Dicas de Saúde Dieta e Nutrição

Cenoura – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais!

Cenoura – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dicas de Saúde

Mulher Emagrece 22,7kg e conta sua história no Bem Estar... Mulher Emagrece 22,7kg e conta sua história no Bem Estar...
Cenoura – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais!
4.8 (95.95%) 262 votos

Cenoura: Benefícios, Usos e Efeitos colaterais. Além disso, a cenoura é uma raiz muito importante na alimentação. As cenouras são um super alimento. Nela, você encontra uma série de vitaminas e nutrientes essenciais para o organismo, riquíssima em betacaroteno, deixa pele linda, além de trazer muitos outros benefícios. A cenoura é muito consumida no mundo todo por sua diversidade no preparo, pode ser consumida crua, cozida, em sopas e bolos.

CenouraAs cenouras são cheias de benefícios para a saúde.  Aqui estão algumas das principais razões para comer as cenouras com mais freqüência:

  • Melhora a Visão;
  • Ajuda na Prevenção do Câncer;
  • Retarda o Envelhecimento;
  • Possibilita um Bom Bronzeamento;
  • Bom para Coração;
  • Melhora a Digestão;
  • Tonifica os Cabelos;
  • Fortalece o Sistema Imunológico;
  • Melhora a Saúde Bucal;

As Cenouras são grandes fontes de fibra dietética, antioxidantes, minerais. O betacaroteno é responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal, é uma pro-vitamina A(substância que dá origem à vitamina A dentro de um organismo vivo). Ele ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão. Também ajuda a manter o bom estado da pele e das mucosas. É um antioxidante lipossolúvel que neutraliza os radicais livres, combinando-se diretamente com eles, o que aumenta a eficácia do sistema imunitário.

cenoura é considerada um alimento altamente nutritivo por conter excelentes quantidades de vitamina A, C, K, minerais como o potássio, fibras dietéticas e é um alimento de baixa caloria (100g oferecem cerca de 50 kcal).  Confira as Informações Nutricionais da Cenoura: 

Informação nutricional:

  • Cenoura crua ralada – 100g;
  • Valor energético 20 kcal 1 %;
  • Carboidrato 3,4 g 1,13 %;
  • Proteína 1,9 g 2,53 %;
  • Gorduras totais 0,4 g 0,73 %;
  • Gorduras saturadas 3,6 g 14,4 %;
  • Gorduras trans 2 mg 0,08 %;
  • Sódio 39 mg 1.95 %;
  • Vitamina A 30.940 UI;
  • Cálcio 30 mg 3 %;
  • Ferro 0,6 mg 3.3 %

Então, confira os Benefícios da Cenoura Para Saúde:

Benefício da Cenoura Para Melhorar a Visão: A cenoura protege contra a degeneração ocular e contra catarata, problema muito comum nos mais velhos, comer cenouras reduz em 40% esse risco. Além disso, previne várias outras doenças oculares e melhora a visão noturna.

Benefício da Cenoura Para Prevenir do Câncer: A cenoura contém falcarinol e falcarindiol que é um pesticida natural produzido pela cenoura que protege as raízes de doenças fúngicas, sua função no organismo é reduzir o risco do câncer do pulmão, da mama e do cólon.

Benefício da Cenoura Para Retardar o Envelhecimento: Por conter muito betacaroteno a cenoura age contra danos celulares, ajudando a retardar o envelhecimento das células. Age também contra os raios ultravioletas, retarda o envelhecimento, previne a acne, ajuda a pele seca e melhora a aparência da pele deixando-a macia e sedosa.

Cenoura Possibilita um Bronzeado Saudável à Pele: Um dos Benefícios da cenoura é que ele é um excelente aliado para quem deseja ficar com a cor do verão sem danificar a pele, tomar um copo de suco todos os dias durante um mês antes do verão vai ajudar a pegar aquela cor e ainda conservar o bronzeado por mais tempo, mas não se esqueça do protetor solar ele é essencial para ajudar com os benefícios que a cenoura traz.

