)
  • Corticosteroides
  • Imunossupressores

As protuberâncias leves a moderadas geralmente podem ser tratadas em casa. No entanto, crises mais graves precisam ser tratadas no hospital para reduzir o risco de complicações graves a Colite Ulcerativa pode apresenta, como o cólon tornando-se esticado e aumentado ou desenvolvendo grandes úlceras. Ambos podem aumentar o risco de desenvolver um buraco no intestino.

Se os medicamentos não são eficazes no controle de seus sintomas, ou sua qualidade de vida é significativamente afetada por sua condição, a cirurgia para remover seu Colite Ulcerativa pode ser uma opção. Durante a cirurgia, seu intestino delgado será desviado de uma abertura no seu abdômen (conhecido como ileostomia ), ou usado para criar uma bolsa interna conectada ao seu ânus (conhecido como bolsa ileo-anal).

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.