Dicas de Saúde

Cenoura – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais!

Cenoura: Benefícios, Usos e Efeitos colaterais. Além disso, a cenoura é uma raiz muito importante na alimentação. As cenouras são um super alimento. Nela, você encontra uma série de vitaminas e nutrientes essenciais para o organismo, riquíssima em betacaroteno, deixa pele linda, além de trazer muitos outros benefícios. A cenoura é muito consumida no mundo todo por sua diversidade no preparo, pode ser consumida crua, cozida, em sopas e bolos.

As cenouras são cheias de benefícios para a saúde.  Aqui estão algumas das principais razões para comer as cenouras com mais freqüência:

  • Melhora a Visão;
  • Ajuda na Prevenção do Câncer;
  • Retarda o Envelhecimento;
  • Possibilita um Bom Bronzeamento;
  • Bom para Coração;
  • Melhora a Digestão;
  • Tonifica os Cabelos;
  • Fortalece o Sistema Imunológico;
  • Melhora a Saúde Bucal;

As Cenouras são grandes fontes de fibra dietética, antioxidantes, minerais. O betacaroteno é responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal, é uma pro-vitamina A(substância que dá origem à vitamina A dentro de um organismo vivo). Ele ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão. Também ajuda a manter o bom estado da pele e das mucosas. É um antioxidante lipossolúvel que neutraliza os radicais livres, combinando-se diretamente com eles, o que aumenta a eficácia do sistema imunitário.

cenoura é considerada um alimento altamente nutritivo por conter excelentes quantidades de vitamina A, C, K, minerais como o potássio, fibras dietéticas e é um alimento de baixa caloria (100g oferecem cerca de 50 kcal).  Confira as Informações Nutricionais da Cenoura: 

Informação nutricional:

  • Cenoura crua ralada – 100g;
  • Valor energético 20 kcal 1 %;
  • Carboidrato 3,4 g 1,13 %;
  • Proteína 1,9 g 2,53 %;
  • Gorduras totais 0,4 g 0,73 %;
  • Gorduras saturadas 3,6 g 14,4 %;
  • Gorduras trans 2 mg 0,08 %;
  • Sódio 39 mg 1.95 %;
  • Vitamina A 30.940 UI;
  • Cálcio 30 mg 3 %;
  • Ferro 0,6 mg 3.3 %

Então, confira os Benefícios da Cenoura Para Saúde:

Benefício da Cenoura Para Melhorar a Visão: A cenoura protege contra a degeneração ocular e contra catarata, problema muito comum nos mais velhos, comer cenouras reduz em 40% esse risco. Além disso, previne várias outras doenças oculares e melhora a visão noturna.

Benefício da Cenoura Para Prevenir do Câncer: A cenoura contém falcarinol e falcarindiol que é um pesticida natural produzido pela cenoura que protege as raízes de doenças fúngicas, sua função no organismo é reduzir o risco do câncer do pulmão, da mama e do cólon.

Benefício da Cenoura Para Retardar o Envelhecimento: Por conter muito betacaroteno a cenoura age contra danos celulares, ajudando a retardar o envelhecimento das células. Age também contra os raios ultravioletas, retarda o envelhecimento, previne a acne, ajuda a pele seca e melhora a aparência da pele deixando-a macia e sedosa.

Cenoura Possibilita um Bronzeado Saudável à Pele: Um dos Benefícios da cenoura é que ele é um excelente aliado para quem deseja ficar com a cor do verão sem danificar a pele, tomar um copo de suco todos os dias durante um mês antes do verão vai ajudar a pegar aquela cor e ainda conservar o bronzeado por mais tempo, mas não se esqueça do protetor solar ele é essencial para ajudar com os benefícios que a cenoura traz.

Benefício da Cenoura para a Saúde do Coração: A cenoura contêm betacaroteno, alfa-caroteno e luteína. Comer pequenas porções de cenouras por dia ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, além de reduzir os níveis de colesterol do organismo.