Cenoura Benefícios

Benefício da Cenoura para a Saúde do Coração: A cenoura contêm betacaroteno, alfa-caroteno e luteína. Comer pequenas porções de cenouras por dia ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, além de reduzir os níveis de colesterol do organismo.

Benefício da Cenoura Para Melhorar a Digestão: Por conter grande quantidade de fibras , mantém o sistema digestivo funcionando em perfeita ordem, as cenouras ajudam a limpar o cólon e acelerar o movimento dos resíduos, provocam a sensação de saciedade fazendo com que você acabe comendo menos portanto é uma excelente aliada na dieta. Também reduz a gordura no fígado e na bílis.

Benefício da Cenoura Para Tonificar os Cabelos: Sua grande quantidade de vitamina A e carotenoides torna os cabelos mais fortes, hidratados e brilhantes, além de ingerir a cenoura, você pode aplicar o óleo ou máscara de cenoura diretamente nos cabelos para fortalece-los, esses óleos são facilmente encontrados em lojas de cosméticos.

Cenoura Fortalece o Sistema Imunológico: Além da vitamina A, a cenoura possui muitos sais minerais, como o Iodo por exemplo, ele estimula a tireoide, uma glândula importantíssima para o nosso organismo pois a cenoura é responsável pelos processos de crescimento, nutrição, estimula o cérebro e equilibra o funcionamento de outras glândulas, por isso é tão importante incluir esse alimento no cardápio das crianças.

Benefício da Cenoura Para Prevenir Acidente Vascular Cerebral: Comer uma cenoura por dia reduz em até 68% o risco de um avc, os efeitos da cenoura para o cérebro são muito benéficos, quem tem níveis mais elevados de betacaroteno no organismo, têm a melhor taxa de sobrevivência em caso de um derrame.

Benefício da Cenoura Para Melhorar a Saúde Bucal: Ao ingerir a cenoura crua, ela remove e raspa a placa bacteriana e retira os alimentos e partículas dos dentes, estimula as gengivas e aumenta a saliva que por ser alcalina, equilibra as bactérias da boca, os minerais presentes nas cenouras evitam danos aos dentes, a ingestão regular torna boca, dentes e gengivas saudáveis.

Uso da Cenoura: As cenouras são utilizadas em diversos tipos de pratos. Podem ser consumidas em saladas, tanto crua como cozida. Como ingrediente, seu uso pode ser feito em bolos e tortas com cobertura de chocolate para sobremesas. Suflês, sopas, cremes também podem ser preparados como essa raiz. No dia-a-dia, é uma ótima adição para acompanhar pratos com carnes, harmonizando bem com essas fontes de proteína, e os deixando menos gordurosos. A cenoura é muito recomendada para quem busca manter uma dieta saudável e de poucas calorias, já que a cada 100 gramas, são ingeridos 40 kcal.

A cenoura é um vegetal que pode ser consumido em forma de suco, saladas e em diversas receitas. Podemos comer cenouras cruas, em vinagrete ou picles ou mesmo cozidas e temperadas com um fio de azeite cru, para obter seus vários efeitos benéficos para a saúde.

Efeitos Colaterais da Cenoura: A cenoura é uma excelente vegetal e definitivamente é uma parte de sua dieta regular, mas quando comido em excesso, as Cenouras podem causar alguns efeitos colaterais. Alguns estudos comprovam que as Cenouras não são seguros para crianças pequenas. É por isso que é importante alimentar bebês jovens apenas com pequenas porções de cenoura. porque pode haver algum Efeitos Colaterais da Cenoura no bebe.

As cenouras também pode levar a reações alérgicas, existem alguns indivíduos que são hipersensíveis à cenoura. Alguns Efeitos Colaterais da Cenoura são comuns entre essas pessoas são erupções cutâneas, diarreia, reações anafiláticas, urticária e inchaço. Essas alergias são causadas devido ao alógeno presente no pólen da cenoura. Alógenos presentes na cenoura são semelhantes aos contidas no morango, batata, nozes e mostarda. Os indivíduos, que são alérgicas a esses produtos hortícolas, também deve ser cauteloso no consumo da cenoura.

0/5 (0 Reviews)
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.