Benefício da Cenoura Para Melhorar a Digestão: Por conter grande quantidade de fibras , mantém o sistema digestivo funcionando em perfeita ordem, as cenouras ajudam a limpar o cólon e acelerar o movimento dos resíduos, provocam a sensação de saciedade fazendo com que você acabe comendo menos portanto é uma excelente aliada na dieta. Também reduz a gordura no fígado e na bílis.

Benefício da Cenoura Para Tonificar os Cabelos: Sua grande quantidade de vitamina A e carotenoides torna os cabelos mais fortes, hidratados e brilhantes, além de ingerir a cenoura, você pode aplicar o óleo ou máscara de cenoura diretamente nos cabelos para fortalece-los, esses óleos são facilmente encontrados em lojas de cosméticos.

Cenoura Fortalece o Sistema Imunológico: Além da vitamina A, a cenoura possui muitos sais minerais, como o Iodo por exemplo, ele estimula a tireoide, uma glândula importantíssima para o nosso organismo pois a cenoura é responsável pelos processos de crescimento, nutrição, estimula o cérebro e equilibra o funcionamento de outras glândulas, por isso é tão importante incluir esse alimento no cardápio das crianças.

Benefício da Cenoura Para Prevenir Acidente Vascular Cerebral: Comer uma cenoura por dia reduz em até 68% o risco de um avc, os efeitos da cenoura para o cérebro são muito benéficos, quem tem níveis mais elevados de betacaroteno no organismo, têm a melhor taxa de sobrevivência em caso de um derrame.

Benefício da Cenoura Para Melhorar a Saúde Bucal: Ao ingerir a cenoura crua, ela remove e raspa a placa bacteriana e retira os alimentos e partículas dos dentes, estimula as gengivas e aumenta a saliva que por ser alcalina, equilibra as bactérias da boca, os minerais presentes nas cenouras evitam danos aos dentes, a ingestão regular torna boca, dentes e gengivas saudáveis.

Uso da Cenoura: As cenouras são utilizadas em diversos tipos de pratos. Podem ser consumidas em saladas, tanto crua como cozida. Como ingrediente, seu uso pode ser feito em bolos e tortas com cobertura de chocolate para sobremesas. Suflês, sopas, cremes também podem ser preparados como essa raiz. No dia-a-dia, é uma ótima adição para acompanhar pratos com carnes, harmonizando bem com essas fontes de proteína, e os deixando menos gordurosos. A cenoura é muito recomendada para quem busca manter uma dieta saudável e de poucas calorias, já que a cada 100 gramas, são ingeridos 40 kcal.

https://youtu.be/AbmnsseSIz4

A cenoura é um vegetal que pode ser consumido em forma de suco, saladas e em diversas receitas. Podemos comer cenouras cruas, em vinagrete ou picles ou mesmo cozidas e temperadas com um fio de azeite cru, para obter seus vários efeitos benéficos para a saúde.

Efeitos Colaterais da Cenoura: A cenoura é uma excelente vegetal e definitivamente é uma parte de sua dieta regular, mas quando comido em excesso, as Cenouras podem causar alguns efeitos colaterais. Alguns estudos comprovam que as Cenouras não são seguros para crianças pequenas. É por isso que é importante alimentar bebês jovens apenas com pequenas porções de cenoura. porque pode haver algum Efeitos Colaterais da Cenoura no bebe.

As cenouras também pode levar a reações alérgicas, existem alguns indivíduos que são hipersensíveis à cenoura. Alguns Efeitos Colaterais da Cenoura são comuns entre essas pessoas são erupções cutâneas, diarreia, reações anafiláticas, urticária e inchaço. Essas alergias são causadas devido ao alógeno presente no pólen da cenoura. Alógenos presentes na cenoura são semelhantes aos contidas no morango, batata, nozes e mostarda. Os indivíduos, que são alérgicas a esses produtos hortícolas, também deve ser cauteloso no consumo da cenoura.

Graduada em jornalismo com especialização em Marketing social na UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, escreve artigos com conteúdos sobre beleza, saúde e bem estar com noções de SEO e tem a dinâmica e versatilidade na elaboração de artigos.

1 comentário

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